As roupas são a forma de uma pessoa expressar a sua personalidade e devem estar sempre limpas e sem amassados para transmitir uma boa imagem. E para eliminar dobras, vincos e o aspecto amarrotado os ferros de passar roupa são o melhor produto.
Utilizado há anos no mundo todo, o primeiro modelo desse item foi inventado em 1882, mas desde o século IV já existiam métodos para passar as roupas, principalmente femininas.
Com isso, com o decorrer dos anos muitas foram as mudanças pelo qual os ferros passaram e, se antes existiam apenas as opções a brasa ou elétricas, hoje já temos até mesmo as a vapor.
Portanto, nesse artigo nossos especialistas reuniram os melhores ferros de passar roupa de 2024. Quer saber quais são eles? Então, continue com a leitura!
Melhores Ferros de Passar de 2024
- Ferro de Passar a Vapor Black+Decker FX2100
- Ferro de Passar a Vapor Mondial F-32
- Ferro de Passar Black+Decker VFA1110TM2
- Ferro a Vapor Mallory Jupiter
- Ferro de Passar a Vapor Black+Decker FX1000
- Ferro de Passar Electrolux Easyline SIE70
- Ferro de Passar a Vapor Singer Steamchoice
- Ferro de Passar a Vapor Arno Smartgliss FSC1
Os ferros de passar roupa estão presentes em casas, lojas, lavanderias e muitos outros locais no qual é necessário deixar os tecidos sem amassados.
Eles são muito eficientes, práticos, relativamente fáceis de usar e, executando as técnicas da forma correta, em poucos minutos deixam as roupas prontas para uso.
Contudo, em meio a ampla variedade de modelos existentes desse produto, alguns se destacam mais do que outros. Por isso, criamos uma lista com os melhores ferros de passar de 2024.
Critérios de Escolha: Ferro de Passar Roupa
Muitas pessoas acham que todos os ferros de passar são iguais e que não existem diferenças entre as opções disponíveis para compra.
No entanto, esse é um grande engano e há uma série de características que se alteram de modelo para modelo e que interferem diretamente na performance desse eletrodoméstico.
Sendo assim, para te auxiliar na hora de comprar um desses, abaixo iremos mostrar tudo o que deve ser analisado para escolher o melhor ferro de passar roupa.
Tipo
Atualmente existem basicamente dois tipos de ferro de passar: os a seco e os que funcionam a partir de vapor.
As opções a seco são as mais baratas e leves e costumam ser produzidas com base de alumínio, que é um material que esquenta rapidamente. Elas são ótimas para tecidos mais fluídos e cansam menos os braços durante a sua utilização.
Entretanto, os ferros a seco não são os mais indicados para tecidos pesados, pois nesses casos irão demorar um tempo maior para desamassá-los.
Por outro lado, os modelos a vapor são equipados com um reservatório, no qual deve-se colocar água para que ela aqueça e se torne vapor. Esse vapor consegue umedecer um pouco os tecidos e os deixam mais maleáveis, o que torna o processo de remover amassados mais fácil.
Outra vantagem dos ferros de passar a vapor é que eles também podem ser usados a seco, logo são praticamente 2 em 1. Porém, custam um pouco mais caro e são mais pesados.
Material da base
Os ferros de passar roupa podem ser produzidos com bases de diferentes materiais, sendo que os mais comuns são o alumínio e a cerâmica.
O alumínio está presente nos modelos com valor mais em conta e tem como vantagem aquecer e esfriar de maneira bastante rápida. Todavia, ele não consegue manter uma temperatura constante por longos períodos e não desliza tão facilmente.
A cerâmica, por sua vez, é encontrada nos ferros que custam um pouco mais caro. Todavia, se destaca por deslizar muito bem pelos tecidos, manter uma temperatura estável e ainda ser antiaderente. Graças a isso, dificilmente irá grudar nos tecidos.
Além disso, existem também modelos que são criados com revestimentos especiais, que conferem essa característica de antiaderência, como é o caso do duraliss, ceramic gliss, steamglide e durilium.
Portanto, se a ideia é evitar ao máximo acidentes durante o processo de passar as suas roupas, invista em um ferro de passar que seja produzido em cerâmica ou que tenha algum desses revestimentos.
Consumo energético
Os ferros de passar roupa estão entre os eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Inclusive, estudos mostram que eles ficam atrás apenas do chuveiro, forno elétrico, lava-louças e secadora de roupas.
Por conta disso, caso se faça um uso intenso desse produto é fundamental investir em um modelo que seja mais econômico e a melhor forma de descobrir qual é o gasto energético de um ferro de passar é checando o seu consumo, que é definido em kW/h.
O problema é que nem todos os fabricantes disponibilizam essa informação aos consumidores, mas é possível descobri-la a partir da sua potência.
A potência é definida em watts e o consumo de energia é calculado em quilowatts (kW). Logo, um kW representa 1.000 watts, então para saber o consumo desse produto basta dividir a sua potência por mil.
Feito isso, para descobrir qual será o gasto de energia durante um mês é necessário multiplicar o valor dos quilowatts pelas horas de uso em 30 dias.
Sendo assim, se um ferro possui 1.200 watts de potência e você pretende usá-lo cerca de 3 horas no mês o cálculo será: (1200 / 1000) x 3 = 3,6 kW.
Dessa forma, se o modelo que está pensando em adquirir não tem especificado o seu consumo enérgico faça essa conta e analise se ele apresenta um baixo ou alto consumo de energia.
Peso
Mais acima te falamos que os ferros de passar roupa a seco são mais pesados do que os a vapor. Contudo, o peso desse eletrodoméstico costuma variar até mesmo entre os modelos do mesmo tipo.
Com isso, atualmente existem opções que são mais leves ou mais pesadas e qual escolher depende muito da sua forma de uso.
Quem utiliza esse produto por horas seguidas deve sempre dar preferência aos que são mais leves e pesam menos de 1 kg. Assim, o cansaço nos braços será menor.
Recursos adicionais
Os ferros de passar atuais podem oferecer funcionalidades extras que buscam deixar o processo de desamassar as roupas mais fácil e prático.
Deste modo, os principais recursos adicionais que podem ser encontrados nesse eletrodoméstico são:
- Spray de água: É uma saída de água que vem embutida no produto e tem como função umedecer os tecidos para que suas fibras desamassem com maior facilidade.
- Borda Salva-Botões: Fica localizada na parte dianteira do ferro de passar e possui como finalidade alcançar os espaços entre os botões ou zíperes para que nenhuma parte da peça fique sem passar.
- Função Autolimpante: De tempos em tempos recomenda-se higienizar a base desse eletrodoméstico para prolongar a sua vida útil e evitar sujidades e manchas nas roupas. No entanto, alguns modelos contam com a função autolimpante, que realiza esse processo automaticamente.
- Vapor vertical: Possibilita passar as roupas diretamente no cabide, de modo parecido ao das passadeiras a vapor.
Review dos Melhores Ferros de Passar de 2024
Agora que você já está sabendo tudo o que deve analisar para escolher o ferro de passar ideal para a sua casa, chegou o momento de te mostrarmos quais são os melhores modelos disponíveis para compra.
Para selecioná-los, nosso time de experts executou uma série de testes e incluiu nessa lista apenas os produtos que apresentaram as performances mais satisfatórias. Então, confira abaixo quais foram os modelos escolhidos:
Ferro de Passar a Vapor Black+Decker FX2100
O ferro de passar a vapor FX2100 da Black+Decker funciona a uma potência de 1.200 watts e pode ser utilizado para passar as roupas a seco ou a vapor.
Ele conta com uma base com revestimento antiaderente, que evita acidentes e desliza muito bem sobre as peças, atinge uma temperatura de até 200ºC e permite ao usuário adequar o seu funcionamento de acordo com o tipo de tecido.
Essa opção oferece ajuste da intensidade do vapor, tem um spray de água frontal, que auxilia na remoção de rugas e dobras mais resistentes, e possui acabamento poupa botões em toda a sua lateral.
O produto é ainda compacto e leve e conta com luz indicadora de funcionamento e sistema autolimpante.
O ponto negativo é que nele há um cabo mais curto que, por mais que gire em 360º, acaba limitando a sua utilização em locais que não são tão próximos de tomadas.
Na linha de ferros de passar da Black+Decker encontra-se o FX1000, que é o mais similar com esse. Entretanto, o FX1000 é mais pesado e vendido a um valor mais baixo. No mais, ambos são praticamente iguais.
- Pode ser usado a seco ou com vapor
- Base com revestimento antiaderente
- Tem ajuste de intensidade de vapor
- Possui spray de água frontal
- Acabamento poupa botões em toda a lateral
- Cabo mais curto
Ferro de Passar a Vapor Mondial F-32
Muito moderno e completo, o ferro de passar a vapor Mondial F-32 é produzido com uma base antiaderente, que desliza suavemente pelos tecidos.
Ele pesa apenas 620 gramas, funciona a uma potência de 1.200 watts, tem um reservatório de água com capacidade para 125 ml e é equipado com borda salva botões e função autolimpante.
O produto apresenta um seletor de temperatura, que permite ao usuário escolher entre seis tipos de tecido, e possui um controle de saída de vapor, que pode ser ajustado conforme a necessidade.
Outro diferencial é que esse modelo apresenta o recurso de vapor vertical, possibilitando passar as roupas diretamente no cabide, e conta com um spray umidificador, que auxilia na remoção dos vincos mais difíceis.
Todavia, é importante destacar que esse é um ferro de passar que possui uma base menor e, dependendo da posição em que é utilizado, vaza um pouco de água.
Inclusive, ele é bastante similar ao da Black+Decker que citamos acima. Porém, o da Black+Decker é mais leve e custa um pouco mais caro.
- Base com revestimento antiaderente
- Função autolimpante
- Spray umidificador
- Pesa somente 620 gramas
- Controle de saída de vapor
- Tamanho menor
- Em algumas posições vaza bastante água
Ferro de Passar Black+Decker VFA1110TM2
Criado com um design tradicional, esse ferro de passar roupa da Black+Decker tem funcionamento a seco e disponibiliza sete níveis de temperatura aos usuários.
Ele é confeccionado com base em alumínio polido, possui um cabo anatômico com giro em 360º, que confere maior liberdade de movimentação, e apresenta uma alça ergonômica, sendo muito confortável de usar.
Essa opção conta com uma área frontal poupa-botões, que atinge até os menores espaços nas roupas, e recebe uma pintura especial cromada, que é mais resistente a riscos.
Nela há ainda uma base maior, que otimiza a utilização, sua potência é de 1.100 watts e seu peso é de 780 gramas.
A desvantagem é que esse modelo não permite o seu uso com vapor e nem possui revestimento antiaderente.
E no mercado nacional praticamente não se encontram mais ferros de passar como esse, que funcionam apenas a seco. Logo, não é possível compará-lo com outros produtos.
- Base mais larga de alumínio polido
- Sete níveis de temperatura
- Parte frontal poupa-botões
- Alça ergonômica
- Cabo giratório em 360º
- Somente funciona a seco
- Não tem revestimento antiaderente
Ferro a Vapor Mallory Jupiter
Esse ferro de passar da Mallory é 2 em 1, permite a sua utilização na versão a seco ou com vapor e apresenta uma potência de 1.200 watts.
Ele é produzido com um reservatório de água fácil de abastecer e conta com um acionador de vapor, que pode ser ajustado conforme a necessidade do usuário e o nível de amassado das roupas.
Essa opção possui uma base antiaderente superdeslizante, que desliza facilmente pelos tecidos, e tem uma lateral salva botões, que se adapta até aos menores vincos e espaços das peças.
Além disso, nela há um cabo giratório em 360º, que dá uma maior liberdade de movimentação ao usuário, e encontram-se 19 saídas de vapor, que tornam o processo de desamassar as roupas muito mais simples.
Porém, esse é um ferro de passar que é leve e não atinge uma temperatura muito elevada. Então, acaba pecando um pouco na performance com tecidos muito amassados ou pesados.
E tanto no valor, quanto nas características, esse modelo é parecido com o Mondial F-32 que falamos acima. O da Mondial possui sistema autolimpante e spray frontal, mas custa mais caro.
- Funciona a seco e com vapor
- Base antiaderente superdeslizante
- Lateral salva botões
- Cabo giratório em 360º
- Conta com 19 saídas de vapor
- Não tem uma eficiência tão boa em tecidos pesados
- Sem sistema autolimpante
Ferro de Passar a Vapor Black+Decker FX1000
O ferro de passar a vapor Black+Decker FX1000 já foi citado nesse artigo quando falamos do FX2100 da mesma marca, pois são bastante similares.
Com isso, esse é um modelo ideal para o dia a dia, que conta com base feita com revestimento antiaderente, que desliza facilmente sobre os tecidos, e apresenta 1.200 watts de potência.
Ele pode ser utilizado a seco ou com vapor, tem sistema autolimpante, que é muito prático, e possui um spray frontal, que é ideal para auxiliar na remoção de amassados e rugas mais resistentes.
O produto vem também com ajuste da intensidade do vapor, que pode ser adequado conforme a necessidade, é equipado com acabamento poupa botões em toda a sua lateral e apresenta luz indicadora de funcionamento.
A desvantagem é que o reservatório de água desse ferro não tem tampa e pode vazar dependendo da posição em que for colocado.
- Base com revestimento antiaderente
- Boa potência
- Sistema autolimpante
- Possui spray frontal
- Tem ajuste da intensidade de vapor
- Reservatório de água sem tampa
Ferro de Passar Electrolux Easyline SIE70
O ferro de passar Easyline da Electrolux funciona a seco ou a vapor e permite ao usuário escolher entre dois níveis de vapor, conforme às suas preferências ou necessidades.
Ele é feito com uma base antiaderente, que desliza sem dificuldades em todos os tipos de tecido, e possui um cabo inteligente, que apresenta um encaixe perfeito e é muito fácil de guardar.
O produto conta com um reservatório de água transparente com capacidade de 250 ml, sendo um dos maiores da categoria, e tem sistema antigotejamento, que evita a ocorrência de pingos de água nas roupas.
Além disso, essa opção oferece a possibilidade de utilizar o vapor vertical, que serve para peças que estão em cabides, e possui borda salva botões e sistema de autolimpeza.
O ponto negativo é que esse modelo não vem com cabo giratório, o que acaba limitando um pouco a movimentação, e dependendo da temperatura pode vazar água.
A Electrolux possui outros ferros de passar disponíveis para compra que são similares a esse. Inclusive, um que é parecido é o ESI10. Todavia, o ESI10 tem um reservatório com capacidade de 200 ml e seu valor é mais alto.
- Dois níveis de vapor
- Base antiaderente
- Reservatório transparente de alta capacidade
- Sistema antigotejamento
- Possui a função vapor vertical
- Seu cabo não é giratório
- Pode vazar água com temperaturas mais altas
Ferro de Passar a Vapor Singer Steamchoice
Criado com um design compacto e fácil de manusear, esse ferro de passar roupa da Singer tem como principal diferencial o seu cabo de 2,7 metros, que permite o seu uso até mesmo longe das tomadas.
Nele encontra-se uma base de cerâmica premium com revestimento antiaderente ArmorGlide e há um reservatório de água com capacidade para 260 ml.
Essa opção aquece em apenas 60 segundos, tem sistema antigotejamento e, para maior segurança, desliga automaticamente se ficar 30 segundos sem movimentação.
Ela oferece controle de temperatura analógico, conta com filtro anti-cálcario, que permite o seu uso até mesmo com água da torneira, disponibiliza um vapor extraforte para tecidos mais difíceis e possui sistema autolimpante.
Entretanto, as letras de identificação do seletor de temperatura desse modelo são pequenas, dificultando a leitura, e esse é um produto mais pesado.
Na mesma faixa de valor está o ferro de passar Electrolux Easyline SIE70, que mostramos acima. Porém, o da Electrolux é mais leve, não apresenta filtro anti-cálcario e não tem desligamento automático.
- Cabo de 2,7 metros
- Base de cerâmica premium com revestimento antiaderente
- Aquece em somente 60 segundos
- Sistema antigotejamento
- Desliga automaticamente após um tempo sem uso
- Seletor de temperatura com letras muito pequenas
- É mais pesado
Ferro de Passar a Vapor Arno Smartgliss FSC1
O ferro de passar Arno Smartgliss se destaca pela sua exclusiva Smart Technology, que mantém uma temperatura constante e ideal para passar diversos tipos de tecido sem queimá-los.
Ele apresenta uma potência de 1.520 watts, tem sistema de desligamento automático se ocorrer inatividade por mais de 30 segundos na horizontal e 8 minutos na vertical e conta com base de cerâmica.
O produto é desenvolvido com um design ergonômico, possui sistema Corta-Pingos e é equipado com um tanque de água com capacidade para 200 ml.
Pensando em economizar energia, essa opção disponibiliza a função Eco, que é mais econômica, e ainda oferece os recursos de Vapor Vertical + Spray e Super Vapor Extra, que auxiliam na remoção de vincos e amassados mais intensos.
A desvantagem é que esse é o ferro de passar mais pesado da nossa lista, pesando 1,650 kg.
E por funcionar com esse sistema inteligente sem seletor de temperatura, no mercado nacional não existem outros modelos que sejam similares. Então, caso essa tecnologia te agrade, vale a pena investir nesse eletrodoméstico da Arno.
- Exclusiva Smart Technology
- Desliga automaticamente após períodos de inatividade
- Alta potência
- Sistema corta-pingos
- Função Eco para economia de energia
- Pesa quase 2 kg
Como limpar corretamente o seu Ferro de Passar
Os ferros de passar roupa devem ser limpos com frequência para prolongar a sua vida útil, manter o seu bom funcionamento e evitar manchas nos tecidos.
Esse processo de limpeza pode ser realizado de diferentes maneiras e hoje já existem modelos que são equipados com um sistema autolimpante, que facilita o dia a dia dos usuários.
No entanto, caso o seu ferro não tenha esse recurso e apresente revestimento antiaderente, é possível higienizá-lo utilizando apenas um pano úmido com água sempre após a utilização.
Para opções feitas com outros materiais, como o alumínio, e que estejam com manchas escuras na sua base, indica-se a limpeza com água, detergente e uma esponja macia ou água e uma colher de bicarbonato. Após remover as manchas basta enxaguar a base do ferro com um pano umedecido apenas com água.
Ferro de Passar a Vapor – Qual o Melhor?
Como você pôde conferir, existem muitos ferros de passar de qualidade. Contudo, o que foi classificado pelos nossos especialistas como o melhor é o Black+Decker FX2100.
Esse modelo é produzido com base com revestimento antiaderente, que evita que grude nas roupas e desliza facilmente, e conta com uma potência de 1.200 watts.
Ele pode ser usado a seco ou a vapor, atinge uma temperatura máxima de 200ºC e permite ajustar o seu funcionamento conforme o tecido que será passado.
O produto tem ajuste da intensidade do vapor, é criado com um tamanho compacto e leve e é produzido com um acabamento poupa botões em toda a sua lateral.
Nele há também um spray de água frontal, que facilita a remoção de rugas e dobras mais resistentes, e encontra-se luz indicadora de funcionamento e sistema autolimpante.
Portanto, o melhor ferro de passar roupa de 2023 é o Black+Decker FX2100.
Melhor Ferro de Passar em Custo Benefício
Quem busca por um ferro de passar de qualidade e valor acessível pode adquirir sem medo o Mondial F-32, que foi eleito o melhor em custo benefício.
Essa opção apresenta uma potência de 1.200 watts e tem uma base antiaderente, que desliza sem dificuldades pelos tecidos.
Ela é equipada com um reservatório de água com capacidade para 125 ml, tem borda salva botões em toda a sua lateral e apresenta um controle de saída de valor, que pode ser adequado conforme às preferências do usuário.
Esse modelo oferece a função autolimpante, que é muito prática, e vem com um seletor de temperatura, que possibilita selecionar entre seis tipos de tecido.
Além disso, o produto disponibiliza o recurso de vapor vertical, sendo possível passar as roupas diretamente no cabide, e tem um spray umidificador, que é ideal para auxiliar na remoção dos vincos mais difíceis.
Por todos esses motivos, o melhor ferro de passar em custo benefício é o Mondial F-32.
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.