Os jogos online se tornaram uma febre e para que os jogadores consigam se comunicar sem intercorrências durante as partidos o headset gamer é o periférico ideal.
Basicamente esse produto é considerado uma junção entre fone de ouvido e microfone e se destaca por ser produzido com drivers de elevada qualidade, que reproduzem um som claro e imersivo.
E por ser muito popular entre o público gamer, ele é criado por inúmeras marcas nacionais e internacionais, como Logitech, HyperX e Razer.
Todavia, quais são os melhores headsets gamer? Para responder a essa pergunta nosso time de especialistas em tecnologia executou diversos testes e reuniu nesse artigo uma seleção com os modelos que mais se destacaram!
Melhores Headsets Gamers de 2024
- Headset Gamer Logitech G733
- Headset Gamer BlackShark V2 X Razer
- Headset Gamer Havit HV-H2002D
- Headset Gamer JBL Quantum 100
- Headset Gamer Logitech G432 7.1 Dolby Surround
- Headset Gamer Razer Kraken X Lite
- Headset Gamer Warrior Rama PH219
- Headset Gamer Fortrek H2
Por mais que existam fones de ouvido de excelente qualidade, os headsets gamer promovem uma experiência completamente diferenciada aos seus usuários.
Isso porque são confeccionados na versão over-ear, que cobre completamente os ouvidos para uma maior imersão, possuem componentes de elevada qualidade e vêm com um microfone embutido, proporcionando uma comunicação eficiente entre os competidores.
Mas é claro que não são todos os modelos disponíveis para compra que realmente são de qualidade. Por isso, preparamos uma lista completa com os melhores headsets gamer para te ajudar na hora da escolha.
Review dos Melhores Headsets Gamer de 2024
Se você está em busca de um periférico para ouvir com clareza todos os sons dos seus jogos preferidos e se comunicar sem dificuldades com os competidores, então o headset gamer é ideal.
Para conseguir desfrutar desses benefícios é necessário investir em um produto de qualidade e que tenha uma boa eficiência. Porém, sabe-se que não é fácil de saber quais opções apresentam essas características.
Logo, visando chegar a uma conclusão a respeito disso, os experts do Melhor do Lar realizaram diversos testes e reuniram abaixo uma lista com os 8 melhores headsets gamer de 2024.
Headset Gamer Logitech G733
Apresentando um funcionamento sem fio, esse headset gamer da Logitech conta com uma bateria com autonomia de até 29 horas e é desenvolvido com um design ultraleve, pesando apenas 278 gramas.
Ele é composto por uma faixa de cabeça ajustável, que é macia e confortável, e tem almofadas feitas com espuma viscoelástica de camada dupla, que se encaixam perfeitamente nos ouvidos.
Essa opção apresenta um sistema de iluminação frontal LIGHTSYNC RGB, que pode ser personalizado conforme o gosto do jogador, vem com um microfone removível com tecnologia Blue VO!CE e possui controles dedicados para ajuste de volume ou silenciamento do microfone.
Nela há ainda drivers de áudio PRO-G de 40 mm e câmaras acústicas internas e encontra-se a tecnologia DTS Headphone:X 2.0, que consegue reproduzir um som surround imersivo e profundo.
A desvantagem é que o produto não disponibiliza tecnologia de cancelamento de ruídos externos e não é compatível com consoles da linha Xbox ou Nintendo.
E abaixo vamos falar de um outro headset gamer da Logitech chamado de G432 7.1 Dolby Surround. Essa é considerada uma alternativa mais barata, visto que custa quase metade do preço, porém tem fio e não apresenta sistema de iluminação.
- Bateria com autonomia de 29 horas
- Estrutura macia e confortável
- Iluminação frontal LIGHTSYNC RGB
- Microfone removível
- Controles dedicados simples de manusear
- Sem tecnologia de cancelamento de ruído
- Não funciona com consoles Xbox e Nintendo
Headset Gamer BlackShark V2 X Razer
O headset gamer BlackShark V2 X se destaca graças à sua estrutura dobrável, que permite levá-lo para todos os lugares facilmente, pesa somente 240 gramas e vem com um microfone, que oferece uma excelente captação da voz.
Ele conta com a tecnologia de cancelamento de ruído, que evita interferências durante a comunicação entre os jogadores, e possui conchas auriculares fechadas com almofadas aveludadas, que cobrem totalmente a orelha e proporcionam um elevado isolamento acústico.
O periférico tem um acolchoamento espesso no seu arco de cabeça para evitar desconfortos ao usuário, apresenta acabamento em couro e conta com drivers de 50 mm.
Outro diferencial é que ele reproduz um som surround de 7.1 canais com ótima clareza e precisão, funciona a partir de um conector de 3,5 mm e é compatível com os principais consoles e dispositivos.
Todavia, o produto tem apenas dois botões de controle, que são bastante básicos, e apresenta uma leve inconsistência na reprodução dos graves e agudos.
Inclusive, a Razer possui em sua linha o headset gamer Kraken X Lite que também entrou para a nossa lista. A diferença entre ambos é que o Kraken X Lite não é dobrável e é equipado com drivers de 40 mm, sendo um pouco mais simples.
- Design compacto, leve e dobrável
- Tecnologia de cancelamento de ruído
- Microfone com eficiente captação de voz
- Tecnologia de som surround 7.1
- Compatível com a maioria dos consoles de videogame
- Botões simples
- Pode apresentar inconsistência na reprodução de graves e agudos
Headset Gamer Havit HV-H2002D
Compatível com a maioria dos consoles de videogame e computadores, essa opção de headset gamer possui drivers de 53 mm de alta qualidade sonora e microfone destacável através de conector de 3,5 mm.
Ela tem um design ergonômico, é criada com uma construção robusta e durável, sendo produzida com superfície de plástico com liga fosca, e é composta por faixa de cabeça ajustável e conchas auriculares macias com acabamento em couro sintético e tecnologia de memória.
Esse modelo vem com botões de controle, que permitem ajustar o volume e silenciar o seu microfone, e conta com um cabo de 1,7 metros de comprimento, que confere ao usuário uma ótima liberdade de movimentação.
Entretanto, o áudio emitido pelo seu microfone é levemente abafado, perdendo pontos na clareza, e nele não é visto nenhum recurso extra.
Nessa mesma faixa de valor e com configurações parecidas existe o headset gamer Quantum 100 da JBL, que será detalhado abaixo. Mas, para fins de comparação, o JBL possui drivers menores e é um pouco mais leve.
- Ótimo custo benefício
- Microfone destacável muito prático
- Drivers de 53 mm
- Cabo de 1,7 metros
- Confortável de usar
- Sem recursos extras
- Seu microfone reproduz os sons de forma levemente abafada
Headset Gamer JBL Quantum 100
O headset gamer JBL Quantum 100 já foi citado anteriormente e vale a pena conhecer todos os seus detalhes.
Com isso, esse é um modelo com fio confeccionado com uma haste leve e almofadas auriculares com espuma de memória, que promovem um elevado conforto ao usuário mesmo após horas de uso.
Ele pesa 220 gramas e conta com um microfone boom direcional, que é removível e possui recursos de silenciamento, oferecendo um total foco na voz do jogador.
O periférico tem tecnologias que conseguem reproduzir um som preciso e envolvente, possibilitando ouvir até os detalhes mais sutis das partidas, e é compatível com entradas de 3,5 mm, podendo ser utilizado em computadores, dispositivos móveis e consoles de PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
A desvantagem é que o design dessa opção é mais simples e nela não há diferentes efeitos, detalhes ou sistema de iluminação. Na usabilidade essa característica não faz diferença, mas pode ser considerada negativa para quem busca por um produto mais chamativo.
- Microfone boom direcional de elevada qualidade
- Reproduz os sons com clareza de detalhes
- Compatível com a maioria dos dispositivos e consoles
- Peso de apenas 220 gramas
- Almofadas auriculares com espuma de memória
- Design mais simples e sem efeitos de iluminação
Headset Gamer Logitech G432 7.1 Dolby Surround
Esse headset gamer também foi comentado antes quando falamos de um outro modelo da Logitech e conta com drivers de 50 mm, que reproduzem um som surround de 7.1 canais potente, imersivo e muito realista.
Ele é equipado com um microfone de 6 mm com controle de volume e funcionalidade flip-to-mute, que serve para colocá-lo no mudo sempre que o usuário desejar.
Essa opção pode ser utilizada conectada a computadores e consoles de Xbox, PlayStation ou Nintendo Switch, tem conexão com fio via cabo P2 de 3,5 mm e pesa 280 gramas.
Além disso, nela há almofadas de ouvido feitas em couro sintético, que giram em até 90º conforme a necessidade, e faixa de cabeça com um design que evita pressão nos ouvidos, garantindo horas de uso sem desconfortos.
O ponto negativo é que o microfone desse headset não é removível e nas suas almofadas não se encontram espumas de memória.
- Microfone com funcionalidade flip-to-mute
- Reproduz um som surround de 7.1 canais
- Drivers de 50 mm
- Compatível com diversos consoles e dispositivos
- Faixa de cabeça que evita pressão nos ouvidos
- Almofadas sem espuma de memória
- Seu microfone não é removível
Headset Gamer Razer Kraken X Lite
Similar ao headset gamer BlackShark V2 X, o Kraken X Lite da Razer é equipado com um software de som surround 7.1 e drivers de 40 mm, sendo capaz de emitir os sons dos jogos com precisão e riqueza de detalhes.
Ele conta com almofadas compostas por espuma viscoelástica, que possuem canais para os óculos e oferecem um elevado conforto e isolamento acústico, e tem uma faixa de cabeça com estofamento macio e ótimo encaixe.
O produto vem com um microfone cardioide dobrável e flexível, que capta a voz do usuário com clareza e elimina os ruídos externos, e apresenta um design leve, pesando somente 250 gramas.
No entanto, o volume no qual as músicas e áudios são emitidos nesse headset é um pouco mais baixo e menos potente.
- Software de som surround de 7.1 canais
- Almofadas com espuma viscoelástica
- Faixa de cabeça macia e estofada
- Microfone dobrável
- Peso de 250 gramas
- Volume de reprodução dos sons mais baixo
Headset Gamer Warrior Rama PH219
Projetado pela Multilaser, o headset gamer Warrior Rama PH219 foi pensado para oferecer um elevado conforto ao usuário e possui conchas com acabamento interno almofadado e faixa de cabeça ajustável.
Ele é equipado com um microfone retrátil com controle de áudio embutido e apresenta um sistema de iluminação com luz de LED vermelha, que pode ser ligada ou desligada conforme o gosto.
O produto tem drivers de 40 mm, que são capazes de reproduzir os sons com qualidade, conta com um cabo de 2,2 metros com controles embutidos e possui um excelente custo benefício.
Contudo, aqui também se encontra o problema do volume mais baixo e levemente abafado dos áudios e a durabilidade do seu microfone deixou a desejar para alguns consumidores.
Inclusive, na linha de headsets gamer da Multilaser existe o Warrior PH101. Ambos possuem valores e características parecidas, mas o PH101 não tem sistema de iluminação e disponibiliza a função Super Bass, que promete um maior realismo durante os jogos.
- Preço acessível
- Microfone retrátil com controle
- Sistema de iluminação
- Design ergonômico e confortável
- Cabo de 2,2 metros
- Não atinge altos volumes
- Baixa durabilidade do microfone
Headset Gamer Fortrek H2
Essa opção de headset gamer da Fortrek se destaca por contar com um cabo trançado de 2 metros de comprimento, que confere uma excelente liberdade ao jogador e é muito resistente.
Ela possui um acabamento moderno com iluminação lateral em LED azul e é equipada com um microfone com tecnologia de cancelamento de ruído, que bloqueia os sons externos e foca apenas na voz do jogador.
Para uma maior facilidade de uso o produto é confeccionado com um controlador de volume embutido atrás do fone esquerdo e tem almofadas extra macias, que se encaixam perfeitamente nos ouvidos e conferem um elevado conforto.
Nele há ainda drivers magnéticos de 40 mm, que oferecem um ótimo desempenho na reprodução dos sons, e alças flexíveis reforçadas para um melhor ajuste.
O ponto negativo é que esse modelo disponibiliza poucos recursos de áudio, sendo mais simples.
E ele é considerado um concorrente do Warrior Rama PH219 da Multilaser, que detalhamos anteriormente. O da Multilaser possui cabo mais longo e é mais leve, porém custa mais caro.
- Design moderno com iluminação em LED
- Microfone com cancelamento de ruído
- Controle de volume embutido e fácil de manusear
- Almofadas extra macias e confortáveis
- Alças flexíveis e reforçadas
- Sem recursos de áudio avançados
Critérios de Escolha: Headset Gamer
O público gamer está cada vez mais exigente com relação aos periféricos que adquire para disputar as suas partidas. Com os headsets gamer isso não é diferente e é essencial que o produto ofereça uma boa performance e consiga reproduzir os sons dos jogos com qualidade.
Todavia, cada jogador tem as suas preferências e necessidades, não existindo uma única opção que se adeque a absolutamente todos os consumidores.
Sendo assim, para fazer uma escolha acertada é preciso levar em consideração uma série de fatores importantes a respeito desse item. Portanto, abaixo te explicamos tudo o que deve ser observado para escolher o melhor headset gamer.
Compatibilidade
Já imaginou comprar um headset e ele não funcionar no seu computador ou console? Infelizmente isso é algo que pode facilmente acontecer, visto que existem muitos modelos com compatibilidades limitadas.
Com isso, antes de adquirir um desses é fundamental checar se o mesmo irá funcionar conectado aos seus dispositivos.
De um modo geral, a maioria das opções permite a utilização com computadores e dispositivos móveis e muitas são compatíveis com consoles de Playstation e Nintendo. Já com o Xbox existem algumas limitações. Logo, se atente a isso!
Com ou sem fio
Os headsets gamer evoluíram muito com o passar dos anos e hoje existem em versões com e sem fio.
Os com fio são os mais comuns e apresentam um funcionamento estável e sem atrasos ou intercorrências. Entretanto, limitam um pouco a movimentação dos jogadores.
Por outro lado, as opções sem fio se destacam pela mobilidade que conferem ao usuário e funcionam conectadas aos dispositivos através do bluetooth. As mais modernas e avançadas praticamente não possuem atrasos ou disparidade entre os seus lados, porém esse é um problema que pode ocorrer nos headsets mais simples.
Conexão
Por falar em conectividade, um critério de compra essencial está relacionado as formas de conexão entre o headset gamer e o dispositivo no qual ele será utilizado.
Deste modo, nesse periférico é possível encontrar três tipos de conectividade com fio: P2, P3 e USB.
- P2: Conta com dois ou mais plugs, que têm como função separar os canais de áudio e do microfone. É bastante utilizada em computadores desktop ou notebooks e está presente na maioria dos headsets gamer.
- P3: Nela ocorre uma unificação entre o canal de áudio e do microfone em um único plug. É considerada mais moderna e avançada e é indicada principalmente para uso com smartphones, tablets e consoles de videogame.
- USB: Muito versátil, é compatível com praticamente todos os dispositivos e disponibiliza diversos recursos para gerenciamento do som. Porém, poucas opções oferecem esse tipo de conexão.
Qualidade de Áudio
Um pré-requisito básico para qualquer headset gamer é o de reproduzir os sons com uma boa qualidade sonora. Contudo, a tecnologia responsável por essa reprodução varia entre os modelos, existindo a estéreo e a surround.
Os headsets estéreo são confeccionados com dois alto-falantes, situados um de cada lado, e conseguem realizar uma reprodução dos áudios equilibrada e com elevada profundidade sonora. No entanto, são considerados ultrapassado e inferiores.
Já os modelos com tecnologia surround possuem cinco ou sete canais, que emitem os sons em diferentes direções criando uma experiência mais imersiva. Graças a isso, são os mais recomendados atualmente.
Microfone
O microfone é um componente de extrema importância em qualquer headset gamer, visto que é o responsável pela comunicação clara entre o usuário e os outros jogadores.
Ele existe em versões fixas, móveis e removíveis. As fixas são as menos indicadas, pois não permitem a sua remoção ou ajuste conforme às necessidades do usuário.
As móveis são as mais tradicionais e possibilitam ao gamer deixá-las na posição mais adequada para uma boa captação da voz.
E os microfones removíveis são os que mais se destacam em praticidade. Esses podem ser retirados sempre que necessário e também possuem regulagem de posição, sendo uma ótima escolha.
Além disso, é fundamental que o microfone do headset consiga emitir um som nítido. Inclusive, se tiver tecnologia de cancelamento de ruído é melhor ainda, pois assim irá remover os barulhos ao redor e captar apenas a voz.
Design
O design dos headsets gamer é muito variável e se altera não somente na aparência, como também no tipo, existindo os modelos abertos e fechados.
As opções abertas são as menos comuns. Por mais que sejam arejadas e consigam reproduzir os áudios sem distorções, elas não apresentam um bom isolamento acústico e fazem com que o usuário consiga ouvir todos os sons do ambiente, prejudicando a concentração.
Os headsets fechados são o completo oposto e neles tudo o que está sendo reproduzido reverbera dentro da concha. Esses são capazes de bloquear os ruídos externos e minimizam as deformações sonoras. Devido a isso, são considerados melhores.
Ergonomia e conforto
Por fim, não é incomum que os jogadores passem horas disputando as suas partidas e é essencial que o headset gamer ofereça um bom conforto e ergonomia. Para garantir isso deve-se analisar o peso desse periférico e a maciez e possibilidade de ajuste dos seus componentes.
Falando em peso, tenha em mente que os mais recomendados são os modelos de até 400 gramas, sendo que quanto mais leve for o produto, melhor.
Suas almofadas devem ser acolchoadas e macias e as que possuem espuma de memória são as que mais se destacam em conforto. Portanto, se possível invista em uma opção que as tenha.
Já o arco ou faixa de cabeça deve ser ajustável e também contar com revestimentos mais macios para não machucar ou pressionar os ouvidos e cabeça.
Qual a diferença entre headset e headphone?
Uma das dúvidas mais comuns a respeito dos headsets gamer está relacionada as diferenças entre esse produto e os headphones. No entanto, por mais que visualmente esses dois itens sejam parecidos, na prática eles são diferentes.
Dessa forma, o headset é um periférico voltado principalmente para o uso com jogos e se diferencia por contar com um microfone embutido e estrutura mais robusta.
Já os headphones existem em infinitos modelos e são indicados para uma utilização mais simples, como a de ouvir músicas ou assistir a vídeos e filmes. Esses podem ou não ter microfone embutido e não contam com componentes tão avançados quanto os headsets.
Vantagens de comprar um Headset
Os headsets gamer reúnem uma série de pontos positivos e não é à toa que eles são tão buscados pelos jogadores amadores e profissionais.
Sendo assim, esse produto é desenvolvido com um design especial, que não somente visa o maior conforto do usuário, como também chama atenção.
Nele há um microfone embutido, que permite a melhor comunicação entre os gamers, e todos os sons que são reproduzidos e captados apresentam uma excelente qualidade, clareza e potência.
Além disso, os headsets são compatíveis com a maioria dos consoles de videogame e computadores e existem em opções que se adaptam a todos os gostos, necessidades e bolsos.
Qual o Melhor Headset Gamer?
E após todas as análises e testes executados pelos nossos especialistas em tecnologia o headset gamer que ganhou o título de melhor é o Logitech G733.
Esse é um modelo sem fio confeccionado com um design leve de apenas 278 gramas, que tem como principal diferencial a sua bateria com autonomia de até 29 horas.
Ele apresenta um sistema de iluminação frontal totalmente personalizável, possui drivers de áudio PRO-G de 40 mm com câmaras acústicas internas e reproduz um som surround imersivo e intenso a partir da tecnologia DTS Headphone:X 2.0.
O produto tem almofadas criadas com espuma viscoelástica de camada dupla, que são confortáveis e se encaixam perfeitamente nos ouvidos, e vem com uma faixa de cabeça ajustável.
Nele há também um microfone removível com tecnologia Blue VO!CE e controles dedicados, que servem para silenciamento do microfone ou ajuste de volume.
Logo, o melhor headset gamer é o Logitech G733 e no vídeo a seguir você confere mais detalhes a respeito dele:
Qual o Melhor Headset Gamer Custo Benefício?
O valor dos headsets gamer é muito variável e existem modelos que realmente custam caro. Entretanto, há alguns que são mais acessíveis e o que foi considerado o melhor em custo benefício segundo os nossos experts é o BlackShark V2 X Razer.
Essa opção conta com um design dobrável, sendo muito portátil, e tem conchas auriculares fechadas com almofadas aveludadas, que cobrem totalmente a orelha, são confortáveis e oferecem um excelente isolamento acústico.
Ela pesa apenas 240 gramas, possui um microfone, que capta a voz sem intercorrências, e apresenta uma tecnologia de cancelamento de ruído, que isola os sons ao redor para uma melhor experiência do usuário.
Esse periférico é desenvolvido com drivers de 50 mm e tecnologia de som surround de 7.1 canais, que reproduzem os áudios com clareza e potência, oferece acolchoamento macio na sua faixa de cabeça e tem acabamento em couro.
Portanto, o melhor headset gamer em custo benefício é o BlackShark V2 X Razer.
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.