Considerada como a bebida alcoólica mais consumida no mundo, a cerveja é também uma das bebidas mais antigas da história, existindo indícios de que já era produzida há cerca de 6.000 a.C. Mas quais são as melhores cervejas?
Para responder essa pergunta nosso time de especialistas executou a árdua tarefa de experimentar cervejas de diferentes nacionalidades. A partir disso, foi criado um ranking com as que mais se destacaram.
Portanto, para descobrir tudo sobre as melhores cervejas do mundo, continue lendo!
Melhores Cervejas de 2024
- Cerveja Spaten Puro Malte
- Cerveja de Trigo Hoegaarden
- Cerveja Guinness Draught
- Cerveja Corona Extra
- Cerveja Beck’s Puro Malte
- Cerveja Colorado Appia
- Cerveja Budweiser American Lager
- Cerveja Brahma Duplo Malte
Somente em 2022 foram consumidos 15,4 bilhões de litros de cerveja no Brasil e a expectativa é que em 2023 esse número aumente cerca de 4,5%. Isso mostra o quanto essa bebida é apreciada pelos brasileiros.
Ideal para dias de sol e calor, combinação perfeita para churrascos e ótima para acompanhar o happy hour, essa é, sem dúvidas, uma paixão mundial. Devido a isso, a cerveja é produzida por muitas marcas, estando disponível em incontáveis rótulos.
E por mais que cada pessoa tenha uma preferência, é claro que existem rótulos que mais se destacam entre os consumidores e especialistas. Para te mostrar quais são eles nossos experts criaram uma lista com as melhores opções.
Review das Melhores Cervejas de 2024
Se você é um consumidor recorrente de cerveja, muito provavelmente já tem as suas preferidas. Todavia, é sempre bom inovar e experimentar novos rótulos, quem sabe assim não se descobre uma nova paixão?
Então, prepara o celular ou o caderno de anotações e confira quais são as melhores cervejas de 2024 de acordo com os nossos especialistas:
Cerveja Spaten Puro Malte
Classificada como a primeira puro malte do mundo, essa cerveja é criada na Alemanha e possui um sabor intenso, amargo na medida certa e fácil de beber.
Ela é produzida apenas com água, malte e lúpulo, conta com teor alcoólico de 5,2% e deve ser consumida em uma temperatura entre 0 e 4ºC.
A bebida já foi eleita pelos especialistas como a melhor puro malte do Brasil, tem amargor de 16 IBU e harmoniza muito bem com peixes, saladas e pratos leves.
Todavia, existem consumidores que a consideram pouco potente.
Inclusive, abaixo vamos falar de uma outra cerveja alemã puro malte, a Beck’s Puro Malte. A diferença entre ambas é que a Beck’s apresenta um amargor de 20 IBU e seu teor alcoólico é de 5%.
- Primeira puro malte do mundo
- Feita com apenas 3 ingredientes
- Amargor ideal
- Muito tradicional
- Boa para harmonizar com peixes e saladas
- Alguns consumidores a consideram pouco potente
Cerveja de Trigo Hoegaarden
De origem Belga, a Hoegaarden é a cerveja witbier mais premiada do mundo e recebeu seis vezes o título de campeã do World Beer Cup Gold Award.
Sua fórmula é o seu principal diferencial, visto que ela é feita com trigo cru, malte de cevada, sementes de coentro e raspas de casca de laranja, que proporcionam um sabor refrescante com toques cítricos.
A bebida é ótima para ser harmonizada com peixes, frutos do mar, saladas e queijos suaves e tem uma graduação alcoólica de 4,9% e amargor de apenas 15 IBU. Mas, vale ressaltar que no paladar essa é uma cerveja mais “aguada” do que outras.
E uma witbier que é considerada concorrente dessa é a Beckbone. Produzida no Brasil de maneira artesanal, a Beckbone vem em garrafas de 355 ml, sua graduação alcoólica é 4,6% e seu amargor é de 16 IBU. Porém, ela custa mais caro.
- É a witbier mais premiada do mundo
- Receita com coentro e raspas de casca de laranja
- Sabor refrescante e cítrico
- Harmoniza com diversos pratos
- Baixo amargor
- É mais “aguada”
Cerveja Guinness Draught
A cerveja Guinness Draught é do tipo Stout, sendo criada com malte torrado, que lhe confere uma coloração vermelho escuro.
Ela tem origem irlandesa, conta com teor alcoólico de 4,2%, possui amargor de 15 IBU e é desenvolvida com um lúpulo, que lhe confere um sabor diferenciado com paladar tostado e um ótimo balanço entre amargor e doçura.
Essa opção forma uma espuma densa e cremosa no copo, apresenta paladar levemente achocolatado e no interior da sua lata existe uma bolinha de gás de nitrogênio.
Com isso, quando é aberta acontece uma carbonatação, que é essencial para a manutenção da sua qualidade e passa a impressão de que a bebida foi servida diretamente do barril.
O ponto negativo é que essa cerveja é forte, o que pode não agradar qualquer pessoa, e seu valor é mais alto.
Mais uma cerveja dessa categoria que faz sucesso é a Black Scottish Stout. Vendida a um preço similar a Guinness Draught, ela tem uma graduação alcoólica igual, mas seu índice de amargor é maior.
- Produzida com malte torrado
- Sabor tostado e equilibrado
- Espuma densa e cremosa
- É do tipo Stout
- Lata que realiza carbonatação quando é aberta
- Valor mais alto
- Não agrada a todos por ser considerada forte
Cerveja Corona Extra
A cerveja Corona Extra é ideal para ser apreciada com limão e é uma excelente escolha para quem gosta de bebidas leves, suaves e com sabor frutado.
Ela possui uma graduação alcoólica de 4,5%, é produzida no México desde 1925 e apresenta uma coloração Amarelo Dourado.
Vendida em long necks de 330 ml, essa opção conta com um amargor de 19 IBU, forma uma espuma baixa e oferece um paladar acentuado de lúpulo. O ponto negativo é que na degustação é possível sentir o sabor dos aditivos na boca.
Inclusive, na linha de cervejas Corona existe também a Corona Ligera, que se diferencia da Extra por ser de baixa caloria, tendo apenas 99 kcal em cada garrafa de 355 ml.
- Leve e suave
- Sabor acentuado de lúpulo
- Boa para consumo com limão
- Toques frutados no paladar
- Coloração Amarelo Dourado
- É possível sentir o sabor dos seus aditivos
Cerveja Beck’s Puro Malte
A cerveja Beck’s é uma tradicional bebida alemã Lager Puro Malte, criada desde 1873 seguindo os padrões da Lei da Pureza das Cervejas da Alemanha.
Nela há um índice de amargor de 20 IBU, que resulta em um sabor intensamente amargo, marcante, provocante e cheio de personalidade.
O produto conta com um teor alcoólico de 5,0%, é classificado como a cerveja alemã mais vendida no mundo e sua composição é de somente água, malte e lúpulo.
No entanto, esse amargor mais intenso é algo que algumas pessoas consideram negativo.
- Produzida desde 1873
- Sabor intenso, marcante e provocante
- É a cerveja alemã mais vendida no mundo
- Criada com apenas três ingredientes
- Teor alcoólico de 5%
- Amargor intenso
Cerveja Colorado Appia
Doce, encorpada e refrescante, essa cerveja é produzida no Brasil, mais especificamente na cidade de Ribeirão Preto (SP), e está disponível nas versões de 350, 410 e 600 ml.
O seu nome Appia vem do Latim e significa abelha. Ela recebeu essa denominação por ser a primeira cerveja brasileira produzida com mel e conta com uma fórmula composta por água, malte, lúpulo, trigo e mel das laranjeiras.
A bebida possui um amargor de 10 IBU, apresenta uma espuma abundante, sua graduação alcoólica é de 5,5% e combina muito bem com queijo brie, pernil e massas leves.
Contudo, na degustação o mel não é tão presente no sabor, o que acaba deixando um pouco a desejar.
Se você gosta desse estilo de cerveja com toques de mel uma alternativa similar é a Zalaz Favo Farmhouse Ale. Essa é vendida em embalagens de 750 ml, também tem origem brasileira e possui graduação alcoólica de 7,5%. Mas, cada garrafa custa cerca de R$70.
- Doce e refrescante
- Feita no Brasil
- Três opções de volumetria
- Amargor baixo
- Fórmula diferenciada
- Na degustação não se sente tanto o sabor do mel
Cerveja Budweiser American Lager
Conhecida no mundo todo, a cerveja Budweiser é uma American Larger, que harmoniza perfeitamente com hambúrgueres, presuntos e castanhas, e possui uma graduação alcoólica de 5,0%.
Ela apresenta uma coloração clara e aroma discreto e é desenvolvida com lascas de Beechwood, uma madeira especial que é utilizada no seu processo de fermentação e maturação, conferindo um sabor leve, equilibrado e marcante, mas suave no final.
O produto é criado com a mesma receita desde 1876, tendo em sua composição água, malte, lúpulo e arroz, conta com amargor de 10 IBU e está disponível em diversas volumetrias.
Entretanto, sua fórmula é mais simples e no sabor não são vistos tantos diferenciais.
Além disso, não tem como falar de Budweiser sem lembrar da sua concorrente Heineken. Ambas são classificadas como American Larger e possuem características bastante similares. Todavia, a Heineken apresenta um sabor mais suave.
- Feita com lascas de Beechwood
- Ótima para acompanhar hambúrgueres
- Sabor leve e equilibrado
- Disponível em diversas volumetrias
- Bom índice de amargor
- Fórmula mais simples e sem tanto destaque
Cerveja Brahma Duplo Malte
A Brahma é uma referência em cervejas brasileiras e a Duplo Malte faz sucesso desde o seu lançamento e traz uma combinação de dois tipos diferentes de malte em sua composição.
Com isso, ela é feita com Malte Pilsner e Malte Munich, apresentando um equilíbrio sem igual entre refrescância e suavidade, e conta com a tradicional cremosidade encontrada nas bebidas da marca.
O produto possui teor alcoólico de 4,7%, tem um índice de amargor de 11 IBU, forma uma espuma média e durável e é ideal para harmonizar com churrascos, amendoins e frituras no geral.
O ponto negativo é que quem gosta de cervejas amargas pode não se adaptar a essa, visto que seu amargor é muito suave.
Inclusive, a linha de cervejas Brahma é ampla e uma que é considerada parecida com essa é a Duplo Malte Tostada. Nela há o mesmo princípio de utilizar dois maltes na receita, mas nesse caso usa-se o Pilsner e o Tostado, criando um sabor e aroma de toffe com casca de pão.
- Cerveja brasileira de renome
- Criada com dois tipos de malte
- É refrescante e suave
- Alta cremosidade
- Ideal para acompanhar churrascos
- Amargor bastante leve
Critérios de Escolha: Cerveja
Não há dúvidas de que o paladar é o principal critério a ser levado em consideração no momento de escolher uma cerveja para comprar.
Todavia, quem não entende muito a respeito dessa bebida pode realmente ficar confuso em meio a tantos rótulos e informações que são encontrados nos produtos disponíveis à venda.
Por isso, para te ajudar na hora da aquisição, abaixo explicamos tudo o que deve ser observado para escolher a melhor cerveja.
Tipo de cerveja
Assim como acontece com os vinhos, as cervejas são divididas em diferentes tipos, que se alteram conforme os ingredientes da sua composição e sabor.
Deste modo, existem as opções mais suaves e refrescantes, outras intensas e amargas e assim por diante.
Logo, as principais variações dessa bebida que você pode encontrar são:
- Cerveja de trigo: É leve, refrescante, fácil de beber e possui notas que remetem ao chocolate, pão e banana. Normalmente não é filtrada, o que lhe confere um aspecto mais turvo, e sua graduação alcoólica varia entre 4% e 8%.
- Cerveja Lager: É a mais comum e apreciada pelos brasileiros. Tem uma composição carbonata, passa por um processo de baixa fermentação e é leve. Ela é fácil de harmonizar com diferentes pratos e seu teor alcoólico vai de 4,5% a 5,5%.
- Cerveja Pilsen: Também considerada leve, essa cerveja se destaca por apresentar um amargor mais intenso devido ao lúpulo em sua fórmula. Para ser produzida a maioria segue a Lei da Pureza Alemã e essa é uma bebida com aroma marcante.
- Cerveja Pale Ale: Esse tipo de cerveja é muito aromático e tem um amargor intenso e sabor marcante. É criado com uma alta fermentação, que lhe confere uma textura muito encorpada, e sua graduação alcoólica fica em uma média de 6,5%.
- Cerveja Porter: De coloração acastanhada, essa bebida possui origem britânica, conta com notas acentuadas de chocolate e especiarias e oferece amargor moderado. Seu teor alcoólico varia entre 4% e 9,5%.
- Cerveja Stout: A Stout surgiu a partir da Porter, por isso muitas pessoas as confundem. Esse tipo é mais escuro, apresentando uma cor marrom intenso que pode quase chegar ao preto, e tem um sabor com fortes toques de café. No paladar seu final é seco e a graduação alcoólica começa em 4%, mas pode chegar até aos 12%.
Harmonização
Dependendo do tipo e da sua formulação cada cerveja harmoniza com um prato ou alimento diferente. Com isso, no momento da compra vale a pena levar em consideração com quais comidas a bebida será servida. Assim, consegue-se criar uma experiência de degustação muito mais positiva.
Dessa forma, em nossa lista existem cervejas que são ideais para churrasco, outras combinam com peixes e queijos e muito mais. Portanto, pense nisso na hora da escolha.
Nível de amargor (IBU)
O amargor é uma característica muito variável nas cervejas e interfere diretamente no seu gosto e na satisfação dos consumidores.
Ele é determinado em IBUs e quanto maior for esse número, mais amarga será a bebida. Os tipos mais leves, como as de trigo e lager, são os que possuem nível de amargor menor, chegando no máximo em 20.
Por outro lado, as cervejas escuras, como Porter e Stout, podem ser bem amargas e algumas apresentam IBU acima de 60.
Teor alcoólico
Se compararmos com outras bebidas alcoólicas, as cervejas são as que possuem menor teor alcoólico. Contudo, esse índice se altera bastante de rótulo para rótulo.
Sobre isso deve-se unicamente levar em consideração o gosto de quem irá consumi-la. Há quem prefira bebidas mais fortes e outros gostam das mais leves e que não irão deixar uma ressaca pesada no dia seguinte.
A grande maioria das opções vendidas no mercado nacional contam com uma graduação alcoólica que vai de 4% e chega até 6,5%, em média. Porém, existem cervejas que alcançam mais do que isso.
Entretanto, é essencial ressaltar que se for dirigir não beba ou escolha uma cerveja sem álcool para consumir!
Qual Melhor Cerveja?
Após todas as análises e degustações realizadas pelos nossos especialistas, a cerveja que recebeu a classificação de melhor foi a Spaten Puro Malte.
Essa bebida tem origem alemã e foi a primeira puro malte do mundo. Ela é criada com uma receita que leva apenas água, malte e lúpulo e apresenta um sabor intenso e com amargor ideal de 16 IBU, sendo fácil de beber.
O rótulo é produzido desde 1397, possui teor alcoólico de 5,2%, já foi eleito algumas vezes como o melhor puro malte do Brasil e é ideal para ser consumido acompanhado de peixes, saladas e pratos leves.
Portanto, a melhor cerveja de 2024 é a Spaten Puro Malte.
Melhor Cerveja Custo-benefício
Se o que você procura é uma cerveja de qualidade e com ótimo preço, então invista na Cerveja de Trigo Hoegaarden, que foi eleita pelos nossos experts como a melhor em custo benefício.
Essa opção é a cerveja witbier mais premiada do mundo, tendo ganho seis vezes o prêmio do World Beer Cup Gold Award, e possui origem belga.
Ela é criada com uma fórmula que conta com trigo cru, malte de cevada, sementes de coentro e raspas de casca de laranja, apresentando um sabor refrescante com toques cítricos, e seu teor alcoólico é de 4,9%.
A bebida tem um amargor de somente 15 IBU e harmoniza perfeitamente com frutos do mar, peixes, saladas e queijos suaves.
Logo, a melhor cerveja de 2024 em custo benefício é a Cerveja de Trigo Hoegaarden.
Melhor Marca de Cerveja
Determinar qual é a melhor marca de cerveja nem de longe é uma tarefa fácil. Isso porque existem fabricantes que se destacam mais de acordo com o tipo dessa bebida.
A Brahma, por exemplo, pode ser considerada uma das melhores marcas de cerveja brasileiras e foi fundada em 1888, tendo uma rica história no Brasil.
Na área de cervejas Stout, por sua vez, a Guiness é uma referência, visto que o rótulo Draught faz sucesso no mundo todo. Já no ramo de cervejas de trigo não tem como não falar da Hoegaarden, que é especialista nesse tipo de bebida.
Sendo assim, as melhores marcas de cerveja da atualidade são a Brahma, a Guiness e a Hoegaarden.