O público gamer está cada vez mais bem assistido no quesito periféricos e a cada dia surgem novidades no mercado para tornar as partidas ainda melhores. Os mouses gamer estão entre os dispositivos dessa categoria mais comuns e é sobre eles que vamos falar hoje aqui no Melhor do Lar.
Diferente dos mouses tradicionais, os modelos gamer garantem uma maior precisão e agilidade durante o seu manuseio, sendo capazes de promover respostas muito rápidas a cada clique. Isso faz toda a diferença durante os jogos, principalmente os de ação.
Outro diferencial desse produto fica por conta do seu design, que é mais robusto, moderno e pode até mesmo contar com gráficos e luzes, que se alteram conforme o que está acontecendo na partida.
Portanto, nesse artigo nosso time de especialistas reuniu os melhores mouses gamer de 2024 para que você possa escolher o ideal para os seus momentos de diversão. Confira!
Melhores Mouses Gamer de 2024
- Mouse Gamer Glorious Model O
- Mouse Gamer Logitech G203
- Mouse Gamer Redragon Cobra M711
- Mouse Gamer HyperX Pulsefire Core
- Mouse Gamer Fortrek PRO M7 RGB
- Mouse Gamer Logitech G305 Lightspeed
- Mouse Gamer Logitech G403 HERO
- Mouse Gamer Multilaser MO276
Os mouses gamer não chamam atenção somente pelo seu design, mas também se destacam devido a sua performance avançada e baixo tempo de resposta.
Eles estão disponíveis em versões com ou sem fio e são desenvolvidos para que consigam detectar uma quantidade elevada de pontos por polegada (DPI), o que aumenta a sua sensibilidade e ajuda nas performances do jogador durante as partidas.
No entanto, nos quesitos qualidade e eficiência existem muitas diferenças entre os modelos que podem ser adquiridos pelos consumidores. Devido a isso, realizamos extensas buscas e pesquisas e trouxemos para esse artigo os 8 melhores mouses gamer de 2024.
Review dos Melhores Mouses Gamer de 2024
Os periféricos específicos para jogos são responsáveis por promover uma melhor experiência ao público gamer e os mouses gamer fazem parte disso.
Produzidos com um design marcante, moderno e ergonômico, eles podem ser usados por horas sem causar nenhum desconforto e são encontrados para comprar em versões com os mais variados preços.
Porém, sabe-se que nem todos os dispositivos que estão à venda realmente são bons e valem a pena o investimento. Por isso, abaixo você pode conferir uma seleção criada pelos nossos experts com os melhores mouses gamer de 2024.
Mouse Gamer Glorious Model O
O mouse gamer que mais chamou a atenção dos nossos especialistas é esse desenvolvido pela marca Glorious.
O principal ponto de destaque desse modelo é, sem dúvidas, o seu design, que foi criado em um formato ambidestro e apresenta uma estrutura com aparência de favo de mel, que lhe garante um baixo peso e promove uma ótima circulação de ar na mão do usuário.
Ele conta com um cabo USB ultra flexível de 2 metros, que é trançado para uma maior resistência, e tem pés criados 100% em Teflon, que possuem bordas arredondadas e asseguram um deslizar suave em qualquer superfície.
Diferente de muitas outras opções do mercado, esse mouse permite a sua total personalização e conta com uma configuração de DPI de 6 etapas, atingindo um máximo de 12.000 pontos por polegada, o que é bastante satisfatório para a maioria dos jogos.
O dispositivo também oferece 6 botões, que cumprem bem a sua função e são completos e fáceis de usar.
Nessa mesma linha há a versão “O-“, que em comparação com esse periférico é menor e mais leve. Enquanto o “O” conta com um comprimento de 128 mm, largura de 66 mm e peso de 68 gramas, o “O-“ tem 120 mm de comprimento, 63 mm de largura e pesa 59 gramas. Fora isso, ambos são praticamente iguais.
No entanto, é preciso destacar que esse mouse possui um valor mais elevado, não é tão fácil de encontrá-lo para comprar em lojas e e-commerces brasileiros e seus recursos em computadores Mac são mais limitados.
- Design leve e moderno
- Cabo longo ultra flexível e resistente
- Pés de Teflon que deslizam bem em todas as superfícies
- Permite a sua completa configuração de acordo com as preferências do jogador
- Atinge até 12.000 DPI
- Valor mais alto
- Difícil de encontrar para comprar no Brasil
- Recursos limitados em MacBooks
Mouse Gamer Logitech G203
O mouse gamer G203 da Logitech é uma excelente escolha para quem busca por um produto com valor acessível e boa performance.
Ele é desenvolvido com um sensor avançado, que responde a todos os movimentos e cliques com precisão e sem atrasos, e conta com 5 configurações de DPI, que variam entre 200 e 8.000 DPI.
No quesito design essa opção não está entre as que mais chama atenção, visto que é bastante clássica, mas também não deixa a desejar e proporciona um bom conforto durante todo o tempo de uso.
O que é considerado positivo nela é o seu sistema de iluminação, que pode ser personalizado conforme o gosto do jogador ou de acordo com o que está sendo reproduzido no computador e cria um efeito de luzes e ondas muito interessante.
Nesse modelo há 6 botões, sendo que os primeiros da esquerda e da direita apresentam sistema de tensionamento com mola de metal, que oferece maior precisão durante os cliques.
Vale a pena destacar ainda que com o software Logitech G HUB é possível configurar a iluminação, os comandos e até mesmo a sensibilidade desse mouse facilmente.
Porém, em nossas pesquisas foi possível ver diversos consumidores afirmando que após um tempo de uso o produto começou a apresentar o problema de duplo clique e mal contato em seus botões. Conosco isso não aconteceu, mas é importante salientar.
Além disso, se compararmos esse periférico com a versão G303 vemos que o modelo mais recente é um pouco mais leve, pesando 10 gramas a menos, e é sem fio, mas oferece apenas 5 botões e não tem o sistema de iluminação oferecido pelo G203.
- Pesa apenas 85 gr
- Formato confortável de usar
- Sistema de iluminação interessante
- 5 configurações de DPI
- Botões com tensionamento com mola de metal
- Design mais simples
- Alguns consumidores reclamam de duplo clique e mal contato nos botões
Mouse Gamer Redragon Cobra M711
Ideal para destros e canhotos, esse mouse gamer surpreendeu nossos especialistas por conta do seu design, que é altamente confortável, diferenciado e chamativo.
Ele conta com um sistema de iluminação chamado de Redragon Chroma Mark II, que pode ser personalizado utilizando o software Redragon, e disponibiliza aos usuários 7 botões, que também podem ser programados para ficar exatamente na configuração desejada pelo jogador.
O dispositivo se conecta ao computador através de um cabo USB trançado, que apresenta uma alta resistência, mas não é tão flexível, limitando um pouco os movimentos, e é equipado com um sensor de 10.000 DPI, que assegura uma resposta rápida e precisa aos cliques.
Essa opção vem ainda com uma base com pés de teflon, que deslizam suavemente pelas superfícies, apresenta 5 perfis de configuração e pesa 130 gramas, sendo considerada um pouco mais pesada que outros produtos desse mesmo segmento.
Nessa mesma linha encontra-se também o mouse gamer M710, que é bastante similar ao M711. A diferença entre eles é que o M710 é um pouco mais pesado e conta com 8 botões, ao invés de 7. No mais, até na aparência ambos se parecem.
- Design ambidestro
- Confortável de usar
- Sistema de iluminação avançado
- Sensor de 10.000 DPI
- 5 perfis de configurações
- Seu cabo não é tão flexível
- É mais pesado
Mouse Gamer HyperX Pulsefire Core
O mouse gamer HyperX Pulsefire Core é mais uma opção que foi testada e aprovada pelo nosso time de especialistas e promove uma ótima experiência de uso.
Ela é composta por 7 botões programáveis, que apresentam especificação para até 20 milhões de cliques, e é desenvolvida com um sensor óptico com sensibilidade de até 6.200 DPI, que garante um rastreio preciso sem que ocorra aceleração do hardware.
O periférico oferece também um sistema de iluminação RGB, que pode ser personalizado a partir do software HiperX NGENUITY, e possui conexão através de cabo USB 2.0 trançado, que aparenta ter uma alta resistência.
Mais um diferencial dessa opção fica por conta do seu design ergonômico, que é criado com apoios laterais texturizados, que conferem uma boa aderência das mãos e a tornam muito confortável de usar.
A marca conta ainda com um mouse gamer similar a esse, que é o Pulsefire Warp. Os dois modelos são indicados para o público gamer, porém a diferença entre eles é que o Warp não tem fio, é mais leve e consegue atingir um dpi de até 16.000, sendo considerado mais avançado do que o Pulsifire Core. Contudo, seu preço é mais alto.
Inclusive, é importante destacar que o software de configuração desse mouse não é dos melhores e apresenta alguns erros e problemas durante o uso. Tirando isso, vale a pena investir nesse produto.
- 7 botões programáveis
- Iluminação RGB personalizável
- Cabo USB 2.0 trançado
- Design ergonômico e confortável
- Sensor óptico de até 6.200 dpi
- Software de configuração que não funciona como esperado
Mouse Gamer Fortrek PRO M7 RGB
Robusto e muito avançado, esse mouse gamer da fabricante Fortrek se destaca por ter uma iluminação com efeitos em RGB criada com 16,8 milhões de cores, que acendem conforme o que está acontecendo no jogo.
Ele é um pouco mais pesado do que outros periféricos desse tipo, mas é produzido com um design ergonômico em plástico ABS com acabamento emborrachado e base de baixa fricção, que se encaixa bem nas mãos, é confortável e desliza suavemente pelas superfícies.
A conectividade dessa opção é feita através de um cabo USB 2.0 de 1,8 metros, que é folhado a ouro e possui um filtro magnético, e nela há 6 botões e um scroll em silicone.
Uma característica desse mouse que agradou muito nossos experts é a possibilidade de ajustar a sua resolução através do seu software de configuração, que permite ao gamer escolher entre 250 e 4.800 DPI, conforme a partida a ser disputada.
A desvantagem é que o periférico tem apenas 6 meses de garantia, enquanto que outros modelos chegam a 2 anos, e nele também encontramos problemas no software, que perde as configurações quando o computador é reiniciado.
A Fortrek conta ainda na sua linha de mouses gamer o PRO M5, que possui um valor muito similar ao M7 e se diferencia principalmente pela sua aparência, que chama mais atenção e é menos “clássica”. No mais, suas configurações são praticamente iguais.
- Resolução ajustável entre 250 e 4.800 dpi
- Cabo longo de 1,8 metros
- Design ergonômico
- Acabamento emborrachado
- Iluminação RGB com 16,8 milhões de cores
- Apenas 6 meses de garantia
- Software que perde as configurações quando o computador é desligado
Mouse Gamer Logitech G305 Lightspeed
Quem busca por um mouse gamer leve e sem fio pode investir no G305 Lightspeed da Logitech que não irá se arrepender.
Esse modelo se conecta aos computadores através de bluetooth e tem como principal diferencial o sensor HERO, que economiza 10x mais energia e oferece uma elevada precisão de 400 IPS e sensibilidade de até 12.000 DPI.
Ele conta com uma taxa de transmissão de 1 ms, tendo uma resposta muito rápida aos comandos, com apenas 1 pilha AA é capaz de garantir até 250 horas de jogo contínuo e pesa apenas 99 gramas, sendo muito leve.
Outro ponto positivo desse periférico está relacionado ao seu design compacto, que permite levá-lo para todos os lugares sem dificuldades, e nele há ainda 6 botões, que são totalmente programáveis.
No entanto, não espere que esse mouse vai ser daqueles que possui um visual todo moderno e repleto de grafismos e jogos de luzes. Isso porque essa opção tem uma aparência mais simples e clássica.
E a Logitech não deixa a desejar no quesito variedade de mouses gamer e na sua linha de periféricos encontra-se também o G303, que é considerado uma versão inferior ao G305.
Logo, por mais que os dois modelos sejam sem fio, a durabilidade da pilha do G303 é inferior e ele possui 5 botões ao invés de 6. Contudo, sua resolução máxima é de 25.000 dpi, sendo superior a do mouse gamer G305 lightspeed.
- Funciona sem fio
- Autonomia de até 250 horas
- Taxa de transmissão de 1 ms
- Precisão de 400 IPS
- Leve e compacto
- Design mais simples
- Sem sistema de iluminação avançado
Mouse Gamer Logitech G403 HERO
O mouse gamer G403 HERO é a opção da lista criada pelo nosso time de especialistas que apresenta maior sensibilidade, atingindo uma taxa máxima de 25.600 DPI.
Ela conta com o sensor HERO 25K de última geração, que é considerado um dos mais avançados da atualidade, tem um rastreamento de 1:1 e apresenta precisão de 400 IPS e recursos de suavização, filtragem ou aceleração zero.
O produto possui um sistema de iluminação RGB, que funciona em sincronia com a ação dos jogos, áudios e cores da tela, permite personalizar os efeitos de iluminação com cerca de 16,8 milhões de cores e é considerado 8x mais rápido do que os mouses tradicionais.
O design desse modelo também não deixa a desejar, visto que ele tem uma estrutura pensada para garantir um bom conforto aos usuários, é leve e é equipado com empunhaduras de borracha em seu redor, que são capazes de trazer uma boa fixação das mãos durante os movimentos.
Porém, é preciso saber que esse não é um mouse ambidestro, o que faz com que se adapte melhor a destros do que a canhotos.
E, se compararmos esse produto com o G703, também desenvolvido pela Logitech, podemos ver que na aparência e nas configurações ambos são bastante parecidos, mas a versão posterior, que é a 703, é sem fio.
- Sensibilidade de até 25.600 dpi
- Sensor HERO 25K
- Iluminação RGB personalizável
- Precisão de 400 IPS
- Design leve, confortável e com boa fixação nas mãos
- Não é ambidestro
- Custa mais caro
Mouse Gamer Multilaser MO276
A Multilaser é uma marca de produtos eletrônicos conhecida pelo seu bom preço e esse mouse gamer desenvolvido por ela realmente nos impressionou durante os testes.
Por mais que esse seja um modelo que apresenta sensibilidade mais baixa, atingindo um máximo de 3.200 DPI, o produto tem uma boa resposta aos comandos e alta precisão.
Ele conta com um cabo USB de 1,5 metros de comprimento, que confere uma ótima liberdade de movimentos ao jogador, e é desenvolvido com 6 botões, apresentando ainda seletor de DPI e scroll.
No design o produto também não decepciona e possui sistema de iluminação com 7 cores de LED pulsante, tem uma estrutura anatômica e suas laterais são em gel e promovem um ótimo amortecimento.
No entanto, os botões desse periférico são um pouco mais rígidos e não tão macios, o que acaba incomodando quando é necessário realizar diversos cliques seguidos.
Inclusive, falando sobre a Multilaser, é legal destacar que essa fabricante conta com uma série de mouses gamer à venda e um que pode ser considerado “concorrente” do MO276 é o MO275.
Esse apresenta uma sensibilidade um pouco mais elevada, chegando até 4.000 DPI, é criado com um design ambidestro e vem com 9 botões. Entretanto, custa mais caro.
- Preço acessível
- Design bonito, chamativo e confortável
- Laterais em gel
- Cabo de 1,5 metros
- Iluminação em LED de 7 cores
- Sensibilidade mais baixa
- Botões pouco macios
Critérios de Escolha: Mouse Gamer
O mouse gamer pode ser considerado um aliado dos jogadores durante as partidas e, por ter uma resposta rápida e precisa, garante que todos os comandos sejam executados em tempo real.
Contudo, como foi possível perceber, esse é um periférico que pode apresentar muitas características distintas, o que torna necessário entender mais a fundo sobre ele para fazer uma compra acertada.
Dessa forma, se você está em busca de um desses, saiba que a seguir vamos te explicar tudo o que deve ser observado para determinar qual é o modelo ideal para os seus jogos.
FPS ou MMORPG
Atualmente os mouses gamer são divididos em dois tipos, chamados de FPS (First Person Shooter) e MMORPG (Massive Multiplayer Online).
A diferença entre eles está na sua quantidade de botões e no tipo de jogo que o usuário mais costuma jogar.
Dessa forma, os modelos FPS são voltados para games no qual são realizadas atividades de tiro em primeira pessoa e não requerem tantos botões para serem disputados.
Já as opções MMORPG são ideais para jogos que possuem diversos jogadores ao mesmo tempo e no qual é necessário utilizar várias habilidades conjuntas. Por isso, contam com uma quantidade de botões maior.
Portanto, analise quais tipos de partida você mais disputa e escolha o mouse gamer que melhor se adapta a elas.
Quantidade de DPI (Pontos por Polegada)
A sensibilidade de um mouse gamer é determinada pela sigla DPI, que na tradução para o português quer dizer “Pontos por Polegada”.
Deste modo, essa é uma característica que diz respeito a velocidade com que o cursor se movimenta pela tela e varia bastante conforme o produto.
Com isso, os mouses gamer podem ter uma sensibilidade que começa em cerca de 3.200 DPI e pode passar dos 25.000 DPI.
Porém, é importante saber que alguns jogos não requerem tanta velocidade do cursor, necessitando de mais precisão. Logo, o mais indicado é adquirir uma opção que permita ajustar o DPI. Assim, consegue-se configurar a performance do periférico conforme a partida a ser disputada.
Botões
Um grande diferencial dos mouses gamer é que eles são equipados com uma quantidade maior de botões do que os mouses comuns.
Esses botões extras, na maioria das vezes, podem ser configurados de acordo com as preferências do jogador, o que torna possível acessar com eles os atalhos do teclado e comandos do jogo.
O número de botões presentes nesse periférico é bastante variável e, da mesma forma que existem modelos com 8 botões extras, alguns chegam a cerca de 20.
Entretanto, nem sempre uma grande quantidade de botões é sinônimo de maior eficiência e cada jogador deve determinar qual é a sua necessidade. Mas, também é preciso checar o posicionamento desses componentes no mouse para que eles não atrapalhem durante o seu manuseio.
Memória Interna
Para aproveitar ao máximo o mouse gamer é comum que os jogadores criem configurações personalizadas para esses periféricos.
No entanto, muitas vezes essa personalização fica salva no software instalado no computador, o que faz com que caso o produto seja conectado a outro dispositivo ele perca a sua personalização.
Para evitar isso existem modelos que contam com uma memória interna, que mantém as configurações salvas independente do computador no qual o mouse está ligado.
Conectividade
Por muito tempo a única maneira de conectar o mouse em um computador era através de cabo USB, que ainda é um método bastante utilizado.
Todavia, hoje em dia é possível encontrar algumas opções que funcionam a partir de conectividade sem fio e são consideradas mais modernas.
Dessa forma, os modelos com fio são mais baratos e praticamente não apresentam nenhum tipo de atraso, o que é ideal para jogos de ação. O ponto negativo é que eles limitam um pouco a movimentação do usuário.
Os mouses gamer sem fio, por sua vez, podem funcionar através de um receptor USB ou por conexão bluetooth e garantem uma total liberdade ao jogador. Porém, esses possuem um tempo de resposta maior do que os com fio, o que é considerado uma desvantagem em algumas situações, e custam mais caro.
Design e Peso
O design do mouse gamer não é responsável apenas pela sua aparência, mas também faz toda a diferença na ergonomia desse produto, fazendo com que ele seja mais ou menos confortável.
Deste modo, o ideal é que esse periférico seja leve, pois assim irá permitir movimentos rápidos sem cansar o usuário.
O material no qual o mouse é confeccionado também deve ser analisado. Existem modelos que possuem o aspecto de favo de mel, o que promove uma boa ventilação e evita superaquecimentos.
Alguns tem ainda superfície emborrachada, que consegue garantir uma melhor aderência das mãos. Sendo assim, quando se fala em mouse gamer não deve-se se deixar levar apenas pelo visual.
Personalização
Por fim, quem conhece os mouses gamer sabe que a maioria das opções permite ao usuário criar personalizações de acordo com o seu gosto.
Além da configuração dos botões que citamos acima, muitos também possibilitam personalizar o seu sistema de iluminação. Com isso, consegue-se determinar cores específicas para cada um dos níveis de DPI, pode-se sincronizar as luzes conforme o que está sendo reproduzido no computador e assim por diante.
Qual o melhor Mouse Gamer de 2024?
No Brasil é possível encontrar muitos mouses gamer de qualidade e que garantem ótimas experiências aos usuários. Porém, o que mais se destacou nos testes realizados pelo nosso time de especialistas foi o Glorious Model O.
Esse modelo conta com um design ambidestro e tem estrutura com aparência de favo de mel, que o faz ser leve e ainda confere uma boa circulação de ar.
Ele pode ser totalmente personalizado, possibilita ao jogador configurar a sua sensibilidade em 6 etapas, atingindo um máximo de 12.000 DPI, e vem com um cabo USB trançado de 2 metros.
Além disso, o periférico é composto por 6 botões e é produzido com pés de Teflon, que tem bordas arredondadas e promovem um deslizar suave em todas as superfícies.
Logo, o melhor mouse gamer é o Glorious Model O.
Qual a melhor Relação Custo-benefício de Mouse Gamer de 2024?
No quesito valor, os mouses gamer são vendidos a preços muito variados, existindo modelos caros e baratos. Dentre eles, o que foi eleito como o melhor em custo benefício é o Logitech G203.
Essa opção oferece 5 configurações de DPI, que podem ser ajustadas entre 200 e 8.000 pontos por polegada, e tem um sensor avançado, que é capaz de responder aos movimentos com precisão e agilidade.
Ela vem com 6 botões, no qual os dois primeiros possuem tensionamento com molas de metal, e é criada com um design clássico, mas confortável.
Outro diferencial é que esse modelo é equipado com um sistema de iluminação, que pode ser personalizado de acordo com as preferências do usuário ou conforme o que está sendo reproduzido no computador.
Portanto, o melhor mouse gamer em custo benefício é o Logitech G203.
Dicas de uso do mouse gamer
O mouse gamer pode fazer com que seus resultados durante os jogos sejam ainda melhores. Por isso, para que você possa aproveitar ao máximo esse periférico, abaixo te daremos algumas dicas preciosas.
Configure seu mouse gamer
Mais acima dissemos que os mouses gamer permitem a sua personalização conforme as necessidades e gostos do jogador.
Sendo assim, utilizando o software do produto que você tem em casa realize a sua configuração para que ele fique exatamente do jeito que você prefere.
Iluminação além do design
A iluminação dos mouses é muito interessante para criar diferentes efeitos visuais, mas também pode ser útil no dia a dia do usuário. Dessa forma, uma boa maneira de usá-la é a ajustando de acordo com a configuração do DPI. Com isso, conforme a luz que estiver acesa é possível saber qual está sendo a sensibilidade do periférico.
Nada de fio enrolado
A grande maioria dos mouses gamer se conecta ao computador através de fios. Para evitar que eles fiquem enrolados e bagunçados vale a pena investir em um mouse bungee, que é um dispositivo que prende o cabo e não o deixa embolar.
Utilize um mousepad
Por mais que os mouses gamer contem com pés que deslizam muito bem em todas as superfícies é sempre indicado usá-los em cima de um mousepad.
Esse acessório promove um bom deslizamento do produto e também consegue proteger o seu sensor óptico, colaborando com a sua durabilidade.
Alongue entre uma pausa e outra
Todo jogador que se preze tem o hábito de passar horas em frente ao computador ou console disputando as partidas.
No entanto, por mais que os mouses gamer sejam ergonômicos e confortáveis, recomenda-se alongar os braços, punhos e coluna de tempos em tempos para evitar lesões.
Também é válido investir em outros periféricos específicos para jogos, como é o caso das cadeiras gamer e mesas gamer, pois esses também são pensados para garantir um maior conforto ao usuário.
Cuidados Essenciais com todos o Mouse Gamer
Para garantir que o mouse gamer possa ser utilizado por anos e não apresente defeitos alguns cuidados devem ser tomados com esses dispositivos.
Deste modo, evite utilizar qualquer produto abrasivo ou corrosivo para realizar a sua limpeza e sempre siga as recomendações do fabricante no momento da higienização.
Se o modelo que você possui em casa tiver fio, não o deixe pressionado ou repuxado para que não ocorram avarias no cabo.
Além disso, procure não permitir que o mouse caia ou sofra impactos muito fortes para que não aconteçam danos na sua estrutura.
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.