A maquiagem faz parte do dia a dia de muitas mulheres e age diretamente na autoestima. Para criá-la são utilizados diversos produtos, sendo que as bases estão entre os mais comuns. Porém, quais são as melhores bases atualmente?
Por ser um mercado em ampla expansão, frequentemente ocorre o lançamento de novas makes. Isso não é diferente quando se fala de base, que existe em versões líquidas, em pó, matte, com acabamento natural e muito mais.
Sendo assim, se você está procurando por uma dessas para comprar e não sabe qual adquirir, veio ao lugar certo! Nesse artigo trouxemos uma seleção com as melhores bases de acordo com o nosso time de especialistas em maquiagem. Então, continue lendo para saber mais!
Melhores Bases de 2024
- Base Líquida SuperStay Active Wear – Maybelline NY
- Base Líquida Bt Skin – Bruna Tavares
- Base Líquida Dermablend – Vichy
- Base Líquida Cover Up – Mari Maria
- Base Líquida Mate Boca Rosa – Payot
- Base e Corretivo Velvet Skin – Mari Maria
- Base Líquida Niina Secrets Hidra Glow – Eudora
- Base Líquida Matte Alta Cobertura – Tracta
A base faz parte de uma das primeiras etapas da maquiagem e serve como passo inicial para que a pele receba os demais cosméticos, como corretivo, pó e blush.
Ela tem como finalidade principal uniformizar o tom do rosto e consegue corrigir imperfeições, camuflar manchas e facilitar a aplicação e absorção dos outros produtos.
Contudo, a performance desse item varia muito de pele para pele. Logo, existem bases que são mais indicadas para peles oleosas, outras são ideais para as secas e assim por diante.
Além disso, fatores como durabilidade, acabamento e facilidade de aplicação também mudam muito de base para base. Por isso, não é fácil de escolher uma dessas. No entanto, para te ajudar nossos experts testaram inúmeras opções e reuniram aqui as melhores.
Review das Melhores Bases de 2024
No quesito variedade de bases o mercado nacional e internacional não deixa a desejar. Inclusive, nos últimos anos a indústria cosmética investiu bastante no desenvolvimento desses cosméticos e conta com uma infinidade de alternativas.
Devido a isso, existem produtos caros, baratos, com diferentes acabamentos, em inúmeras tonalidades e muito mais. O problema é que saber quais realmente são bons não é fácil.
Porém, após diversos testes realizados pelos especialistas do Melhor do Lar, abaixo você confere quais são as melhores bases de 2024.
Base Líquida SuperStay Active Wear – Maybelline NY
A Maybelline é uma referência mundial em maquiagens e essa base da marca se destaca por garantir até 30 horas de durabilidade na pele.
Para isso ela forma um filme resistente e flexível sobre o rosto, que não se altera mesmo após longos períodos de uso, e é resistente a água e suor e, de acordo com a fabricante, possui uma cobertura alta.
O produto conta com um acabamento natural e efeito matte, é recomendado para todos os tipos de pele e está disponível em 16 tons.
Entretanto, na prática a cobertura dessa opção não é realmente alta e está mais para de leve a média, visto que não cobre totalmente as imperfeições sem construir camadas. Isso pode ser considerado um ponto negativo para algumas pessoas que buscam por uma uniformização mais intensa.
A Maybelline tinha em sua linha de bases a SuperStay 24h, que também prometia uma elevada duração. Essa ainda é encontrada para comprar, mas foi descontinuada pela marca e trocada pela SuperStay 30h.
- Longa duração
- Resistente a água e suor
- Acabamento natural
- Disponível em 16 tons
- Efeito matte
- Com apenas uma camada apresenta cobertura de leve a média e não alta
Base Líquida Bt Skin – Bruna Tavares
Não tem como falar de maquiagem nacional sem citar Bruna Tavares, que se tornou uma referência nessa área. Com isso, essa base da marca se destaca por sua textura ultra fluída e alta pigmentação.
Ela é fácil de aplicar, consegue uniformizar o tom da pele e corrigir imperfeições, criando um efeito natural, e conta com acabamento aveludado e cobertura de leve a média.
O produto é criado com diversos ativos, como vitamina E, que previne a formação de radicais livres, e Syn Coll, que é um bioativo antienvelhecimento que estimula a produção natural do colágeno.
Nele há ainda ácido hialurônico, que mantém a hidratação e o equilíbrio hídrico, e encontra-se um ativo que protege a pele contra a luz visível emitida pelas telas.
A desvantagem é que a maquiagem transfere após a aplicação e sua fixação é mediana.
Nesse mesmo estilo existe a base Daily Tint Cream, da linha Niina Secrets para Eudora. As duas são bastante fluídas e prometem um acabamento natural. Porém, a Daily Tint Cream é mais matte e sequinha do que a BT Skin.
- Textura fluída e fácil de aplicar
- Cobertura leve a média
- Efeito natural
- Fórmula com ativos que cuidam da pele
- Protege contra a luz visível das telas
- Após aplicada transfere um pouco
- Fixação média
Base Líquida Dermablend – Vichy
A base Vichy Dermablend é produzida com uma alta concentração de pigmentos, sendo capaz de promover uma elevada cobertura, que camufla imperfeições e uniformiza o tom da pele.
Ela promete uma durabilidade de até 16 horas, conta com uma textura fluída, que não cria o efeito máscara, e é muito confortável de usar.
Essa opção oferece um acabamento natural, é indicada para todos os tipos de pele, não tem parabenos ou conservantes e não bloqueia os poros.
O ponto negativo é que o produto custa mais caro. Inclusive, é possível compará-lo com a base Maybelline SuperStay Active Wear, que citamos acima. Ambos prometem uma longa duração, mas a base da Maybelline tem uma cobertura mais leve e não corrige tão bem as imperfeições.
- Alta cobertura
- Durabilidade de 16 horas
- Fácil de aplicar
- Acabamento natural
- Não comedogênica
- Valor elevado
Base Líquida Cover Up – Mari Maria
A base líquida Cover Up passou por uma reformulação recentemente e agora vem em uma embalagem com dosador, que possui 5 gramas a mais de conteúdo, apresentando um ótimo custo benefício.
Ela tem uma cobertura de média a alta, toque aveludado e é muito fácil de aplicar, visto que desliza de maneira uniforme e consegue minimizar as imperfeições e os poros de forma natural e sem acumular.
Essa opção é bastante resistente, conta com uma fórmula leve e respirável, que não pesa ou fica desconfortável durante a utilização, e está disponível em diversos tons.
Entretanto, esse é um cosmético que transfere no calor, principalmente em peles mais oleosas, e tem durabilidade mediana.
A própria Mari Maria possui uma outra base em sua linha chamada de Velvet Skin, que iremos detalhar a seguir. A principal diferença entre as duas está na cobertura, que na Velvet Skin é mais elevada, e no seu preço, que é maior.
- Embalagem com maior quantidade e dosador
- Cobertura média a alta
- Desliza uniformemente pela pele
- Fórmula respirável
- Não acumula nas linhas finas e poros
- Transfere durante o uso
- Durabilidade mediana em peles mais oleosas
Base Líquida Mate Boca Rosa – Payot
Se você gosta de uma base de alta cobertura no estilo “reboco”, sem dúvidas essa é ideal. Oferecendo uma elevada pigmentação, o produto consegue corrigir de forma muito eficiente as imperfeições e possui acabamento matte.
Ele é resistente a água e suor, desliza facilmente, dura por horas e não deixa a pele ressecada ou craquelada.
Sua embalagem foi alterada recentemente e agora está mais minimalista e essa opção é hipoalergênica e dermatologicamente testada.
Todavia, é importante ressaltar que para peles secas essa maquiagem não é a mais indicada e acaba evidenciando pontos de baixa hidratação. Além disso, está disponível em apenas 9 tons.
Com relação a cobertura, pode-se dizer que essa base é uma concorrente da Velvet Skin da Mari Maria. A Veltet Skin custa um pouco mais caro, mas conta com um total de 12 tons.
- Alta cobertura
- Efeito matte muito sequinho
- Durabilidade elevada
- Fácil de aplicar
- Hipoalergênica e dermatologicamente testada
- Não é a mais indicada para peles secas
- Apenas 9 tons disponíveis
Base e Corretivo Velvet Skin – Mari Maria
Essa base já foi citada anteriormente e agora é o momento de falar de todos os seus detalhes. Com isso, o produto apresenta duas funções, podendo ser usado como base e corretivo graças a sua alta cobertura, e é hipoalergênico e dermatologicamente testado.
Ele conta com um toque aveludado, tem uma fórmula leve e respirável e consegue uniformizar a aparência da pele e corrigir imperfeições.
Essa opção permite construir camadas conforme a necessidade, possui acabamento matte, cria um efeito de foco suave e luminoso e está disponível em 12 cores.
Como ponto negativo pode-se dizer que a base marca e acumula um pouco nas linhas de expressão, especialmente em peles secas, e sua embalagem não é das mais práticas.
- Função 2 em 1
- Alta cobertura
- Permite criar camadas
- Fórmula leve e respirável
- Acabamento matte
- Marca e acumula nas linhas de expressão
- Embalagem que não é muito prática
Base Líquida Niina Secrets Hidra Glow – Eudora
Produzida com diversos ativos, a base Niina Secrets Hidra Glow é indicada para quem gosta de maquiagens com acabamento natural, viçoso e sem o aspecto de oleosidade.
Ela possui cobertura média, permite construir camadas, não acumula nas linhas finas ou craquela, tem FPS16/UVA+++ e está disponível em 17 tons.
O cosmético é criado com uma fórmula composta por ácido hialurônico e óleo de rosas, que hidratam e nutrem a pele, apresenta vitaminas, que auxiliam na formação de colágeno, e oferece proteção contra luz azul.
Entretanto, a fragrância dessa opção incomoda alguns usuários e sua durabilidade é mediana.
Outra alternativa de base com efeito mais viçoso é a Natural Glow da Quem Disse Berenice. Porém, a da QDB possui cobertura leve e não oferece proteção solar.
- Acabamento natural e viçoso
- Cobertura média
- FPS 16/UVA+++
- Disponível em 17 tons
- Fórmula com vitaminas, ácido hialurônico e óleo de rosas
- Fragrância mais forte que pode incomodar
- Durabilidade mediana
Base Líquida Matte Alta Cobertura – Tracta
Como o próprio nome diz, essa base da Tracta possui uma alta cobertura, sendo capaz de corrigir as imperfeições e uniformizar o tom da pele.
Ela conta com uma fórmula que contém vitamina E, que atua como hidratante e antioxidante para prevenir a formação de radicais livres, e não contém óleos em sua composição.
A maquiagem possui uma secagem rápida, tem acabamento matte de longa duração e é indicada para todos os tipos de pele.
A desvantagem é que o produto possui uma textura mais grossa e transfere bastante.
A base Boca Rosa, detalhada mais acima, é uma concorrente dessa da Tracta. A Boca Rosa possui uma textura mais leve, sendo mais confortável durante o uso. Contudo, custa mais caro.
- Alta cobertura
- Fórmula com vitamina E
- Seca rapidamente
- Acabamento matte
- Preço acessível
- Textura grossa
- Transfere durante o uso
Critérios de Escolha: Base para o rosto
Encontrar a base ideal é realmente uma tarefa minuciosa, visto que cada pessoa tem as suas preferências e necessidades com relação a esse produto.
Deste modo, há quem prefira opções mais leves e naturais, outras buscam por alta cobertura e acabamento matte e assim por diante.
Por isso, antes da compra é necessário avaliar uma série de fatores, como tonalidade, acabamento, cobertura e muito mais. Para te ajudar nessa hora, abaixo explicamos tudo sobre os critérios de escolha da melhor base.
Tonalidade
Achar o tom de base perfeito não é nada fácil, visto que cada produto conta com a sua cartela de cores, que dificilmente é igual entre os fabricantes.
Deste modo, a melhor maneira de acertar é realmente testando a maquiagem com a pele limpa. Nesse caso o indicado é aplicar um pouco na lateral do rosto e verificar se o tom está certo ou não.
Nas compras online sabe-se que não é possível fazer esse teste. Sendo assim, uma boa alternativa é checar no site do fabricante se existem comparativos e informações mais detalhadas sobre os tons.
Hoje em dia as marcas estão cada vez mais detalhistas com relação a isso. Muitas inserem na descrição da base fotos com pessoas utilizando as cores disponíveis para que o consumidor possa compará-las e encontrar a mais adequada.
Tipo de pele
Levar em consideração o seu tipo de pele é fundamental para não ter problemas com a base. Isso porque existem produtos que são mais indicados para peles secas, outros performam melhor nas oleosas e assim por diante.
Dessa forma, as bases mais recomendados para cada tipo de pele são:
- Pele mista ou oleosa: Para essa variação o ideal é investir em maquiagens que não possuem óleos na sua fórmula e que apresentam ativos que controlam a oleosidade. As sequinhas e com acabamento matte costumam ser as que mais agradam pessoas com esse tipo de pele.
- Normal: As peles normais se adequam a diferentes tipos de base, visto que não apresentam oleosidade ou ressecamento excessivos. Com isso, o que irá prevalecer é o gosto do usuário, sendo possível usar opções matte, luminosas, hidratantes e muito mais.
- Seca: Se a sua pele é seca o mais recomendado é adquirir bases com ativos hidratantes e que não sejam muito mattes para não craquelar e marcar as linhas de expressão.
- Madura: As peles maduras normalmente possuem uma quantidade maior de rugas e linhas de expressão. Para não as evidenciar vale a pena investir em uma maquiagem de cobertura leve a média e com acabamento mais viçoso e glow ao invés de matte.
Acabamento
Por falar em acabamento, atualmente as bases estão disponíveis em três versões e esse é um fator relacionado a aparência final do produto após aplicado.
No Brasil o mais comum é o acabamento matte, que é opaco, não apresenta pontos de luminosidade e costuma ficar mais seco na pele.
Considerado o total oposto existe o acabamento luminoso ou glow, como também é chamado. Esse deixa a pele com um viço e leve luminosidade, mas sem parecer oleoso.
Por outro lado, há também as bases com acabamento natural, que são mais finas, não cobrem totalmente as imperfeições e também apresentam um leve brilho.
Cobertura
Com relação a cobertura, os consumidores encontram três opções: leve, média ou alta. Essa é uma característica que interfere na capacidade da maquiagem de uniformizar o tom da pele e corrigir imperfeições, então não pode deixar de ser analisada.
Deste modo, as bases leves são as mais finas e corrigem de maneira suave manchas, olheiras e outras alterações.
Os produtos com cobertura média são os mais versáteis e costumam se adaptar a maioria das pessoas. Eles promovem um resultado mais uniforme sem pesar.
As versões de cobertura alta, por sua vez, são as mais potentes e ótimas para camuflar quase que totalmente as alterações da pele. Essas são muito utilizadas em festas e para fotos e vídeos, mas há quem goste delas também para o dia a dia.
Composição da fórmula
Por muitos anos a fórmula das bases era a mais simples possível e não se encontravam ativos adicionais nesse produto.
Felizmente isso vem mudando a cada ano e hoje existem muitas maquiagens que conseguem tratar a pele enquanto são utilizadas.
O fator de proteção solar é um dos adicionais mais presentes nesse item e, por mais que não substitua o protetor solar, ajuda a proteger a cútis dos raios solares.
Há também opções confeccionadas com ácido hialurônico, que ajuda a manter a hidratação, e vitamina E, que tem ação antienvelhecimento.
Portanto, na hora de escolher uma base busque por produtos com ativos de skin care que se adequem às suas necessidades.
Textura
Por último, mas não menos importante, ao adquirir uma base é indicado também analisar qual textura te agrada mais.
Sobre isso existem opções líquidas, que são as mais comuns, em pó, cremosas e em mousse.
- Base líquida: Muito popular, pode ser aplicada com pincel, esponja e até com as mãos, pois desliza facilmente. É a mais fácil de encontrar para comprar e é uma boa escolha para peles maduras ou acneicas.
- Base em pó: No quesito praticidade, sem dúvidas, essa é a melhor alternativa. Ela também é muito simples de aplicar e reaplicar e é indicada principalmente para quem possui pele oleosa.
- Base cremosa: Bases com essa textura normalmente apresentam uma cobertura mais elevada. Essas requerem uma aplicação mais cuidadosa, pois são grossas e podem acabar acumulando em determinadas regiões do rosto.
- Base mousse: Ideal para ser aplicado com esponjas ou pincéis, esse tipo de base possui cobertura de leve a média e cria um efeito mais natural.
Qual a Melhor Base?
Definir qual é a melhor base nem de longe é uma tarefa fácil, visto que isso costuma variar de acordo com os gostos de cada pessoa. Porém, após os nossos especialistas avaliarem os aspectos gerais dessa maquiagem, a que ganhou esse título foi a Base Líquida SuperStay Active Wear – Maybelline NY.
Essa opção tem como principal diferencial a sua fórmula, que forma um filme resistente e flexível sobre o rosto e dura por até 30 horas.
Ela é resistente a água e suor, está disponível em 16 tons, apresenta um acabamento natural com efeito matte e é recomendada para todos os tipos de pele.
Logo, a melhor base de 2023 é a Base Líquida SuperStay Active Wear, da Maybelline NY, e no vídeo abaixo você confere mais detalhes dela:
Qual a Melhor Base Custo Benefício?
O mercado nacional conta com uma série de bases de qualidade e que são vendidas a preços bastante variáveis. Dentre elas, a que mais se destaca em custo benefício é a Base Líquida Bt Skin – Bruna Tavares.
Com isso, o produto conta com uma fórmula muito completa composta por Syn Coll, um bioativo antienvelhecimento que estimula a produção de colágeno, e vitamina E, que previne a formação de radicais livres.
Nela encontra-se também ácido hialurônico, que mantém a pele hidratada, e há um ativo que protege contra a luz visível emitida pelas telas.
A maquiagem possui uma textura ultra fluída e fácil de aplicar, tem alta pigmentação, sendo capaz de uniformizar o tom da pele e corrigir imperfeições, e apresenta um efeito natural com acabamento aveludado e cobertura de leve a média.
Sendo assim, a melhor base em custo benefício é a Base Líquida Bt Skin – Bruna Tavares.
Mitos e verdades sobre maquiagem
O assunto maquiagem é sempre polêmico e ao redor dele existem muitos mitos.
Pensando nisso, abaixo vamos esclarecer algumas das principais inverdades relacionadas a esse tema.
1 – BB cream substitui a base
Verdade! Por mais que esses dois cosméticos não sejam iguais, o BB Cream cria um aspecto parecido ao das bases, mas apresenta cobertura de leve a média.
2 – Marrom é a cor certa para preencher falhas nas sobrancelhas
Mito! O tom ideal para corrigir falhas nas sobrancelhas depende da cor natural dos fios, não existindo uma tonalidade que seja universal e funcione bem com todas as pessoas.
3 – Para esconder olheiras, o corretivo precisa ser um tom mais claro que a pele
Mito! Corretivos muito claros podem evidenciar a coloração das olheiras escuras e deixar essa região com uma coloração acinzentada. Dessa forma, o correto é utilizar corretivos coloridos por baixo da base, principalmente nos tons pêssego e amarelo, ou investir em um corretivo de cobertura média a alta na cor exata da sua pele.
4 – Pode-se usar maquiagens vencidas sem problemas
Mito! Nunca se deve utilizar uma maquiagem vencida, pois o produto pode causar alergias ou irritações na pele.
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.