A internet sem fio já é uma realidade na maioria das casas, comércios e empresas brasileiras e é usada para conectar smart TVs, computadores, celulares e muitos outros dispositivos eletrônicos.
No entanto, para aproveitar de um sinal de qualidade, amplo e que não fique oscilando é preciso ter um roteador WI-FI que seja eficiente e garanta uma boa conexão em todos os pontos do local.
Porém, diversos fatores interferem nisso e nem sempre é fácil de saber quais produtos realmente valem a pena. Por isso, para escrever esse artigo nosso time de especialistas executou inúmeros testes e reunimos aqui os melhores roteadores wireless (WI-FI) de 2024. Se quiser conhecê-los, basta continuar lendo!
Melhores Roteadores WI-FI de 2024
- Roteador WI-FI TP-Link Archer AX1500
- Roteador WI-FI TP-Link Archer C60 AC1350
- Roteador WI-FI Mercusys MW301R
- Roteador WI-FI Dual Band RF 1200 Intelbras
- Roteador WI-FI D-Link DIR-615
- Roteador WI-FI Tenda AC5V3
O roteador WI-FI é um aparelho que tem como função principal distribuir internet para um ou mais dispositivos sem a necessidade de fios.
Ele trabalha em conjunto com o modem, que conta com as informações da rede, e ambos esses produtos são conectados entre si através de um cabo ethernet.
E, por conta do fato de hoje em dia as pessoas estarem usando cada vez mais a internet na sua rotina, os roteadores passaram a ser produzidos em incontáveis modelos e por diversas marcas, como Intelbras, TP-Link, D-Link e muito mais.
No entanto, nem todas as opções são realmente boas e eficientes. Pensando nisso, reunimos aqui os roteadores WI-FI que mais se destacaram em nossos testes de eficiência e são os preferidos dos consumidores.
Review dos Melhores Roteadores Wireless de 2024
Se você busca por um roteador wireless, saiba que modelos disponíveis para compra é o que não falta.
Contudo, na hora da escolha sempre surgem dúvidas se o produto é bom, se ele irá se adaptar as suas necessidades, se é durável e oferece um sinal de qualidade e assim por diante.
Dessa forma, para te ajudar, fizemos diversas pesquisas e criamos uma lista com os melhores roteadores de 2024, confira quais são os selecionados:
Roteador WI-FI TP-Link Archer AX1500
O roteador WI-FI Archer AX1500 é produzido com uma CPU de três núcleos, sendo capaz de oferecer um desempenho avançado mesmo com grandes quantidades de transferência de dados, e apresenta uma resposta instantânea aos cliques.
Ele conta com uma taxa de modulação mais alta e possui a tecnologia Wi-Fi 6, que consegue transmitir os dados com eficiência, garantindo conversas de áudio e vídeo sem falhas, melhores velocidades de jogo e carregamento instantâneo de vídeos.
Outra tecnologia encontrada nessa opção é a Beamforming, que associada as 4 antenas de alto ganho, gera um sinal WI-FI forte e confiável em ambientes de até 160 m², tendo um amplo alcance.
Mais um diferencial é que a instalação desse roteador é muito fácil de ser realizada e nele há ainda os recursos Controle dos Pais e QoS, que serve para priorizar dispositivos e aplicativos visando um desempenho mais rápido quando necessário.
No dia a dia esse roteador mostrou um excelente desempenho e não somente oferece um sinal WI-FI intenso, rápido e estável, como também tem um amplo alcance e, mesmo a longas distâncias, a conexão se mantém sem alterações. O ponto negativo é o seu valor, que é mais alto.
- CPU de três núcleos
- Taxa de modulação mais alta
- Ideal para espaços maiores
- Tecnologia WI-FI 6
- Recursos Controle dos Pais e QoS
- Valor elevado
Roteador WI-FI TP-Link Archer C60 AC1350
Projetado especialmente para atividades online de alto tráfego, esse roteador WI-FI da TP-Link oferece uma conexão mais rápida que o antigo padrão 802.11n e garante maior velocidade, potência e capacidade wireless.
Ele apresenta uma conectividade WI-FI com duas bandas simultânea, totalizando uma velocidade de transmissão de até 867 Mbps, e conta com 5 antenas, sendo 3 em 2,4 GHz e 2 em 5 GHz, que foram organizadas alternadamente para otimizar o sinal.
O produto realiza uma transmissão de internet com máxima cobertura e redução das interferências e tem o recurso Controle dos Pais, no qual é possível criar bloqueios de URL e gerenciar como e quando os dispositivos conectados podem acessar a internet.
Mais um diferencial é que essa opção é criada com um design moderno, que se adequa a todas as decorações, e sua instalação é realizada a partir de um aplicativo, o que na prática se mostrou muito simples e fácil.
Já falando sobre o funcionamento desse roteador, é válido destacar que o aparelho cria um sinal estável e realiza uma transmissão eficiente até a distâncias mais longas. Porém, sua velocidade de transmissão não é tão alta.
- 5 antenas
- Conectividade WI-FI com duas bandas
- Bom alcance
- Design moderno
- Fácil de instalar
- Velocidade de transmissão mediana
Roteador WI-FI Mercusys MW301R
Produzido com 2 antenas de 5 dBi, que atuam para aumentar a sensibilidade da recepção de sinal, o roteador WI-FI Mercusys MW301R apresenta uma taxa máxima de transmissão de 300 Mbps.
Ele apresenta uma instalação descomplicada, que pode ser realizada em apenas 3 passos e sem a necessidade de um técnico, e conta com padrões de criptografia WPA/WPA2, que garantem uma conexão wireless livre de invasores.
Esse modelo oferece também os recursos Controle dos Pais, que permite gerenciar quando e como os dispositivos conectados podem acessar a internet, e Rede para convidados, que serve para manter a rede principal segura e possibilita criar uma separada para pessoas de fora.
Outra vantagem é que essa opção tem 3 anos de garantia, é vendida a um preço muito acessível e é bivolt.
Inclusive, de acordo com os nossos especialistas, esse roteador é o tradicional bom e barato. Isso porque o aparelho possui um funcionamento satisfatório e é ideal para uso caseiro. Entretanto, seu alcance não é muito amplo.
- Fácil de instalar
- Bom preço
- 3 anos de garantia
- Funcionalidades Controle dos Pais e Rede para Convidados
- Padrões de criptografia WPA/WPA2
- Não tem um elevado alcance
Roteador WI-FI Dual Band RF 1200 Intelbras
Esse roteador wireless da Intelbras funciona a partir da tecnologia AC, que atua nas frequências de 2, 4 e 5 Ghz e assegura uma conexão WI-FI mais veloz e estável.
Ele apresenta uma velocidade máxima de transmissão de 867 Mbps e conta com 4 antenas fixas externas de 5 dBi e 3 portas LAN.
Esse modelo tem uma instalação simplificada, que é realizada a partir de um aplicativo disponível para dispositivos Android e iOs, e é indicado para planos de internet de até 100 mBs, podendo ser usado em casas, apartamentos e escritórios.
Além disso, o aparelho é compatível com conexões IPv6, garantindo mais segurança e privacidade aos usuários, e oferece ao gerenciador a possibilidade de controlar o acesso a sites, verificar quem está conectado em sua rede, criar uma rede de visitantes e muito mais.
Para saber qual é a performance desse roteador nosso time de especialistas o utilizou por alguns dias. Na prática o produto funcionou bem e não apresentou instabilidades, no entanto ele apenas é indicado para velocidades de internet de até 100 mb, então caso você tenha uma conexão acima disso não irá ficar satisfeito.
- Tecnologia AC de transmissão
- Fácil de instalar
- Compatível com conexões IPv6
- Diversas funcionalidades extras
- Reproduz um sinal estável
- Somente é indicado para velocidades de até 100 mB
Roteador WI-FI D-Link DIR-615
Essa opção de roteador WI-FI se destaca por também poder ser utilizada como repetidor e consegue ampliar o alcance da conexão wireless da rede sem o uso de cabos.
Ela é equipada com 2 antenas, que ajudam a melhorar a distribuição do sinal no ambiente, e oferece uma velocidade máxima de transmissão de 300 Mbps, que é ideal para ver vídeos e acessar as redes sociais.
O produto tem um alcance de até 100 m², é compatível com conexões IPv6 e conta com os recursos Filtro de Sites e Controle de Pais, que possibilita gerenciar os conteúdos que são acessados.
Ele é produzido com um tamanho compacto e que não chama atenção, possui 5 portas, sendo 4 LAN e 1 WAN, e sua garantia é de 5 anos.
E, por mais que esse seja um roteador simples, o aparelho cumpre o que promete e apresenta um sinal WI-FI estável e intenso. No entanto, seu funcionamento é melhor em ambientes pequenos, do que nos maiores e repletos de obstáculos.
- Também pode ser usado como repetidor
- Compatível com conexões IPv6
- Garantia de 5 anos
- Sinal WI-FI forte e sem instabilidades
- Filtro de Sites e Controle de Pais
- Funciona melhor em ambientes pequenos
Roteador WI-FI Tenda AC5V3
Esse roteador WI-FI da Tenda conta com uma tecnologia integrada de banda dupla, que combina sinais de 2,4 e 5 GHz e consegue alocar a banda mais rápida automaticamente para os dispositivos pareados a partir do seu sistema de otimização dinâmica.
Ele oferece uma velocidade de conexão wireless de até 1.167 Mbps e possui suporte para o protocolo IPv6, que reduz o tempo de transmissão dos dados e minimiza atrasos, sendo ideal para jogos.
Essa opção é muito fácil de instalar e pode ser configurada através do aplicativo Tenda WI-FI, que permite acesso aos recursos Controle dos pais, no qual é possível gerenciar o tempo e os conteúdos acessados pelas crianças, e Rede de Convidados.
Nela há ainda 4 antenas de 6 dBi, 3 portas LAN e 1 porta WAN e encontra-se o protocolo de segurança WPA2, que previne invasões na rede.
Durante a utilização esse produto atendeu às expectativas e tudo o que é especificado pela fabricante realmente é comprovado na prática. Mas alguns consumidores afirmam que quando o roteador é desligado ou há queda de energia ocorre perda das suas configurações.
- Tecnologia integrada de banda dupla
- Direciona o sinal mais intenso para os dispositivos conectados
- Fácil de instalar e configurar
- 4 antenas de 6 dBi
- Oferece uma rede rápida e estável
- Pode perder as configurações em caso de quedas de energia
Critérios de Escolha: Roteador Wireless / WI-FI
Uma das piores coisas é tentar utilizar uma rede WI-FI e não conseguir por conta de sinal fraco ou instabilidades.
Infelizmente isso é algo que acontece com frequência e que pode ser causado por uma série de problemas, inclusive devido a um roteador de baixa qualidade.
Por conta disso, é fundamental investir em um aparelho que seja eficiente, consiga realizar uma transmissão do sinal estável e se adapte ao local e tipo de uso. Porém, na hora da compra nem sempre é fácil de chegar a uma conclusão.
Logo, para te ajudar com essa tarefa, a seguir explicamos tudo o que deve ser analisado para escolher o melhor roteador WI-FI conforme às suas necessidades.
Velocidade de transmissão
A velocidade de transmissão do sinal de um roteador WI-FI irá depender da sua frequência de funcionamento e também da velocidade da internet do local.
Por isso, para fazer uma boa escolha é necessário primeiramente checar se o produto que está pensando em adquirir é compatível com a internet contratada. Caso contrário, você poderá se frustrar.
Em seguida deve-se checar a velocidade máxima atingida pelo roteador em si e essa é uma características que varia bastante entre os modelos disponíveis.
Dessa forma, as opções que funcionam a uma frequência de 2.4 GHz costumam oferecer uma velocidade de transmissão de 150 a 600 Mbps.
Já as de 5 GHz começam em 867 Mbps e podem passar dos 1.300 Mbps, sendo que as mais indicadas para quem busca por alta velocidade são as de 1.200 e 1.300 Mbps.
Frequência
Conforme te explicamos acima, a frequência de um roteador WI-FI está relacionada a sua velocidade de funcionamento e ao alcance do seu sinal e atualmente varia entre 2.4 e 5 GHz.
Os modelos com frequência de 2.5 GHz são os mais antigos e tradicionais e suportam taxas de 450 a 600 Mbps. Eles são ideais para ambientes maiores e distâncias longas e funcionam muito bem para uma utilização simples, como a de acessar redes sociais e ver vídeos.
No entanto, os roteadores de 2.4 GHz são mais susceptíveis a interferências do sinal e não irão garantir uma velocidade de conexão elevada.
Por outro lado, nas opções de 5 GHz a velocidade da internet pode alcançar mais de 1 Gbps, sendo uma excelente escolha para quem tem o costume de jogar online ou acessar conteúdos mais pesados.
Os aparelhos desse tipo permitem um maior número de dispositivos conectados sem prejudicar a sua performance e há uma alta estabilidade e poucas interferências. Contudo, o seu alcance é menor.
Além disso, vale a pena saber que existem roteadores chamados de Dual Band, que operam com duas frequências. Então, cheque qual se adapta melhor ao seu tipo de uso.
Antenas
As antenas são responsáveis pela amplitude do sinal emitido pelo roteador wireless e fazem toda a diferença principalmente em locais que possuem muitos obstáculos, como paredes, móveis e afins.
Deste modo, é possível encontrar aparelhos equipados com 2 a 6 antenas, que se adaptam a diferentes ambientes.
Os modelos com 2 ou 3 antenas são uma boa escolha para espaços amplos e com poucos obstáculos. Neles uma antena recebe o sinal e a outra o emite ou vice versa, tendo um funcionamento bastante simples.
Os roteadores com 5 ou 6 antenas, por sua vez, são uma boa opção para ambientes maiores, no qual é necessário que o sinal tenha um alcance mais amplo, como é o caso de empresas.
Mas, é importante saber, que existem também produtos que não contam com antenas externas e somente são produzidos com as internas. Portanto, caso veja um desses para comprar, basta ler nas suas especificações que descobrirá a quantidade presente neles.
Recursos Extras
Os roteadores WI-FI não somente conseguem ampliar o sinal da internet, como também podem oferecer algumas funções extras que tornam a sua utilização melhor.
Com isso, os principais recursos adicionais que podem ser encontrados nesses aparelhos são:
- Configuração por aplicativo: Permite instalar e configurar o roteador através de um app para celular que normalmente é muito fácil de usar.
- Protocolo IPv6: Disponibiliza uma maior capacidade de endereços IP aumentando a segurança da rede e a sua velocidade de conexão.
- Beamforming: É uma tecnologia que consegue detectar a localização dos aparelhos que estão conectados na rede e direciona o sinal mais rápido e estável para eles.
- QoS (Quality Of Service): Possibilita ao gerenciador determinar quais aparelhos ou tipo de tráfego devem ser priorizados para receber um melhor sinal de internet.
- Controle de Pais: Permite determinar quais sites e conteúdos podem ser acessados, evitando que crianças tenham acesso a conteúdos inadequados.
- MIMO: Essatecnologia torna possível realizar uma comunicação com diversos aparelhos ao mesmo tempo e também melhora o sinal da transmissão.
- Rede de convidados: É um recursos que possibilita criar uma rede específica para convidados evitando o vazamento de dados.
Qual o Melhor Roteador Wireless de 2024?
Mas, por fim, qual é o melhor roteador wireless de 2023? Realmente não é fácil de responder essa pergunta, pois existem muitos produtos de qualidade. Porém, após todos os testes realizados pela nossa equipe, o que recebeu essa classificação é o TP-Link Archer AX1500.
Esse modelo possui uma taxa de modulação mais alta e é produzido com a tecnologia WI-FI 6, conseguindo transmitir os dados com eficiência.
Ele conta com uma CPU de três núcleos, que garante um desempenho avançado mesmo com grandes quantidades de transferência de dados, é fácil de instalar e tem um alcance de até 160 m².
O produto é equipado com a tecnologia Beamforming, que combinada com as suas 4 antenas de alto ganho, gera um sinal WI-FI forte e confiável e ainda oferece os recursos Controle dos Pais e QoS, que serve para priorizar dispositivos e aplicativos que precisam de uma conexão mais intensa e estável.
Qual o Melhor Roteador Wireless/ WI-FI Custo Benefício?
Se a ideia é adquirir um roteador WI-FI de qualidade, mas que seja vendido a um bom preço, então invista no TP-Link Archer C60 AC1350, que foi considerado o melhor em custo benefício.
Essa opção conta com uma conectividade WI-FI com duas bandas simultâneas, que totaliza uma velocidade de transmissão de até 867 Mbps, e garante uma conexão mais rápida que o antigo padrão 802.11n.
Ela é equipada com 5 antenas, sendo 3 em 2,4 GHz e 2 em 5 GHz, que são instaladas alternadamente para otimizar o sinal, e é produzida com um design moderno e que se adequa a todos os tipos de decoração.
Esse modelo disponibiliza aos usuários o recurso Controle dos Pais, possibilitando criar bloqueios de URL e gerenciar como e quando os dispositivos conectados podem acessar a internet, e é bastante fácil de instalar.
Sendo assim, o melhor roteador wireless em custo benefício é o TP-Link Archer C60 AC1350.
Dica extra: Saiba como potencializar o uso do seu roteador para um melhor alcance de sinal e transmissão
Para garantir que o roteador WI-FI consiga oferecer um sinal amplo, estável e sem interrupções existem alguns cuidados que devem ser tomados.
A partir deles será possível aproveitar ao máximo desse aparelho e abaixo te damos todas as dicas para conseguir isso. Confira:
- Instale o roteador longe de dispositivos geradores de interferência, como telefones e micro-ondas.
- Periodicamente reinicie o produto para evitar superaquecimentos e erros no software.
- Se possível, use o sistema Quality of Service (QoS) que estabelece quais dispositivos devem ser priorizados na distribuição de sinal da rede. Isso é ideal principalmente para jogos e evita instabilidades.
- Com frequência atualize o software do roteador para ter acesso a todas as melhorias do sistema e correção de erros.
- Para evitar invasões na rede crie uma senha forte e esconda o SSID se o seu aparelho permitir.
Mitos sobre o roteador WI-FI
Quem já parou para fazer pesquisas sobre os roteadores WI-FI com certeza se deparou com alguns mitos a respeito desse produto.
Por isso, agora chegou o momento de desmistifica-los.
- Maior frequência, maior velocidade: Por mais que a frequência desse aparelho esteja relacionada a velocidade máxima com que ele pode transmitir internet, se o sinal não tiver uma boa velocidade, de nada importa a frequência.
- Limpar o cachê melhora a velocidade: A mesma explicação dada no tópico anterior também vale aqui e a velocidade do roteador depende quase que 100% da presente na rede, independente do cachê estar limpo ou não.
- Sinal ruim, trocar o roteador: Antes de sair comprando um roteador novo caso o sinal esteja ruim, lembre-se de checar o modem, pois o problema pode estar nele.
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.