A prática de atividades físicas faz parte do dia a dia de muitas mulheres e as academias são o local no qual elas mais são realizadas. Por conta disso, hoje vamos falar sobre os melhores tênis para academia femininos.
Os calçados voltados para essa finalidade devem promover uma boa estabilidade aos pés e serem produzidos com materiais de alta respirabilidade e conforto. Assim, se tornam confortáveis e adequados até mesmo para os momentos de maior suor e não irão incomodar ou machucar durante a sua utilização.
E muitos são os modelos disponíveis para compra. Por isso, nosso time de especialistas foi em busca de descobrir quais mais valem a pena e reuniu aqui os melhores tênis para academia femininos de 2024.
Melhores Tênis para Academia Feminino de 2024
- Tênis Feminino Delicate 4 Olympikus
- Tênis Feminino Trend 2.0 Fila
- Tênis Feminino Ultraleve Olympikus
- Tênis Feminino Perfect Fit Fila
- Tênis Feminino Gamecourt 2 Adidas
- Tênis Feminino Nike Renew In-Season TR 10
As academias se mantém muito populares há anos e são o lugar ideal para quem deseja praticar musculação e exercícios aeróbicos com conforto e segurança.
Devido a isso, as roupas e calçados específicos para essa finalidade existem em grande variedade e os tênis para academia femininos são um dos melhores aliados para tornar o treino ainda mais proveitoso. Todavia, sabe-se que nem todos os produtos são realmente bons.
Logo, para te ajudar na hora da compra criamos uma seleção com os melhores modelos que podem ser adquiridos em 2024.
O que comparar nos tênis para academia feminino
Os melhores tênis para academia femininos são os que apresentam boa performance em diversos critérios, tal como conforto, respirabilidade, estrutura e muito mais.
Contudo, no momento da escolha muitas pessoas acabam optando por um modelo baseado apenas na sua aparência. O que pode ser um grande erro.
Dessa forma, pensando em te auxiliar, abaixo vamos explicar tudo o que deve ser analisado para escolher o tênis para academia ideal conforme o seu tipo de uso e necessidades.
Tipo de atividade
O termo tênis para academia feminino é bastante amplo e engloba opções que são voltadas para os mais variados tipos de exercícios. Com isso, é importante analisar quais são as atividades que você mais realiza no seu dia a dia e buscar por um calçado que se adapte a elas.
Quem executa variados tipos de treino deve investir em um modelo universal. Esses são os que não apresentam nenhuma indicação específica e normalmente são leves e oferecem boa estabilidade, amortecimento e conforto.
Há também os tênis que são desenvolvidos para exercícios aeróbicos. Nesse caso eles costumam ser mais flexíveis e ter um elevado amortecimento, visto que são utilizados para aulas de dança e spinning, por exemplo.
Outra opção é a dos calçados para musculação, que visam manter o corpo estável e firme e evitam sobrecargas em coluna e joelhos. Neles é comum encontrar um design de solado plano e rígido.
Por fim, existem os modelos para corrida, que podem ser usados tanto na rua, quanto nas esteiras. Eles se destacam pelo seu sistema de amortecimento, que é mais avançado, e são os mais leves.
Material do tênis
Hoje em dia os tênis para academia femininos são confeccionados com os mais diversos materiais, existindo versões mais simples e outras mais avançadas.
Deste modo, para fazer uma boa escolha é necessário checar principalmente as matérias-primas utilizadas na produção do cabedal, da entressola e do solado.
- Cabedal: O cabedal é a parte desse tipo de calçado que envolve os pés. O ideal é que ele seja desenvolvido com materiais confortáveis e que promovam uma boa respirabilidade, como é o caso do Mesh e do Knit. Assim, mesmo que se soe durante as atividades físicas não haverão problemas.
- Entressola: A entressola se encontra entre a palmilha e o solado e pode ser desenvolvida em espuma ou EVA. A espuma é bastante macia e apresenta uma alta durabilidade, porém deixa o calçado mais pesado. Já o EVA é leve, confortável e uma boa escolha para os tênis voltados para corrida ou exercícios aeróbicos. Sua desvantagem é a menor resistência.
- Solado: O material do solado dos tênis para academia não varia muito, sendo de borracha na maioria das vezes. Contudo, o que se altera nesse componente é o seu design, que pode ser reto, com ranhuras e muito mais. Os que são retos são ótimos para musculação e as ranhuras são úteis em praticamente todos os tipos de atividade, visto que dão uma maior segurança ao usuário e evitam escorregões.
Tipo de pisada
Muitos não sabem, mas é comum que as pessoas tenham diferentes tipos de pisada e deve-se levar isso em consideração ao escolher um tênis para academia feminino. Sendo assim, existem as pisadas neutras, supinadas e pronadas.
As neutras são as mais comuns e nelas os pés tocam o chão com o calcanhar e terminam o tocando pela sua parte frontal. A grande maioria dos calçados é indicada para elas.
A supinada é um pouco diferente e quando a pessoa se movimenta seu pé primeiramente toca o chão pelo calcanhar e termina com o dedo mindinho, tendo uma leve inclinação para fora.
Por outro lado, a pisada pronada é o contrário e a inclinação ocorre para dentro, tocando o chão inicialmente pelo dedo mindinho e depois pelo dedão.
Peso
O peso do tênis é um fator que interfere na sua performance, principalmente dependendo do tipo de treino que será realizado.
Com isso, para atividades que requerem movimentações mais rápidas e flexibilidade o ideal é investir em um modelo que seja leve e pese menos de 200 gramas.
Já pensando em exercícios no qual é necessário ter uma maior precisão e equilíbrio, as opções mais indicadas são as um pouco mais firmes e pesadas.
Tecnologias
Os melhores tênis para academia femininos são desenvolvidos com diferentes tecnologias, que buscam melhorar a sua performance.
Esses recursos costumam variar de marca para marca e nem sempre uma tecnologia encontrada nos modelos da Nike também está presente dos da Olympikus, por exemplo.
Dessa forma, vale a pena conferir quais desses adicionais realmente serão úteis para você e os principais são:
- Evasense: É exclusiva da Olympikus e confere maior amortecimento, leveza, maciez e conforto durante as pisadas.
- Supporter: Também é da Olympikus e busca proporcionar mais estabilidade ao usuário.
- Air Max: Pertence a Nike e está disponível nos tênis para corrida, tendo como função promover proteção contra os impactos e melhorar o desempenho do corredor.
- Air Mesh: Essa tecnologia é usada na confecção do tecido do cabedal dos calçados da Mizuno e faz com que ele seja leve e possua uma elevada respirabilidade.
- Engineered Mesh: É um tecido usado nos tênis Fila, que garante ajuste perfeito e alta respirabilidade aos pés.
- Super foam: Também da Fila, essa tecnologia confere memória a sua palmilha para aumentar a sensação de conforto do usuário.
- Amplifoam: É encontrada na entressola dos produtos Asics e consiste em um material que é mais leve do que o EVA e assegura conforto e alto amortecimento.
- Ortholite: Está presenta nas palmilhas da Asics e foi criada para promover amortecimento e controle da umidade nos pés.
- Hypersox: Essa é mais uma tecnologia exclusiva da Olympikus e é aplicada no seu cabedal, fazendo com que ele se adapte aos pés como uma meia.
Review dos Melhores Tênis para Academia Feminino
As mulheres que desejam se exercitar confortavelmente e com estilo não veem dificuldades encontrar calçados que servem para os mais variados tipos de treino.
Todavia, em meio a essa ampla variedade de opções não é fácil de saber quais são realmente boas e garantem uma boa experiência de uso.
Por isso, nosso time de especialistas testou diversos modelos e reuniu abaixo os melhores tênis para academia femininos de 2024, confira quais são eles:
Tênis Feminino Delicate 4 Olympikus
Desenvolvido para garantir conforto e estabilidade para as mulheres durante as suas atividades físicas, o tênis Olympikus Delicate 4 possui um design moderno e está disponível em 4 variações de cores.
Ele é produzido com um cabedal em tecido Jacquard multicolor, que é flexível, leve e muito resistente, e seu solado apresenta a tecnologia de amortecimento Evasense, que também lhe confere maciez, leveza e flexibilidade.
Esse modelo é ótimo para treinos em geral, mas se adapta muito bem a corridas, e para isso conta com um estabilizador em material injetado feito com a tecnologia Supporter, que proporciona ao usuário uma maior estabilidade durante os seus movimentos.
Além disso, na parte traseira o calçado tem um puxador em fita, que facilita na hora de calçá-lo, e seu forro é feito com poliéster e espuma para maior conforto.
A desvantagem é que essa opção possui uma forma pequena, então em alguns casos é necessário comprar um número maior para que fique adequada.
E um outro tênis da Olympikus que é similar a esse é o Ultraleve, que como o próprio nome diz, é um dos mais leves da marca e ideal para corridas. A diferença entre ambos é que o Ultraleve custa mais caro e não possui a tecnologia Supporter. No mais, ambos são bem parecidos.
- Cabedal em Jacquard
- É flexível, leve e macio
- Serve para treinos e corridas
- Proporciona uma boa estabilidade ao usuário
- Fácil de calçar
- Forma pequena
Tênis Feminino Trend 2.0 Fila
Criado com um design moderno e estiloso, esse tênis para academia feminino tem como principal diferencial ser do tipo Slip-On, o que faz com que não tenha cadarços e seja muito fácil de calçar.
Seu cabedal é confeccionado com uma malha do tipo Engineered Mesh, que assegura um ajuste perfeito e promove boa respirabilidade, e ele apresenta um elástico e espuma na região do dorso do pé para garantir uma maior estabilidade e segurança durante os movimentos.
Nessa opção encontra-se uma palmilha feita com a exclusiva tecnologia Superfoam, que promove mais conforto durante as pisadas, e sua sola é produzida em EVA com a tecnologia Energized Rubber, que consegue transformar o impacto das pisadas em propulsão e oferece um maior contato com o solo.
No entanto, é importante destacar que a forma desse modelo é mais larga o que faz com que não se adapte tão bem a quem tem pés mais finos.
Mais abaixo em nossa seleção você irá encontrar o tênis Fila Perfect Fit Fila, que é um outro calçado da marca indicado para treino. A diferença entre ele e o Trend 2.0 é que o Perfect Fit possui fechamento por cadarço, tem um design mais esportivo e custa mais barato.
- Fechamento prático sem cadarço
- Cabedal produzido com malha Engineered Mesh
- É estável e confortável
- Tecnologias Superfoam e Energized Rubber
- Design moderno e estiloso
- Não se adapta tão bem a pés finos
Tênis Feminino Ultraleve Olympikus
Pesando apenas 119 gramas, o tênis feminino Olympikus Ultraleve é o mais leve que essa marca já criou e é ideal para quem busca por um calçado confortável e que não pese.
Ele tem uma parte superior desenvolvida com a tecnologia Oxitec, que apresenta uma estrutura de monofilamento com elastano para proporcionar respirabilidade e conforto térmico durante o uso, e ainda não absorve água caso seja usado em dias de chuva.
O produto conta com um solado feito com a tecnologia de amortecimento Evasense, que faz com que seja macio e flexível, e possui cadarço de poliéster texturizado e fita traseira, que auxilia no seu calce.
Outro diferencial é que esse modelo é produzido com uma camada de laminado de TPU translúcido nas regiões da traseira, vista e biqueira para garantir um maior suporte e firmeza aos pés.
O ponto negativo é que o cabedal desse tênis é feito com um material bastante fino e que chega a ser transparente, o que pode incomodar algumas pessoas e atrapalha um pouco na sua resistência.
E conforme te dissemos mais acima, essa opção é similar ao Olympikus Delicate 4, porém custa mais caro e é mais leve.
- Pesa somente 119 gramas
- Material altamente respirável
- É impermeável
- Amortecimento Evasense
- Fita traseira que auxilia no calce
- Cabedal produzido com material fino e levemente transparente
Tênis Feminino Perfect Fit Fila
Esse tênis feminino para academia da Fila já foi citado mais acima quando falamos de um outro modelo dessa marca e é uma ótima escolha para quem busca por um calçado estiloso e confortável.
Ele conta com um cabedal construído em poliéster de alta gramatura, que lhe confere maior resistência e durabilidade, e apresenta áreas feitas com material sintético, que agem como reforço na sua estrutura e garantem um melhor ajuste nos pés.
A sola desse produto é feita com a tecnologia Energized rubber, que transforma o impacto da pisada em propulsão e assegura um maior contato com o solo, e sua palmilha é criada com a tecnologia Super foam, dando uma maior sensação de conforto e resposta durante as pisadas.
Todavia, nossos especialistas notaram que em pés mais largos as costuras dessa opção podem incomodar visto que são mais salientes.
- Design estiloso
- Cabedal resistente e durável
- Ótimo ajuste e conforto nos pés
- Tecnologia Energized rubber
- Palmilha macia e de boa densidade
- Sua costura é um pouco desconfortável para pés largos
Tênis Feminino Gamecourt 2 Adidas
A Adidas é uma marca de produtos esportivos muito conhecida e não poderia ficar de fora da nossa lista com os melhores tênis femininos para academia.
Com isso, esse modelo tem como principal diferencial ser confeccionado com um cabedal em Mesh, que apresenta 50% da sua composição de materiais reciclados e é leve e confere boa fixação no mediopé.
Nele encontra-se uma entressola de EVA, que assegura um conforto prolongado a cada passada, e há o exclusivo solado Adiwear com perfil em espinha de peixe, que é responsável por criar um equilíbrio perfeito entre tração e durabilidade até nas superfícies mais rígidas.
Essa opção possui fecho de cadarço, que permite ajustá-la conforme a necessidade, e ainda tem um bocal acolchoado, que evita qualquer desconforto durante a sua utilização. A desvantagem é que ela não está disponível em uma ampla variedade de cores e custa mais caro.
E na linha de tênis para academia da Adidas existe também o Response, que é indicado para as mesmas finalidades que o Gamecourt 2.
Entretanto, a principal diferença entre esses dois calçados é que o Response tem uma entressola com amortecimento Bounce e seu solado é de borracha sem o perfil em espinha de peixe.
- Feito com materiais reciclados
- Cabedal em mesh
- Exclusivo solado Adiwear
- Bocal acolchoado
- Entressola em EVA
- Pouca variedade de cor
- Valor mais alto
Tênis Feminino Nike Renew In-Season TR 10
O tênis Nike Renew In-Season TR 10 conta com entressola e solado reforçados, que asseguram uma ótima aderência e tração em diferentes tipos de piso, podendo ser usado para treinos na academia, caminhadas e corridas.
Ele possui um design moderno, esportivo e delicado ao mesmo tempo, seu cabedal é feito com um material têxtil confortável e de boa respirabilidade e seu forro apresenta reforço acolchoado.
Essa opção tem como diferencial a tecnologia Comfort Footbed, no qual sua palmilha é feita com uma junção de 4 mm de espuma de memória e 4 mm de espuma de EVA para garantir uma maior maciez durante as passadas.
Nela há ainda uma alça no meio do cabedal, que é integrada aos cadarços e ajuda a manter os pés firmes e seguros mesmo com movimentos de alta intensidade. No entanto, esse é um tênis que também tem valor elevado.
E o sucesso desse modelo foi tanto que a Nike lançou uma versão mais recente dele, chamada de Renew In-Season TR 12. Por mais que esses dois sejam muito parecidos, o seu design foi modificado e o TR 12 possui a faixa no mediopé feita em tecido, enquanto que a do TR 10 é de material plástico.
- Produzido com solado e entressola reforçados
- Bom para caminhadas, corridas e treinos na academia
- Design feminino, delicado e moderno
- Forro acolchoado
- Tecnologia Comfort Footbed
- Custa mais caro
Qual o melhor tênis para academia feminino?
Após todos os testes e análises que os nossos especialistas fizeram, foi possível determinar que o melhor tênis para academia feminino é o Delicate 4, da Olympikus.
Esse modelo alia uma série de características positivas e é desenvolvido com um cabedal em tecido Jacquard flexível, leve e muito resistente, que lhe confere um ótimo conforto.
Ele possui um solado criado com a tecnologia de amortecimento Evasense, que também o torna leve e flexível, e pode ser usado tanto para treinos variados, quanto para corridas.
Para isso, o produto apresenta um estabilizador produzido com a tecnologia Supporter, que dá uma maior estabilidade ao usuário durante as passadas, e na sua parte interna há um forro de poliéster com espuma, que assegura um alto conforto.
Portanto, o melhor tênis para academia feminino é o Olympikus Delicate 4.
Qual o melhor tênis para academia custo beneficio?
No quesito custo benefício, o tênis feminino para academia que foi classificado como o melhor pelos nossos experts é o Fila Trend 2.0.
Essa opção é ideal para quem busca por praticidade e conta com fechamento sem cadarços, sendo estilosa, moderna e fácil e calçar.
Ela possui um cabedal feito com uma malha chamada de Engineered Mesh, que apresenta uma elevada respirabilidade e se ajusta muito bem aos pés, e tem uma palmilha criada com a tecnologia Superfoam, que promove um maior conforto durante as pisadas.
Esse modelo conta com um elástico e acabamento em espuma na região do dorso do pé, para assegurar uma maior estabilidade e segurança durante o uso, e vem com uma sola criada com a tecnologia Energized Rubber, que transforma o impacto das pisadas em propulsão e oferece um maior contato com o solo.
Sendo assim, o melhor tênis para academia feminino em custo benefício é o Fila Trend 2.0.
Qual a melhor marca de tênis para academia?
Existem duas marcas que podem ser consideradas as melhores de tênis para academia femininos: Olympikus e Nike.
A Olympikus é uma empresa nacional que foi fundada em 1975. Ela se destaca por desenvolver calçados de alta qualidade, que possuem tecnologias muito inovadoras e são vendidos a valores bastante acessíveis.
Em sua linha de produtos encontram-se modelos que são voltados para uso no dia a dia, para corridas, caminhadas e os de academia, que são universais e se adaptam a todos os tipos de atividade física.
Já a Nike é uma referência mundial em artigos esportivos e não somente chama atenção pelo design dos seus tênis, como também pelo seu conforto, durabilidade e pelas tecnologias que desenvolve. Ela se destaca por contar com modelos que servem para as mais diversas modalidades esportivas e que possuem uma alta qualidade.
Dessa forma, se estiver buscando pelas melhores marcas de tênis esportivos invista em opções da Olympikus ou da Nike.
Principais cuidados com o Tênis Femininos
Para garantir que seus tênis de academia femininos se mantenham íntegros e em ótimo estado por um bom tempo é preciso tomar alguns cuidados no momento de higienizá-los.
Logo, sempre após o uso, caso o calçado não esteja muito sujo, recomenda-se remover a sua palmilha e deixá-lo exposto no sol por cerca de 30 minutos para remover qualquer resquício de suor que possa ter ficado em seu interior.
Já na hora da lavagem, o mais indicado é não o higienizar na máquina de lavar roupa para que não sejam danificado. Deste modo, comece removendo os cadarços e a palmilha e os lave separadamente.
Para a limpeza do tênis em si recomenda-se primeiramente deixá-lo de molho em uma mistura de água, sabão e 2 colheres de vinagre por cerca de 15 minutos. Em seguida, esfregue as partes mais sujas com uma escova própria para calçados. Por fim, remova o sabão e o deixe secar naturalmente.
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.