Muito usado no preparo de sucos, tortas, smoothies e diversas outras receitas, o liquidificador é um eletrodoméstico bastante popular e que existe em inúmeros modelos.
Graças a isso, é possível encontrar opções indicadas para uso doméstico e profissional e que variam em características como capacidade, material, potência e muito mais.
E para descobrir quais são os melhores liquidificadores de 2024 nossos especialistas fizeram variados testes e reuniram aqui os que mais se destacaram.
Além disso, para te ajudar na hora da compra, abaixo preparamos um guia com tudo o que deve ser observado para escolher o produto ideal conforme às suas necessidades. Vamos lá?
Melhores Liquidificadores de 2024
- Liquidificador Oster Full OLIQ610 1400
- Liquidificador Mondial Turbo Inox L-1200
- Liquidificador Mondial Turbo Full L-900W
- Liquidificador Arno Power Max
- Liquidificador Britânia Diamante
- Liquidificador Philco PH900
- Liquidificador Mondial Power Black L-28
- Liquidificador Oster Super Chef
Os liquidificadores são utensílios de cozinha bastante úteis e que podem ser usados para as mais diversas finalidades, que vão desde a trituração dos alimentos, até o preparo de receitas completas.
E por ser tão comum no dia a dia dos cozinheiros, muitas marcas investem no desenvolvimento desse produto, estando entre as mais conhecidas a Oster, Philco, Mondial, Arno e Britânia.
Todavia, sabe-se que nem todos os modelos que são encontrados para comprar realmente apresentam uma boa performance. Por isso, nesse artigo trouxemos uma apurada seleção dos nossos experts com os melhores liquidificadores de 2024.
Review dos Melhores Liquidificadores
No quesito liquidificadores o mercado nacional não deixa nada a desejar e o que não faltam são opções desse eletrodoméstico disponíveis para compra.
No entanto, para um produto desses ser considerado bom é necessário que ele reúna características como boa qualidade do material, resistência, potência satisfatória e muito mais.
Esses e outros critérios foram analisados pelos nossos especialistas para determinar quais são os melhores liquidificadores de 2024 e abaixo você descobre quais foram os selecionados:
Liquidificador Oster Full OLIQ610 1400
Esse liquidificador da Oster é produzido com um design moderno de linhas quadradas e vem com uma jarra plástica antimicrobiana com capacidade de 3,2 litros, que é leve e resistente.
Ele funciona a partir de 15 velocidades mais a função pulsar, se adaptando a praticamente todas as receitas, e tem uma tampa medidora de 100 ml, que equivale a ½ xícara e pode ser usada para medir os ingredientes.
O produto apresenta uma potência de 1400 watts, está disponível nas voltagens 127 ou 220v e em sua jarra há marcadores de quantidade, que facilitam a sua utilização.
A desvantagem é que esse modelo emite um ruído mais alto quando está ligado, o que pode incomodar alguns usuários, e não oferece o recurso de autolimpeza.
E a Oster tem um outro liquidificador da linha Full chamado de OLIQ605, que conta com características muito parecidas as desse. A diferença é que a sua potência é de 1100 watts, sendo um pouco mais baixa.
- Alta capacidade
- Tampa com medidor
- Jarra antimicrobiana
- 15 velocidades + pulsar
- Potência de 1400 watts
- Elevado ruído de funcionamento
- Sem a função de autolimpeza
Liquidificador Mondial Turbo Inox L-1200
O liquidificador Mondial Turbo Black é confeccionado com um motor de 1200 watts de potência e conta com 4 lâminas serrilhadas e 2 lisas, que conseguem triturar até os alimentos mais duros e deixá-los na consistência ideal para as receitas.
Ele acompanha um copo com capacidade de 3 litros feito em SAN Cristal, que é altamente resistente a quedas e riscos e não fica com cheiros, e vem com um filtro, que retém a semente e o bagaço das frutas e é ideal para o preparo de sucos.
Essa opção possui uma tampa graduada removível de 40 ml, que pode ser usada para medir os ingredientes, e conta com base antiderrapante, que garante uma maior segurança durante o uso.
Nela há ainda 12 velocidades mais a função pulsar e encontra-se o recurso Autolimpeza, que deixa a higienização do copo e das suas lâminas mais fácil, rápida e prática.
Contudo, o encaixe da jarra com a base do produto não é muito firme e é necessário tomar cuidado com receitas pequenas para que não ocorram acidentes.
Inclusive, a seguir vamos falar de um outro liquidificador Mondial chamado de Turbo Full, que é vendido por um valor mais baixo. Porém, o Turbo Full é indicado para famílias menores e possui potência de 900 watts.
- Base antiderrapante
- Filtro que retém bagaços e sementes
- Copo resistente que não fica com cheiros
- Quatro lâminas serrilhadas e duas lisas
- Tampa graduada removível
- Encaixe pouco firme entre a base e a jarra do produto
Liquidificador Mondial Turbo Full L-900W
Esse liquidificador Mondial foi citado brevemente acima e conta com uma série de características interessantes, que valem a pena serem exploradas.
Com isso, o produto possui um copo com capacidade de 2,6 litros, que não fica com riscos e é muito resistente, e é produzido com lâminas serrilhadas de aço inox, que apresentam um elevado poder de corte.
Ele é criado com acabamento em inox , que lhe confere uma aparência moderna e sofisticada, e vem com um filtro de separação de bagaços e sementes, que é ideal para o preparo de sucos e vitaminas.
Esse modelo acompanha uma tampa graduada removível, que pode ser utilizada como medidor, tem sistema de encaixe rápido e funciona com 5 velocidades mais a função Pulsar / Gelo.
Outro diferencial é que nele há a função de autolimpeza, que torna a sua higienização mais fácil e prática, e sua base é antiderrapante para uma maior segurança.
O ponto negativo é que o produto funciona a uma potência de 900 watts, que acaba sendo mais baixa e não oferece uma boa performance com alimentos mais duros e receitas densas, e disponibiliza poucas velocidades
- Copo de 2,6 litros resistente e que não fica com cheiros
- Função de autolimpeza
- Base antiderrapante
- Lâminas serrilhadas de aço inox
- Filtro para sementes e bagaços
- Baixa potência
- Poucas opções de velocidade
Liquidificador Arno Power Max
Essa opção de liquidificador da Arno disponibiliza aos usuários 15 velocidades e funciona a partir de um motor com 1000 watts de potência.
Ela conta com uma jarra com capacidade de 3,1 litros, sendo ideal para famílias maiores, e possui 6 lâminas super afiadas, que realizam um efeito Ciclone e criam misturas consistentes e homogêneas.
O liquidificador está disponível nas cores preto e vermelho, tem um design moderno, apresenta acabamento em aço inox e sua base é criada com uma trava, que visa uma maior segurança durante o uso.
No entanto, a jarra desse modelo é feita com um material mais frágil e é preciso tomar cuidado para não trincá-la ou quebrá-la no manuseio.
E na linha Power Max existe o liquidificador LN56, que têm características parecidas a esse, mas se diferencia por vir com lâminas removíveis e apresentar uma potência de 1400 watts.
- Duas variações de cor
- Funciona com 15 velocidades
- Seis lâminas
- Acabamento em aço inox
- Base com trava
- Jarra produzida em material frágil
Liquidificador Britânia Diamante
Muito completo, o liquidificador Britânia Diamante oferece aos cozinheiros 4 velocidades mais o pulsar e vem com um copo plástico com capacidade de 2,6 litros, que apresenta graduação e permite verificar exatamente quanto de líquido está em seu interior.
Ele possui um conjunto de lâminas de aço inox serrilhadas, que contam com um elevado poder de corte, e acompanha uma tampa com dosador, que pode ser utilizada para medir a quantidade ideal dos ingredientes de acordo com a receita.
Esse modelo disponibiliza o recurso Autolimpeza, que confere mais praticidade no momento de limpá-lo, tem uma base antiderrapante com porta-fio, que permite guardá-lo de maneira mais organizada, e ainda conta com um filtro, que retém as sementes e bagaços das frutas.
O ponto negativo está relacionado a potência, que nesse produto é de 900 watts e não é indicada para alimentos duros, e seu cabo de energia é mais curto.
Inclusive, aqui em nossa seleção encontra-se uma opção da Mondial que é concorrente dessa da Britânia, a Mondial Turbo Full L-900W. Os dois liquidificadores possuem a mesma capacidade e potência e são vendidos por valores muito parecidos. Entretanto, o da Mondial não vem com porta fio.
- Copo com graduação
- Lâminas de aço inox serrilhadas
- Tampa com dosador
- Base antiderrapante com porta fio
- Função de autolimpeza
- Sua potência não é ideal para alimentos duros
- Cabo elétrico mais curto
Liquidificador Philco PH900
O liquidificador Philco PH900 pode ser utilizado para o preparo das mais variadas receitas e para isso conta com 900 watts de potência e 12 velocidades além da função pulsar.
Ele é equipado com uma jarra com capacidade de 3 litros, apresenta um conjunto de 6 lâminas ultra afiadas e resistentes e acompanha um filtro, que consegue reter as sementes e bagaços das frutas, sendo ótimo para sucos.
Essa opção tem uma tampa com tampinha dosadora graduada removível, que permite medir e adicionar os ingredientes facilmente, possui uma alça anatômica e confortável de manusear e sua base é antiderrapante.
A desvantagem é que a jarra do produto é desenvolvida com um material mais fino e frágil.
E esse liquidificador é similar ao Britânia Diamante que citamos anteriormente. Mas o da Britânia tem uma jarra menor e custa mais barato.
- Disponibiliza 12 velocidades + pulsar
- Jarra de 3 litros de capacidade
- Filtro para sementes e bagaços
- Tampa com tampinha dosadora removível
- Base antiderrapante
- 900 watts de potência
- Jarra produzida com material frágil
Liquidificador Mondial Power Black L-28
O liquidificador Mondial Power Black é ideal para quem mora sozinho, casais e pessoas que buscam por um produto para o preparo de sucos, vitaminas e receitas leves.
Ele é produzido com um motor de 550 watts de potência, conta com 2 velocidades mais a função pulsar e vem com um copo com capacidade para 1,9 litros, que é resistente a quedas e riscos.
Essa opção possui lâminas de aço inox, que não enferrujam e realizam cortes precisos e rápidos, oferece aos usuários o recurso de autolimpeza, que auxilia na sua higienização, e tem uma base antiderrapante com porta-fio e encaixe para o plug.
Todavia, o liquidificador apresenta possibilidades de uso mais limitadas e não irá desempenhar uma boa performance com alimentos duros e gelo.
E esse modelo é parecido com o liquidificador Super Chef da Oster, que iremos detalhar abaixo. Porém, o da Oster possui um preço mais elevado e sua jarra é confeccionada em vidro.
- Ideal para sucos e vitaminas
- Copo resistente a quedas e riscos
- Lâminas de aço inox
- Função autolimpeza
- Base antiderrapante com porta fio
- Potência baixa
- Não é ideal para múltiplas receitas
Liquidificador Oster Super Chef
Esse liquidificador da Oster tem como principal diferencial ser produzido com uma jarra de vidro, que apresenta capacidade total de 1,5 litros, não fica com cheiros e é resistente a choques térmicos.
Nele há um motor de 750 watts de potência e encontram-se lâminas de aço inoxidável confeccionadas com um design exclusivo, que conseguem triturar facilmente os mais variados alimentos.
O produto conta com um botão giratório, no qual podem ser escolhidas 8 velocidades conforme a necessidade, e apresenta um sistema de impulsão e encaixe chamado de All-Metal Drive, no qual suas peças de encaixe são todas de metal para assegurar um melhor desempenho e maior durabilidade.
Porém, esse modelo é mais caro, não tem base antiderrapante e é mais leve. Com isso, dependendo da receita pode se movimentar pela bancada.
- Jarra de vidro
- Lâminas de aço inoxidável com design exclusivo
- 8 velocidades
- Sistema de impulsão All-Metal Drive
- Design diferenciado com aspecto retrô
- Dependendo do que está em seu interior pode se movimentar na bancada
- Custa mais caro
Como Escolher o Melhor Liquidificador?
O liquidificador é um eletrodoméstico bastante comum e muitas pessoas acham que são todos iguais. Contudo, esse é um grande engano e existem diversas diferenças entre os modelos disponíveis.
Por conta disso, é preciso fazer uma análise aprofundada para descobrir qual produto se adapta às suas necessidades e formas de uso.
Logo, a seguir explicaremos tudo o que deve ser observado para que você consiga comprar o melhor liquidificador para o seu dia a dia.
A capacidade do copo é fundamental durante a escolha
A capacidade de um liquidificador está diretamente relacionada ao tamanho das receitas que poderão ser preparadas utilizando esse item. Ela se altera de acordo com o tamanho da sua jarra e pode ter desde 600 ml até cerca de 3 litros.
Quem pretende utilizar esse produto para o preparo de vitaminas, sucos e receitas para até duas pessoas pode investir nos modelos com copo de até 1,5 litros.
Por outro lado, para locais no qual há um número maior de pessoas e em que se tem o costume de preparar receitas mais elaboradas, o ideal é adquirir um liquidificador com jarra de 2 litros ou mais.
Preste atenção no material do copo
Por falar em copo, além da capacidade, é de extrema importância checar qual é o material utilizado na sua confecção, visto que isso interfere na sua resistência e durabilidade.
Dessa forma, hoje as jarras de liquidificador normalmente são produzidas em plástico, acrílico, SAN Cristal ou vidro e cada uma dessas matérias-primas possui características específicas, vantagens e desvantagens.
- Plástico: As opções que vêm com copo de plástico são as mais baratas e apresentam uma boa resistência e durabilidade. No entanto, esse material não deve ser exposto a altas temperaturas e pode manchar ou ficar com cheiro dos alimentos.
- Acrílico: Os modelos com jarra de acrílico possuem um visual mais sofisticado, são transparentes, o que é bom para visualizar o que está em seu interior, não ficam com cheiros e são duráveis. O ponto negativo é que sua resistência é mais baixa e caso ocorram quedas ou fortes impactos podem quebrar.
- SAN Cristal: O SAN Cristal é um material parecido com o acrílico, inclusive na aparência, mas que oferece uma maior resistência a impactos. Ele é encontrado em alguns liquidificadores e pode encarecer o preço do produto.
- Vidro: Os liquidificadores que acompanham copo de vidro são considerados o sonho de consumo de muitos cozinheiros e estão bastante presentes nas cozinhas profissionais. Isso se deve ao fato de que o vidro é fácil de limpar, não mancha ou fica com cheiros e é resistente. O problema é que em caso de quedas pode quebrar e as opções com esse tipo de jarra custam mais caro.
A potência interfere na liquidificação dos alimentos
A potência é outro critério de compra essencial em um liquidificador, pois irá determinar a sua capacidade de triturar os ingredientes.
Hoje em dia existem modelos com potências que variam entre 500 e 1500 watts, em média, e qual escolher depende basicamente dos alimentos que se deseja triturar utilizando esse eletrodoméstico.
Sendo assim, para preparar sucos, smoothies, vitaminas e receitas leves os produtos com potência de 500 a 700 watts costumam ser suficientes.
Todavia, se a ideia é triturar gelo, frutas congeladas, grãos ou preparar receitas densas, o ideal é adquirir um liquidificador com potência acima de 900 watts. Inclusive, nesse caso quanto mais alta ela for, melhor.
A quantidade e formato das lâminas também é importante
As lâminas são componentes indispensáveis em um liquidificador, visto que são as responsáveis por efetivamente triturar os ingredientes.
Elas podem ser confeccionadas na versão lisa, também chamada de reta, ou serrilhada e cada uma delas apresenta resultados diferentes.
As lâminas retas funcionam melhor com alimentos macios, como frutas e vegetais, e são boas para preparos líquidos. As lâminas serrilhadas, por sua vez, conseguem promover resultados mais eficientes com alimentos duros e gelo.
Com relação a quantidade, atualmente existem produtos que são criados com 3, 4 ou 6 lâminas.
Os de 3 ou 4 lâminas são os mais básicos e normalmente são os modelos de baixa a média potência. Já as opções com 6 lâminas são as que apresentam potência mais elevada e oferecem uma performance superior.
E por falar em performance, para melhores resultados é interessante investir em liquidificadores que mesclam lâminas retas e serrilhadas, visto que irão funcionar bem com qualquer tipo de preparo ou ingrediente.
Liquidificadores com opções de velocidades garantem mais funcionalidades
O que irá definir o número de rotações por minuto das lâminas do liquidificador são as suas velocidades, que também variam bastante de modelo para modelo.
Com isso, é possível encontrar para comprar produtos que disponibilizam aos usuários desde 1 até 15 velocidades ou mais.
As opções que funcionam com 1 ou 2 velocidades mais o pulsar somente são indicadas se o que se deseja é preparar sucos e vitaminas.
Já os produtos com 4 velocidades ou mais além do pulsar são considerados muito versáteis e podem ser usados para a criação da maioria das receitas.
Analise as diferentes funcionalidades do produto
É sabido que todos os liquidificadores possuem a mesma função. Contudo, alguns modelos contam com recursos extras que podem ser bastante úteis durante a sua utilização.
Dessa forma, as principais funcionalidades adicionais existentes nesse produto são:
- Autolimpeza: Busca facilitar o momento de fazer a higienização do copo e das lâminas.
- Lâminas removíveis: Também deixam a limpeza mais fácil, visto que se consegue remover todas as sujidades das lâminas sem precisar de utensílios específicos.
- Filtro para sucos: Retém as sementes e bagaços das frutas.
- Função triturar gelo: Oferece a velocidade e potência ideais para triturar gelo.
- Tampa dosadora: Permite medir a quantidade de ingredientes para as receitas diretamente na sua tampa.
- Base antiderrapante: Evita que o produto se movimente enquanto está em funcionamento.
- Porta-fio: Oferece um local específico para que o cabo de energia seja armazenado na hora de guardar o liquidificador.
Tipos de liquidificador
Conforme dissemos mais acima, existem diferentes tipos de liquidificador, que buscam suprir todas as necessidades dos cozinheiros.
Deste modo, há modelos voltados para uso doméstico, outros são específicos para cozinhas profissionais e assim por diante.
Portanto, para que você possa conhecer ainda mais a fundo esse produto, abaixo te mostramos quais são as categorias de liquidificador encontradas atualmente.
Liquidificador Industrial
Os liquidificadores industriais são criados especificamente para uso intenso. Com isso, são feitos com materiais mais resistentes, especialmente o metal, têm capacidades mais elevadas e podem vir com copos de vidro.
Eles estão presentes em cozinhas de restaurantes, lanchonetes, docerias e até mesmo em fábricas de alimento.
Liquidificador Doméstico
Esse é o tipo de liquidificador mais comum e popular. Ele é ideal para o preparo de receitas no dia a dia das pessoas e está disponível em uma infinidade de modelos.
Dessa forma, há opções menores e de baixa potência, que são específicas para bebidas, e outras com maior capacidade e potência, que podem ser usadas para os mais diversos preparos.
Com relação ao material, normalmente a estrutura dos liquidificadores de uso doméstico é feita em plástico e sua jarra pode ser confeccionada em vidro, acrílico, SAN Cristal e plástico.
Liquidificador Potente
Os liquidificadores potentes são ideais para triturar alimentos mais densos e gelo e são a melhor escolha para quem costuma preparar receitas maiores.
Eles contam com motores acima de 1.000 watts e oferecem uma performance superior, conseguindo de maneira rápida deixar as misturas homogêneas e lisas.
Liquidificador Silencioso
Uma queixa muito comum dos usuários dos liquidificadores é que esse produto emite um ruído alto quando está em funcionamento.
Visando resolver esse problema, algumas marcas passaram a desenvolver modelos que prometem ser mais silenciosos e gerar um incômodo menor aos cozinheiros e pessoas que estão ao redor.
Logo, se essa é uma questão importante para você, busque por produtos que emitam um nível de decibéis (dB) mais baixo.
Liquidificador Portátil
Quem vive sozinho e tem uma rotina mais agitada nem sempre se alimenta com calma em casa. Pensando nisso, surgiram os liquidificadores portáteis, que são compactos e podem ser levados para todos os lugares.
Além de terem um tamanho pequeno, esses produtos muitas vezes funcionam a partir de bateria. Com isso, sequer precisam estar conectados na tomada para que possam ser utilizados.
Todavia, é válido saber que essas opções não apresentam uma potência ou capacidade elevadas e são mais indicadas para o preparo de shakes e bebidas simples.
Perguntas Frequentes:
O liquidificador é um produto muito conhecido pela maioria das pessoas. Entretanto, é comum ainda existirem algumas dúvidas a respeito dele.
Logo, abaixo iremos responder as perguntas mais recorrentes a respeito desse eletrodoméstico, confira:
Qual é a função do liquidificador?
Basicamente, a função principal de um liquidificador é a de liquidificar os alimentos, um processo que é muito similar ao de triturá-los.
Para executar essa funcionalidade ele é produzido com lâminas que giram em alta velocidade e realizam pequenos cortes muito precisos nos ingredientes. Assim, irão passar do estado sólido para o líquido.
Esse produto também pode ser usado para criar emulsões ou misturas. Por conta disso, é indicado para o preparo de bolos, tortas, cremes e muito mais.
Qual o melhor liquidificador para bolos e massas?
Em tese qualquer liquidificador pode ser utilizado para preparar bolos e massas, mas existem ressalvas. Isso porque dependendo da densidade da receita os modelos com menor potência não são indicados.
Dessa forma, para esse tipo de preparo o ideal é investir em um produto com potência acima de 800 watts e que venha com jarra com capacidade de 2 litros ou mais.
Qual o modelo ideal para triturar gelo?
Para que um liquidificador consiga triturar gelo com eficiência é necessário que ele alie alta potência com o tipo de lâmina correta.
Sendo assim, para essa forma de uso é interessante investir em opções acima de 900 watts e que venham com lâminas serrilhadas, pois essas são as mais indicadas para alimentos duros ou congelados.
Como deixar as lâminas do liquidificador afiadas?
As lâminas de um liquidificador são criadas de modo que se mantenham afiadas por anos. Porém, dependendo da intensidade de uso pode acontecer de elas irem perdendo o seu corte.
Caso isso ocorra com você existem alguns métodos de afiar as lâminas. Os mais comuns são o de colocar cascas de ovos ou sal grosso dentro desse produto e ligá-lo diversas vezes até que sejam transformados em pó.
Em seguida, basta retirar o restante das cascas ou do sal da jarra do liquidificador e lavá-la normalmente.
Qual o Melhor Liquidificador de 2024?
Determinar qual é o melhor liquidificador não é nada fácil, visto que existem muitos pontos a serem levados em consideração para chegar a essa conclusão. No entanto, após os testes dos nossos especialistas o que ganhou esse título foi o Oster Full OLIQ610 1400.
Esse modelo funciona a uma potência de 1400 watts, sendo capaz de triturar até os alimentos mais duros sem dificuldades, e é equipado com uma jarra plástica antimicrobiana com capacidade de 3,2 litros, que é resistente e leve.
Ele oferece aos cozinheiros 15 velocidades mais a função pulsar, possui um design moderno de linhas quadradas e acompanha uma tampa medidora de 100 ml, que pode ser usada para medir os ingredientes da receita.
Além disso, na jarra do produto há uma graduação, permitindo verificar exatamente a quantidade de líquido ou massa que está em seu interior.
Por todos esses motivos, o melhor liquidificador de 2024 é Oster Full OLIQ610 1400.
Melhor Liquidificador em Custo Benefício
Se o que você deseja é adquirir um liquidificador de qualidade e que não custe caro, então invista no Mondial Turbo Inox L-1200, que recebeu o título de melhor em custo benefício.
Essa opção vem com uma jarra criada em SAN Cristal com capacidade de 3 litros, que é altamente resistente e não fica com cheiros, e possui um motor de 1200 watts de potência.
Ela é equipada com 4 lâminas serrilhadas e 2 lisas, que são capazes de triturar até os alimentos mais duros, e conta com um filtro, que é ideal para o preparo de sucos e retém a semente e o bagaço das frutas.
Esse modelo disponibiliza 12 velocidades mais a função pulsar e tem uma tampa graduada removível de 40 ml, que pode ser utilizada para medir os ingredientes da receita.
Outro diferencial é que o produto apresenta o recurso Auto Limpeza, que torna a sua higienização mais fácil e prática, e é feito com base antiderrapante, que visa uma maior segurança durante o uso.
Logo, o melhor liquidificador em custo benefício de 2024 é o Mondial TurboInox L-1200.
O que deve ser usado para limpar o liquidificador?
Para que o liquidificador se mantenha funcionando corretamente e não apresente contaminações e impurezas é fundamental realizar a sua limpeza de forma adequada.
O principal cuidado deve ser tomado com a jarra, visto que é nela que as receitas são preparadas. Com isso, sempre após o uso é necessário fazer a lavagem do copo utilizando água, sabão e detergente ou sabão neutro.
Se as lâminas do seu liquidificador forem removíveis é um pouco mais simples de deixá-las limpas. Porém, caso não sejam, pode-se utilizar esponjas com cabo alongado ou de tamanho menor para tirar toda a sujeira.
Além disso, se o produto que se tem em casa oferece a função de autolimpeza vale a pena usá-la também, visto que esse recurso facilita bastante a higienização.
Depois que a jarra estiver limpa pode-se a deixar secar naturalmente ou secá-la com o auxílio de um pano.
Já para remover qualquer sujidade da base do liquidificador é indicado passar um pano úmido com álcool ou desengordurante.
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.