Por mais que o ar condicionado esteja cada vez mais ganhando espaço, os ventiladores ainda são muito comuns. Devido a isso, eles são produzidos em inúmeros modelos e hoje vamos falar sobre os melhores ventiladores de parede.
Bastante utilizados em ambientes comerciais, empresas, escolas e comércios, esse produto se destaca por não ocupar espaço nos cômodos, visto que é instalado diretamente na parede. Através dele também é possível aproveitar de uma ótima distribuição do vento, pois não existem obstáculos.
Portanto, se é um desses que você está procurando, saiba que a seguir nossos experts fizeram uma seleção com os 8 melhores ventiladores de parede de 2024!
Melhores Ventiladores de Parede de 2024
Por ser um país tropical, no Brasil é calor quase que o ano todo e uma das formas mais práticas e baratas de se refrescar é através dos ventiladores. Graças a isso, existem opções de coluna, de teto, portáteis e de parede, que são muito tradicionais.
Ideais para locais no qual é preciso uma boa circulação de ar, os ventiladores de parede são seguros, não atrapalham no dia a dia e normalmente apresentam uma alta potência, conseguindo gerar um vento forte. Todavia, nem todas as opções disponíveis para compra são realmente eficientes.
Por isso, nosso time de especialistas realizou diversos testes e análises para descobrir quais são os melhores modelos atualmente e os selecionados foram:
- Ventilador de Parede Ventisol Steel
- Ventilador de Parede Oscilante Ventisol
- Ventilador 2 em 1 Arno Turbo Force
- Ventilador de Parede Ventisol New
- Ventilador de Parede Venti-Delta Premium 736425
- Ventilador de Parede Tron Linha C1
- Ventilador de Parede Rajada PRO 60 WAP
- Ventilador de Coluna, Parede e Mesa WAP Rajada TURBO W130
Ventilador de Parede
Engana-se quem pensa que os ventiladores de parede são indicados apenas para áreas comerciais. Na realidade esse produto pode ser instalado em qualquer lugar e é muito usado também em ambientes residenciais, especialmente em áreas externas.
Contudo, para conseguir aproveitar dos seus benefícios é necessário fazer uma ótima escolha. Para isso, é preciso avaliar uma série de critérios que fazem toda a diferença nesse item.
Pensando em te ajudar, abaixo explicamos tudo o que deve ser observado para adquirir o melhor ventilador de parede conforme às suas necessidades.
Tamanho
O tamanho dos ventiladores de parede é bastante variável e o que se altera nesse produto é principalmente o seu diâmetro. Esse diâmetro interfere na metragem para o qual esse item é indicado, sendo necessário prestar atenção nisso.
Deste modo, as opções com diâmetro entre 30 e 60 cm são as mais comuns e indicadas para locais com metragem de 5 a 25 m². Já os modelos de 70 cm a 1 metro são os maiores disponíveis e uma escolha perfeita para ambientes maiores de até 35 m².
Entretanto, se o seu espaço for maior do que 35 m², o ideal é colocar mais de um ventilador para promover um bom resultado.
Nível de Ruído
Um ponto negativo dos ventiladores, e especialmente visto nos de parede, é o nível de ruído, que costuma ser alto e incomoda algumas pessoas.
O problema é que realmente não é fácil de saber quais produtos emitem um ruído baixo ou elevado enquanto estão em funcionamento. No entanto, de um modo geral, os modelos mais potentes são considerados mais barulhentos, porém isso não é uma regra.
Logo, se o barulho do ventilador costuma te incomodar, busque por opções em que o próprio fabricante afirma serem mais silenciosas ou então tente descobrir no manual do fabricante qual é o nível de decibéis emitido pelo aparelho.
Potência
Por falar em potência, esse é um fator que está diretamente relacionado a capacidade do ventilador de parede de gerar vento. Essa característica é determinada em watts (W) e costuma variar entre 100 e 200W.
Contudo, nem sempre uma potência alta é melhor. Na realidade, para espaços pequenos não é necessário adquirir um produto superpotente e nesses casos os de até 150 watts costumam ser suficientes.
Por outro lado, para ambientes maiores é interessante dar prioridade às opções acima de 160 watts, visto que terão um desempenho melhor.
Porém, saiba que quanto mais potente for o ventilador, mais kW/h ele irá consumir, o que pode gerar aumentos na conta de energia.
Vazão de Ar
Muitas pessoas sequer imaginam, mas a vazão de ar também faz toda a diferença no potencial do ventilador de refrescar os espaços. Ela é definida pela unidade m³/s e varia entre 0,8 e 2 m³/s, em média.
Sendo assim, as opções de 0,8 a 1,7 m³/s são recomendadas para ambientes menores de até 10 m². Já os modelos com vazão máxima de 2 m³/s são uma boa alternativa para áreas de 20 a 35 m².
Hélices
As hélices, também conhecidas como pás, de um ventilador de parede são encontradas em diferentes quantidades e materiais. A quantidade se altera entre 3 e 8 pás e os materiais mais comuns usados na sua confecção são o plástico ABS ou o polipropileno e o metal.
Falando especificamente da quantidade de hélices, o mais indicado é dar preferência às opções com 6 ou mais, visto que conseguem promover uma capacidade de ventilação maior.
Já com relação ao material, as variações de plástico são positivas por conta da sua leveza, que não sobrecarrega o motor. Entretanto, são um pouco menos resistentes. Com isso, se o que você precisa é de resistência, escolha os ventiladores com pás de metal.
Grades
A grade é uma outra parte do ventilador de parede que deve ser analisada, visto que interfere na sua durabilidade. Assim como acontece com as hélices, ela pode ser confeccionada em plástico, que é o mais convencional atualmente, ou em metal.
Os modelos com grades de plásticos são leves e costumam ter um preço acessível. Todavia, não oferecem uma resistência tão alta. Dessa forma, para uso em áreas externas e locais no qual é preciso um produto mais forte, dê preferência aos ventiladores com grade de metal.
Velocidades
É muito comum que os ventiladores funcionem a partir de diferentes velocidades, que determinam o fluxo de rotação das suas pás.
Alguns modelos oferecem apenas uma velocidade, o que acaba não sendo tão prático, visto que não se consegue adaptar o nível de vento conforme a necessidade.
Sendo assim, o ideal é investir em opções que possuam, pelo menos, três variações de velocidade, que normalmente são baixa, média e alta.
Há também alguns ventiladores que funcionam com quatro ou seis velocidades e também são interessantes, mas menos fáceis de encontrar para comprar.
Inclusive, existem diferentes maneiras de ajustar essa velocidade. Nos ventiladores de parede normalmente isso é feito a partir de um seletor que também é instalado na parede. Mas alguns contam com um controle remoto, que permite o seu controle mesmo à distância.
Review dos Melhores Ventiladores de Parede de 2024
Os ventiladores de parede são confeccionados em diversos modelos e por muitas marcas, como Ventisol, Arno, Venti-Delta e muito mais.
Devido a isso, é comum encontrar produtos com características muito variáveis, que se alteram principalmente com relação a quantidade de hélices, potência e material.
Por mais que essa variedade seja positiva, ela acaba confundindo os consumidores e não é fácil de saber quais opções são realmente boas e de qualidade.
Portanto, nosso time de experts em ventilação executou diferentes testes e reuniu a seguir uma lista com os melhores ventiladores de parede de 2024, confira!
Ventilador de Parede Ventisol Steel
Esse modelo de ventilador de parede é produzido com 50 cm de diâmetro e conta com grade de aço, que é segura e resistente, e seis hélices de plástico criadas com um design aerodinâmico, que promovem uma ventilação potente.
Ele possui um motor de 200 watts de potência, apresenta inclinação ajustável para que fique na posição mais adequada ao ambiente e realiza uma oscilação horizontal automática.
Essa opção é bivolt, possibilitando regular a sua voltagem entre 110 e 220v, e acompanha uma chave seletora de parede, que permite ao usuário escolher entre três velocidades.
No entanto, o produto emite um ruído mais alto quando está em funcionamento e não vem com buchas e parafusos para a instalação.
Se formos o comparar com o ventilador de parede Oscilante Ventisol, que iremos falar abaixo, pode-se ver que a principal diferença entre ambos é que o Oscilante possui apenas 3 hélices e seu preço é menor.
- Seis hélices com design aerodinâmico
- Grade de aço
- 200 watts de potência
- Inclinação ajustável
- Oscilação horizontal automática
- Ruído de funcionamento elevado
- Não acompanha buchas e parafusos para a sua instalação
Ventilador de Parede Oscilante Ventisol
Apresentando uma potência de 200 watts, esse ventilador de parede é ideal para espaços maiores e é muito indicado para escolas, lojas, restaurantes e igrejas.
Ele é confeccionado com três hélices de plástico, que são leves e ajudam a aumentar a vida útil do seu motor, e conta com grade em metal, que lhe confere uma maior resistência.
O produto possui regulagem de inclinação, sendo possível posicioná-lo da forma mais adequada, realiza uma oscilação horizontal e recebe pintura eletrostática, que é bastante durável.
Outro diferencial é que nele há ajuste para três velocidades e encontra-se uma chave de controle deslizante para instalação na parede.
A desvantagem é que essa opção também não vem com as buchas e parafusos para instalação e sua chave de controle é um pouco frágil.
- Potência de 200 watts
- Grade em metal
- Permite regular a sua inclinação
- Três velocidades
- Bom para áreas grandes
- Não vem com insumos para a sua instalação
- Chave de controle frágil
Ventilador 2 em 1 Arno Turbo Force
O ventilador Arno Turbo Force tem como principal diferencial ser 2 em 1, permitindo a sua instalação na parede ou uso como se fosse de mesa, sendo bastante prático.
Ele conta com seis hélices, que promovem um potente fluxo de ar, e apresenta a tecnologia Power Zone, que cria uma área de vento direcionado concentrada para uma melhor performance.
O produto tem inclinação vertical regulada através de um botão lateral, realiza uma oscilação horizontal em 80º, possui grades de plástico aerodinâmicas e seguras e oferece um funcionamento silencioso.
A desvantagem é que toda a sua estrutura é feita em plástico, o que acaba perdendo pontos na resistência.
Inclusive, a Arno tem um outro modelo de ventilador similar a esse, que é o Xtreme Force Breeze. A diferença é que o Xtreme Force Breeze conta com 50 cm de diâmetro.
- Pode ser usado de duas maneiras diferentes
- Seis hélices
- Tecnologia Power Zone
- Inclinação vertical ajustável por botão
- Grades removíveis aerodinâmicas
- Confeccionado totalmente em plástico
Ventilador de Parede Ventisol New
O ventilador de parede New, da Ventisol, possui 50 cm de diâmetro e conta com uma potência de 130 watts.
Nele encontram-se três hélices de plástico, que são leves e colaboram para aumentar a vida útil do motor, e há grade em plástico, que promove uma boa estabilidade e segurança.
Essa opção recebe uma pintura eletrostática, que oferece uma elevada resistência, e realiza um movimento de oscilação horizontal automática para distribuir o ar por todo o ambiente.
Outro diferencial é que é possível regular a sua inclinação conforme a necessidade e ela acompanha uma chave de controle deslizante, que possibilita ao usuário escolher entre três velocidades de funcionamento.
Todavia, o produto não é dos mais potentes e tem apenas três hélices, não sendo o mais indicado para áreas grandes e para quem busca por um desempenho de ventilação mais intenso.
E se comparamos esse ventilador de parede com os outros dois modelos da Ventisol que inserimos aqui é possível ver que a sua potência é a mais baixa. Contudo, o seu design é o mais moderno.
- Hélices e grade de plástico que não sobrecarregam o seu motor
- Design moderno
- Oscilação horizontal automática
- Permite regular a sua inclinação
- Três velocidades
- Potência mais baixa
- Apenas três hélices
Ventilador de Parede Venti-Delta Premium 736425
Com 60 cm de diâmetro, esse ventilador de parede da Venti-Delta apresenta uma potência de 170 watts e é indicado para áreas de até 40 m².
Ele é equipado com três hélices de plástico, que são leves e realizam cerca de 1.430 rotações por minuto na velocidade máxima, e oferece uma vazão de ar de 230 m³/min.
Esse modelo conta com grade de metal, que lhe garante uma maior resistência, é bivolt e possui um protetor térmico, que evita superaquecimentos.
O ponto negativo é que o produto emite um ruído de funcionamento mais alto e custa mais caro.
A Venti-Delta possui uma outra opção de ventilador de parede, chamada de Super Delta, que no design é parecida com esse. Entretanto, o Super Delta tem 65 cm de diâmetro e sua potência é de 230 watts.
- Ideal para áreas de até 40 m²
- Alta vazão de ar
- Grade de metal resistente
- É bivolt
- Motor com proteção térmica
- Ruído de funcionamento mais alto
- Valor elevado
Ventilador de Parede Tron Linha C1
Muito eficiente, esse ventilador de parede se destaca por apresentar um funcionamento silencioso e é criado com um design moderno e básico, que combina com qualquer ambiente.
Ele possui 60 cm de diâmetro, conta com três hélices de plástico e grade removível de metal e recebe uma pintura eletrostática a pó, que promove um melhor acabamento e maior durabilidade.
Essa opção vem com um motor de 140 watts de potência, que tem um protetor térmico para protegê-lo em caso de variações de tensão ou funcionamento anormal, e realiza até 1.200 rotações por minuto.
Nela há ainda uma rotação horizontal automática, controle de velocidade rotativo e baixo consumo de energia. A desvantagem é que a potência desse modelo é mediana e o produto não acompanha os parafusos e buchas para a sua instalação.
Inclusive, esse ventilador de parede é similar ao Venti-Delta Premium 736425, que citamos acima. Porém, a principal diferença entre os dois é que o Venti-Delta tem 170 watts de potência.
- Funcionamento silencioso
- 60 cm de diâmetro
- Grade removível de metal
- Motor com protetor térmico
- Baixo consumo de energia
- Potência mediana
- Não acompanha buchas e parafusos para a instalação
Ventilador de Parede Rajada PRO 60 WAP
O ventilador de parede Rajada PRO 60 da Wap não precisa de nenhuma instalação elétrica e já vem pronto para uso, bastando o ligar na tomada.
Ele conta com cinco hélices, possui três níveis de velocidade, apresenta um ângulo de inclinação de até 30º e oscila em até 60º.
O produto é bivolt, tem grades removíveis metálicas, que são fáceis de montar e desmontar, realiza um baixo consumo de energia e sua potência é de 135 watts.
No entanto, esse modelo emite um ruído de funcionamento mais alto, que pode incomodar algumas pessoas.
E suas características são similares as do ventilador de parede Tron, que detalhamos anteriormente. A diferença é que essa opção é um pouco menor e possui menos potência, porém conta com mais hélices.
- Vem pronto para uso
- Cinco hélices
- Bivolt
- Três níveis de velocidade
- Grades metálicas fáceis de manusear
- Ruído de funcionamento elevado
Ventilador de Coluna, Parede e Mesa WAP Rajada TURBO W130
O ventilador WAP Rajada Turbo W130 tem como principal diferencial ser 3 em 1 e pode ser usado na versão de mesa, parede ou coluna, sendo muito versátil.
Ele conta com 50 cm de diâmetro, é equipado com cinco hélices e possui uma grade de proteção plástica, que é muito fácil de montar, desmontar e limpar.
O produto apresenta três opções de velocidade, tem um cabo elétrico de 1,6 metros, permite regular a sua inclinação e acompanha três bases, sendo uma para mesa, outra coluna e um suporte de parede.
Os pontos negativos é que esse ventilador é produzido totalmente em plástico, o que o torna mais frágil, e sua instalação é mais complicada.
E suas características são muito parecidas a do Wap Rajada PRO, que citamos anteriormente. Contudo, o Rajada PRO somente permite o seu uso na parede.
- Pode ser usado de três maneiras diferentes
- Cinco hélices
- Três variações de velocidade
- Inclinação regulável
- Cabo elétrico de 1,6 metros
- Construído totalmente em plástico
- Instalação difícil
Ventilador de Parede mais Silencioso
Conforme explicamos acima, um dos maiores problemas dos ventiladores é o seu ruído, que principalmente nos modelos de parede é mais alto.
Isso está relacionado a alguns fatores, como a potência do produto, o material em que ele é confeccionado, a movimentação das hélices e assim por diante.
Todavia, as marcas estão se atentando mais a esse fator e muitas fabricantes estão buscando desenvolver modelos que sejam silenciosos.
Deste modo, após todos os testes realizados pelos especialistas do Melhor do Lar, o ventilador de parede que foi considerado mais silencioso é o Ventilador 2 em 1 Arno Turbo Force.
Qual o Melhor Ventilador de Parede?
Determinar qual é o melhor ventilador de parede de 2024 não foi uma tarefa fácil. Entretanto, o que mereceu esse título foi o Ventilador de Parede Ventisol Steel.
Essa opção funciona a partir de um motor de 200 watts de potência, tem 50 cm de diâmetro e conta com um design aerodinâmico, que visa promover uma maior eficiência de ventilação.
Ela possui grade de aço, que é resistente e segura, vem com seis hélices de plástico, que são leves e não sobrecarregam o motor, e é bivolt, sendo possível usá-la em tomadas 110 ou 220v.
O produto executa uma oscilação horizontal automática, permite ajustar a sua inclinação para a posição mais adequada ao ambiente e acompanha uma chave de controle, que possibilita ao usuário escolher entre três velocidades.
Portanto, o melhor ventilador de parede de 2024 é o Ventisol Steel e no vídeo abaixo você pode conferir mais detalhes a respeito dele:
Melhor Ventilador de Parede Custo-Benefício
Se o que você busca é um ventilador de parede eficiente e que não custe tão caro, então uma boa escolha é o Ventilador de Parede Oscilante Ventisol, que foi eleito o melhor em custo-benefício.
Esse modelo é indicado especialmente para áreas maiores, como escolas, restaurantes e igrejas, apresenta uma potência de 200 watts e possui 50 cm de diâmetro.
Nele encontram-se três hélices de plástico, que ajudam a aumentar a durabilidade do motor devido a sua leveza, e há uma grade em metal, que lhe confere uma maior segurança e resistência.
Essa opção oferece aos usuários três ajustes de velocidade, vem com uma chave de controle deslizante para instalação na parede e é desenvolvida com uma pintura eletrostática resistente e durável.
Além disso, ela permite regular a sua inclinação conforme a necessidade e realiza uma oscilação horizontal automática, distribuindo o vento por todo o espaço.
Por todos esses motivos o melhor ventilador de parede em custo benefício de 2024 é o Ventilador de Parede Oscilante Ventisol.
Quando o Ventilador de Parede deve ser limpo?
Muitas pessoas não sabem, mas é necessário limpar o ventilador com frequência para manter o seu bom funcionamento e evitar a proliferação de poeira, vírus, ácaros e bactérias na sua estrutura e no ambiente.
Outro ponto importante, é que quando há uma grande quantidade de sujeira no ventilador de parede suas hélices apresentam uma maior dificuldade em rotacionar, o que prejudica a ventilação e gera um gasto maior de energia.
Sendo assim, o recomendado é fazer a limpeza desse produto a cada 15 dias ou, pelo menos, uma vez ao mês. O melhor é que isso é simples de ser feito, mas é necessário executar os passos corretamente para evitar acidentes ou danos.
Logo, abaixo explicamos como limpar um ventilador de parede da forma certa:
- Comece desligando o aparelho da tomada;
- Com um pano úmido remova toda a sujeira e pó da parte externa do ventilador;
- Seguindo as instruções do fabricante remova a grade frontal. Para isso pode-se usar uma chave de fenda, se necessário;
- Umedeça um pano e o passe pelas hélices e grade para retirar toda a sujeira;
- Pegue uma haste flexível e a utilize para limpar as áreas que o pano não alcança;
- Com o auxílio de uma escova de limpeza remova a poeira do motor e da base;
- Após tudo estar limpo coloque a grade novamente, ligue o ventilador na tomada e pronto!
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.