Estar com os cabelos bonitos e sempre arrumados é uma prioridade para muitas mulheres. Porém, nem sempre é possível fazer visitas ao cabeleireiro, então é preciso fazer uso de ferramentas que ajudem a deixar as madeixas do jeito que se deseja.
Um produto muito prático para isso é a escova rotativa, que cria um efeito escovado nos fios, consegue os modelar e muitos modelos ainda atuam como secador, removendo a umidade.
Por conta de todas essas vantagens esse aparelho está se tornando cada vez mais popular e o que não faltam são modelos disponíveis para compra. Sendo assim, se você está procurando por um desses, saiba que nesse artigo fizemos uma seleção com as 6 melhores escovas rotativas de 2024 para te ajudar na hora da escolha, confira!
Melhores escovas rotativas de 2024
- Escova Rotativa Philco Spin Brush PEC04V
- Escova Rotativa Tourmaline Infinity Mondial ER-03
- Escova Rotativa Soft Beauty Philco PEC13
- Escova Rotativa Britânia Soft BES21P
- Escova Rotativa Gama Italy Turbo Plus 2300
- Escova Rotativa Ceramic Íon Turbo Mondial ER-09
As escovas rotativas são produzidas por inúmeras marcas, existindo aparelhos feitos pela Philco, Gama, Mondial e muito mais.
Cada modelo disponível apresenta características próprias e encontram-se neles variações principalmente com relação a potência, velocidades disponíveis, temperaturas e até mesmo peso e design.
Por conta disso, há escovas rotativas que são consideradas melhores e piores do que as suas concorrentes, sendo necessário fazer uma análise minuciosa para não errar na compra.
Review das Melhores Escovas Rotativas de 2024
As escovas rotativas são fiéis companheiras de muitas mulheres que buscam ter seus cabelos sempre bonitos sem perder na praticidade.
Isso porque elas podem ser usadas para secar, modelar, alinhar e até mesmo desembaraçar as madeixas de forma rápida e sem dificuldades.
Contudo, a vasta gama de opções acaba deixando os consumidores confusos com relação a qual levar para a casa. Pensando em te ajudar no momento da compra, abaixo vamos te mostrar quais são as melhores escovas rotativas de 2024. Essas são as que mais se destacam em performance e eficiência, conheça:
Escova Rotativa Philco Spin Brush PEC04V
Desenvolvida com placas térmicas com revestimento em cerâmica, essa escova rotativa da Philco pode ser usada para desembaraçar, alisar e modelar os cabelos.
Ela funciona com uma potência de 1100 watts, conta com duas variações de temperatura mais o ar frio e pode ser usada com qualquer tipo de fio, desde os lisos até os enrolados.
O produto permite a sua utilização com as mechas secas, úmidas ou molhadas e, para maior facilidade de uso, tem um cordão giratório com movimento em 360º, que promove uma livre movimentação ao usuário.
Outro diferencial é que é possível escolher entre uma rotação no sentido horário ou anti-horário e há ainda um gerador de íons, que reduz a eletricidade estática do cabelo e minimiza o frizz.
- Placas com revestimento de cerâmica
- Potência alta
- Funciona com todos os tipos de cabelo
- Cabo giratório em 360º
- Rotaciona no sentido horário ou anti-horário
- Gerador de íons
- Não acompanha acessórios extras
Escova Rotativa Tourmaline Infinity Mondial ER-03
A escova rotativa Tourmaline Infinity da Mondial conta com uma tecnologia que libera íons negativos nos fios, selando as cutículas, eliminando o frizz e a eletricidade estática e dando maior brilho e maciez.
Ela apresenta um duplo sentido de rotação, permitindo modelar as mechas como o usuário desejar, e é equipada com um motor de 1000 watts de potência.
Esse modelo oferece dois ajustes de temperatura mais o ar frio, que auxilia na fixação dos penteados, e possui um revestimento cerâmico, que protege os cabelos e distribui o calor de forma uniforme.
A escova pode ser usada para secar, alisar ou modelar as madeixas, tem cabo giratório e pesa apenas 300 gramas.
- Tecnologia de íons negativos
- Duplo sentido de rotação
- 2 temperaturas + ar frio
- Revestimento cerâmico
- Cabo giratório
- É leve
- Velocidade de rotação mais baixa
Escova Rotativa Soft Beauty Philco PEC13
Essa escova secadora da Philco tem como principal diferencial a tecnologia Pure Hairbrush, que libera íons de turmalina, fazendo com que os cabelos não sejam danificados durante o uso e apresentem cutículas seladas e mais brilho e maciez.
Nela encontra-se um revestimento cerâmico, que distribui o calor uniformemente, e é possível usá-la para secar, alisar e modelar as madeixas.
O aparelho é desenvolvido com um formato oval, que garante um volume extra nas raiz, comprimento liso e pontas enroladas, e sua potência é de 1300 watts, que proporciona uma maior eficiência e agilidade durante o uso.
Além disso, esse modelo é bivolt, o que possibilita o seu uso em qualquer tomada, tem um design ergonômico com cordão elétrico giratório em 360° e funciona com 2 velocidades e 3 temperaturas.
- Não danifica os fios durante o uso
- Formato diferenciado
- Potência de 1300 watts
- Design ergonômico
- Bivolt
- 3 temperaturas
- Cabo com menos de 2 metros de comprimento
Escova Rotativa Britânia Soft BES21P
Podendo ser usado para secar, modelar, alisar e dar volume, esse modelo de escova rotativa disponibiliza ao usuário 2 variações de temperatura mais o ar frio, que é ideal para finalizações.
Ele possui 1200 watts de potência e é feito com um revestimento em nano cerâmica, que protege os cabelos do calor excessivo, evita o ressecamento e o atrito e garante um brilho intenso às mechas.
A escova conta ainda com a tecnologia de íons tourmaline, que preservam a umidade natural das madeixas e eliminam o frizz, e funciona a partir de 2 velocidades diferentes.
Outro diferencial é que ela apresenta um design ergonômico, pode ser usada apenas como secador de cabelo e vem com cabo elétrico giratório de 1,8 metros e cerdas em nylon.
- 1200 watts de potência
- Revestimento em nano cerâmica
- Design ergonômico
- Cabo elétrico giratório de 1,8 metros
- Cerdas em nylon
- Tecnologia de íons tourmaline
- É maior e mais pesada
Escova Rotativa Gama Italy Turbo Plus 2300
A Gama Italy é uma marca muito renomada no segmento de produtos para o cabelo e a escova rotativa Turbo Plus é produzida com um motor de 1100 watts de potência, apresentando uma alta eficiência.
Ela é equipada com uma escova de 50 mm de diâmetro, possui sistema de rotação dupla, sendo possível escolher entre o sentido horário ou anti-horário, e oferece 2 temperaturas mais o ar frio.
O produto conta com um botão para fixar ou remover o acessório, vem com um cabo giratório de 1,7 metros de comprimento e tem uma alça, que permite pendurá-lo em qualquer lugar.
Mais um ponto positivo é que essa opção possui a tecnologia Nano Silver, que confere mais brilho aos cabelos, e apresenta um efeito antibacteriano, que atua eliminando fungos e bactérias que podem danificar o couro cabeludo.
- Boa potência
- Gira em ambos os sentidos
- Cabo giratório e alça
- Deixa os cabelos brilhantes
- Efeito antibacteriano
- Escova de 50 mm
- Apenas 6 meses de garantia
Escova Rotativa Ceramic Íon Turbo Mondial ER-09
Funcionando com 1200 watts de potência, a escova rotativa Ceramic Íon Turbo da Mondial conta com a avançada tecnologia Tourmaline Íons, que libera íons negativos nos fios para selar as cutículas e dar mais maciez e brilho.
Ela apresenta um duplo sentido de rotação, permitindo modelar as madeixas tanto para dentro, quanto para fora, e oferece 2 ajustes de temperatura mais o ar frio, que reduz o frizz e fixa os penteados.
Esse modelo pode ser usado também como secador, disponibiliza ao usuário 2 velocidades e possui um bocal direcionador, que concentra e direciona o fluxo de ar, tornando o processo de secagem mais fácil.
Vale a pena saber ainda que o produto vem acompanhado de 4 acessórios, sendo um difusor, uma escova modeladora, uma capa protetora e o bocal direcionador.
- Sela a cutícula dos cabelos
- Duplo sentido de rotação
- 2 temperaturas + ar frio
- Acompanha 4 acessórios
- Pode ser usada apenas como secador
- Boa potência
- É mais pesada
Critério de Escolha: Escova Rotativa
Quem tem o costume de acompanhar os lançamentos do universo da beleza, com certeza se viu curioso quando as escovas rotativas foram lançadas.
Isso porque esse é um produto que promete promover nos fios um efeito de salão sem precisar sair de casa e é 2 em 1, pois atua como escova e secador ao mesmo tempo.
Porém, não são todos os modelos disponíveis que realmente oferecem uma boa performance e conseguem garantir bons resultados.
Sendo assim, no momento da compra é preciso prestar atenção em uma série de critérios que fazem a diferença nesse item. Dessa forma, consegue-se determinar qual é o aparelho mais adequado para o seu tipo de fio, forma de uso e muito mais.
Portanto, a seguir vamos te mostrar tudo o que deve ser analisado para escolher a melhor escova rotativa, veja:
Temperatura e velocidade
Dois fatores muito importantes em uma escova rotativa são as suas variações de temperatura e velocidade, que permitem adaptar o seu funcionamento conforme a necessidade.
Com relação a temperatura, saiba que a grande maioria dos modelos disponibiliza aos usuários 2 opções de ar quente e 1 opção de ar frio.
Assim como ocorre nos secadores de cabelo, chapinhas e babyliss, quanto mais alta for a temperatura do aparelho mais rapidamente se conseguirá secar ou modelar os fios.
Contudo, é preciso tomar cuidado para não exagerar. Isso porque cabelos mais finos e frágeis não devem receber uma quantidade de calor muito alta, pois poderão ser danificados.
Logo, o mais indicado é escolher uma escova que ofereça boas variações de temperatura para conseguir adaptá-la ao resultado que se deseja.
Já falando em velocidade, saiba que ela está relacionada a rotação desse produto e também ao seu poder de secagem. Deste modo, o ideal é que o aparelho apresente, no mínimo, duas variações de velocidade. Porém, quanto mais, melhor!
Material
O material com que as escovas rotativas são confeccionadas interfere não somente na sua resistência e durabilidade, como também na saúde dos fios e nos resultados que serão obtidos.
As escovas de cerâmica são as mais recomendadas atualmente, pois essa é uma matéria-prima que distribui o calor de forma uniforme e ainda protege as mechas.
Existem também modelos que contam com a tecnologia de turmalina, que emite íons negativos e faze com que as cutículas sejam seladas e haja menos frizz e mais brilho e maciez.
O material das cerdas também faz a diferença em uma escova rotativa e as de nylon são as mais indicadas, pois são suaves e não quebram os cabelos. Além disso, deve-se evitar produtos que possuem muitas partes em plástico e poucas em metal, pois o plástico é mais frágil e menos durável.
Tamanho e peso
O tamanho e o peso das escovas rotativas são mais um fator que deve ser analisado no momento de escolher esse aparelho.
Se a ideia é levar a escova para muitos lugares, então deve-se dar preferência para os modelos que são menores e mais compactos, assim caberão facilmente em bolsas.
Com relação ao peso, o ideal é que a escova seja leve, principalmente pensando em quem tem fios longos ou uma grande quantidade de cabelo.
Produtos mais pesados, como os acima de 500 gramas, podem causar dores nos braços e ombros se usados por períodos mais longos. Então, o ideal é investir em uma escova que seja leve e não muito grande. Deste modo, será fácil de levá-la para todos os lugares e não haverá desconfortos durante a sua utilização.
Acessórios
Muitas pessoas não sabem, mas algumas escovas rotativas vêm acompanhadas de acessórios, que podem garantir ainda mais recursos a esse produto.
Com isso, existem modelos que contam com difusor e são uma ótima escolha para quem possui cabelos enrolados e quer definir os cachos.
Há também opções com diferentes diâmetros de escova, que se adaptam a fios mais curtos ou mais longos, e alguns produtos apresentam bocal direcionador para momentos em que serão usados apenas como secador. Portanto, é interessante checar se a escova escolhida apresenta acessórios adicionais e se eles serão úteis no seu dia a dia.
Voltagem
Por último, mas não menos importante, sempre confira qual é a voltagem da escova rotativa que está pensando em adquirir.
Atualmente é possível encontrar opções que são bivolt ou que funcionam em tomadas 110 ou 220v.
As bivolt são as mais indicadas para quem pretende levar o produto em viagens, visto que poderão ser usadas em qualquer tomada. O ponto negativo é que existem poucos modelos com essa característica.
Por outro lado, caso a ideia seja usar a escova em apenas um local, basta selecionar a voltagem correta no momento da compra que não haverá problemas.
Qual a melhor escova rotativa?
O que não faltam são escovas rotativas de qualidade. Porém, dentre as que selecionamos para esse artigo, a que merece o título de melhor é a Philco Spin Brush PEC04V.
Equipada com um motor de 1100 watts de potência, essa opção é muito completa e disponibiliza ao usuário três variações de temperatura, sendo duas de ar quente e uma de ar frio.
Ela conta com placas térmicas com revestimento de cerâmica, que distribuem o calor uniformemente e protegem as madeixas durante a utilização, e pode ser usada para desembaraçar, alisar e modelar os cabelos.
O produto permite o seu uso em qualquer tipo de fio e em mechas molhadas, úmidas ou secas e rotaciona tanto no sentido horário, quanto no anti-horário, apresentando diferentes possibilidades de modelagem.
Mais um diferencial é que esse modelo possui um cabo elétrico giratório em 360º e tem um gerador de íons, que reduz a eletricidade estática do cabelo e minimiza o frizz.
Melhor escova rotativa custo benefício
De um modo geral, as escovas rotativas não são vendidas a um preço muito elevado. Entretanto, existem opções mais baratas e mais caras e em meio a elas a melhor em custo benefício é a Tourmaline Infinity Mondial ER-03.
Esse modelo apresenta uma avançada tecnologia de turmalina, que atua liberando íons negativos e sela as cutículas, elimina o frizz e a eletricidade estática e confere aos cabelos mais brilho e maciez.
Ele funciona a partir de um motor de 1000 watts de potência e oferece um duplo sentido de rotação, permitindo modelar as mechas para dentro ou para fora conforme o gosto.
Essa opção serve para secar, alisar e modelar os fios, conta com dois ajustes de temperatura mais o ar frio e ainda vem com um cabo giratório com rotação em 360º, que dá mais liberdade ao usuário.
Outro diferencial é que a escova é feita com revestimento cerâmico, que protege o cabelo e distribui o calor de forma uniforme, e tem um design ergonômico e peso de apenas 300 gramas.
Melhor marca de escova rotativa
Conforme as escovas rotativas foram fazendo sucesso, muitas marcas passaram a confeccionar seus próprios modelos desse produto.
Contudo, atualmente a que mais se destaca nesse segmento é a Philco, que traz ao mercado nacional diversas opções de escova rotativa com a mais elevada qualidade.
As opções dessa fabricante são vendidas a valores acessíveis e contam com as mais recentes tecnologias do mercado. Graças a isso, garantem efeitos muito satisfatórios e não estragam os fios.
A marca também possui um excelente suporte ao cliente e oferece uma garantia de 12 meses, o que dá uma maior segurança ao consumidor durante a compra.
Inclusive, somente em nosso guia é possível encontrar duas escovas rotativas Philco diferentes, sendo que a que consideramos como melhor é fabricada por ela. Logo, se estiver na dúvida sobre qual marca de escova escolher, invista na Philco.
Como fazer a limpeza de uma Escova Rotativa?
Para manter a escova rotativa funcionando corretamente deve-se realizar a sua limpeza com frequência. Essa higienização é bastante simples e consiste principalmente em retirar os fios de cabelo que possam ter ficados grudados em suas cerdas e que podem atrapalhar a rotação.
Dessa forma, antes de limpar o produto é preciso tirá-lo da tomada e esperar até que esfrie completamente. Após isso deve-se fazer a remoção dos fios de cabelo utilizando as mãos ou uma escova mais macia fazendo movimentos suaves para não estragar as cerdas do produto.
Em seguida é válido conferir se a saída de ar do aparelho não está entupida devido ao acúmulo de sujeira. Para limpá-la basta passar uma escova pequena e macia ou utilizar os próprios dedos. Feito isso, se o cabo da escova estiver sujo pode-se passar sobre ele um pano úmido ou seco para remover a poeira.
Dica extra: Como usar uma escova rotativa?
À primeira vista pode até parecer difícil utilizar uma escova rotativa, mas a boa notícia é que a utilização desse produto costuma ser bem fácil e basta um pouco de prática com ele.
Sendo assim, o primeiro passo para conseguir bons resultados consiste em usar o aparelho com os cabelos úmidos ao invés de molhados. Isso porque a potência da escova não é tão alta quanto a de um secador, o que pode tornar o processo de secagem + modelagem lento.
Também é importante desembaraçar as madeixas antes de começar a passar a escova para evitar acidentes. Logo, estando com os fios úmidos e desembaraçados o passo a passo para garantir bons resultados com a escova rotativa é o seguinte:
- Aplique protetor térmico em toda a extensão dos fios.
- Separe o cabelo em mechas de até 6 cm de largura e posicione a escova na altura da extensão dos fios, sem pegar na raiz.
- Escolha o sentido de rotação ideal e ligue o produto sempre lembrando que para pontas viradas para dentro deve-se utilizar rotação anti-horária e para fora a horária.
- Vá passando a escova sobre as mechas em uma velocidade não muito alta e quando chegar nas pontas a mantenha rotacionando por cerca de 10 segundo para garantir que ficarão modeladas.
- Repita esse processo até atingir todas as mechas do cabelo.
- Para finalizar acione o ar frio do produto e o passe em todos os fios e aplique um óleo ou spray selador de pontas.
Marisa é consultora de Beleza da Mary Kay onde tem mais de 10 anos de experiencia na área, ajudando mulheres de todo o Brasil a se cuidar e se sentir melhor. Já participou de palestras e eventos além de possuir publicações na Revista Glamour e Cláudia.