Registrar os momentos através de câmeras virou um hábito muito comum, que é realizado tanto por profissionais, quanto por pessoas amadoras. Para isso podem ser usados smartphones, câmeras digitais e os drones, que são um aparelho muito inovador e moderno.
Esse produto é como uma aeronave não tripulada equipada com câmeras de alta resolução, que conseguem capturar imagens diretamente do céu, sendo muito usado em eventos, como casamentos e festas.
No início os drones eram uma ferramenta utilizada para proteger os soldados em missões mais arriscas e seu uso intenso começou em meados de 1982 pela força aérea israelense na guerra contra a Síria.
Atualmente ele ainda tem essa finalidade, mas também é ferramenta de fotógrafos e videomakers em diversas outras atividades.
Por isso, nesse artigo vamos te mostrar quais são os melhores drones de 2023 e ainda te ensinaremos a escolher o ideal conforme o seu tipo de uso.
Melhores Drones de 2024
- Drone DJI Mavic Air 2
- Drone DJI Mini SE
- Drone DJI Tello Boost
- Drone DJI Mini 2 Fly More
- Drone L900 Pro
- Drone Staright S68 RC
Muito cobiçados pelos amantes de vídeos e fotos, os drones se tornaram itens de desejo de muitas pessoas.
Isso porque eles não somente registram imagens diferenciadas e de alta qualidade, como também são muito interessantes de usar e fazem com que o usuário se sinta quase que como pilotando uma aeronave.
O único ponto negativo é que esses aparelhos custam caro, por isso antes da compra é necessário fazer uma boa pesquisa para não gastar dinheiro à toa. Para te ajudar com essa tarefa criamos um guia completo a respeito desse item.
Review dos Melhores Drones de 2024
Os drones se tornaram muito populares nos últimos anos e são buscados por profissionais e amadores, que adoram registrar os mais diversos momentos.
Justamente por isso, esses aparelhos são desenvolvidos por diversas marcas e em incontáveis modelos, que apresentam as mais variadas características e fazem com que não seja fácil saber qual deve-se levar para a casa.
Portanto, visando facilitar o seu processo de escolha, agora vamos te mostrar quais são os melhores drones de 2023. Esses são os que mais se destacam entre os consumidores e os que mais reúnem características positivas, confira:
Drone DJI Mavic Air 2
O drone DJI Mavic Air 2 é produzido com uma câmera de 48 MP, que apresenta uma alta resolução e consegue fazer fotos de elevada qualidade, grava vídeos em 4K e ainda produz hyperlapses em 8K e com detalhes super nítidos.
Ele apresenta uma bateria com autonomia de 34 minutos, atinge uma velocidade máxima de 68 km/h e oferece um alcance de sinal de até 10 km.
O produto apresenta um sistema de desvio de obstáculos APAS 3.0, que garante a sua segurança e evita acidentes, conta com uma estrutura compacta e possui o diferenciado modo Panorâmica, que é o mais avançado dos aparelhos DJI e tem um maior alcance dinâmico e gera cores vibrantes, nítidas e precisas.
Mais um ponto positivo é que o drone disponibiliza os modos de captação Livre, Órbita, Rota Fixa e Trajetória e é produzido com sensores em três direções, frontal, traseiro e inferior, e com uma luz auxiliar, que aumenta a visibilidade e a detecção de obstáculos.
- Câmera de 48 MP
- Velocidade máxima de 48/ km/h
- Alcance de sinal de 10 km
- Sistema de detecção de obstáculos
- Sensores em três direções
- Valor alto
Drone DJI Mini SE
Compacto e muito eficiente, o drone DJI Mini SE pesa menos de 249 gramas e oferece uma autonomia de até 30 minutos com a sua bateria totalmente carregada.
Ele é desenvolvido para realizar fotos aéreas com resolução de 12 MP, grava vídeos em HD com qualidade de 2,7K e vem com um gimbal motorizado de 3 eixos, que garante uma excelente estabilidade e proporciona filmagens nítidas e ultra suaves.
Esse modelo funciona em conjunto com o aplicativo DJI Fly, que é fácil de usar e permite ao usuário ter experiência de voo simplificada, e acompanha um controle remoto dedicado com alcance de até 4 km.
O aparelho oferece os modos QuickShot, que são divididos em Dronie, Circle, Helix e Rocket e executam movimentos pré-definidos elaborados durante as gravações, e conta com um protetor de hélices em 360º, que as protege e melhora a segurança durante o voo.
- Pesa apenas 249 gramas
- Tamanho compacto
- Diferente modos de captação de imagens
- Protetor de hélices
- Boa autonomia
- Câmera com resolução mediana
Drone DJI Tello Boost
Esse drone foi desenvolvido especialmente para crianças e adultos e tem como intuito principal ensinar a respeito das funcionalidades e comandos de codificação, para isso utiliza o Scratch, um programa criado pelo MIT.
Ele é fácil de usar, pois vem com como um controlador de voo produzido pela DJI que permite executar truques apenas com um toque em sua tela, e ainda funciona juntamente com o aplicativo Tello, que permite ver os vídeos ao vivo, tirar fotos, pousar, decolar e muito mais.
Essa opção conta com uma câmera com resolução de 5 MP, que funciona nos modos Circular 360º e Distanciar e grava vídeos em HP, e é equipado com um processador Intel, que também é responsável por criar fotos e vídeos de alta qualidade.
Nela há ainda uma bateria com autonomia de 13 minutos, sua velocidade de voo é de 8 m/s e seu peso é de apenas 80 gramas.
- Fácil de usar
- É voltado para adultos e crianças
- Possui uma finalidade educativa
- Processador Intel
- Grava vídeos em HD
- Baixa autonomia
Drone DJI Mini 2 Fly More
Produzido em um tamanho compacto, que permite levá-lo facilmente para todos os lugares, esse drone consegue resistir a ventos até o nível 5 e atinge uma altitude máxima de 4.000 metros.
Ele conta com uma bateria com autonomia de 31 minutos, suporta até 10 km de transmissão de vídeo em HD e apresenta variados recursos anti-interferência, que o permitem voar para longe e ainda assim manter a sua qualidade de captação. dando-lhe a capacidade de voar mais longe e ver com mais clareza.
O produto consegue gravar vídeos nas resolução HD e 4K, é equipado com uma câmera de 12 MP e possui um gimbal de 3 eixos, que facilita a sua utilização.
Ele vem com controle remoto, que é o acessório ideal para controlá-lo à distância e ainda acompanha 3 baterias inteligentes de voo, 3 pares de hélices sobressalentes, 1 protetor de gimbal, 1 par de sticks sobressalentes, 1 protetor de hélices e bolsa de ombro.
- Tamanho compacto
- Alta resistência a ventos
- Consegue gravar em 4K
- Atinge uma altitude de 4.000 metros
- Vem com diversos acessórios
- Custa mais caro
Drone L900 Pro
Esse drone tem como principal diferencial vir equipado com uma câmera 4K de alta resolução, que oferece uma taxa de quadros de 25 fps e realiza uma transmissão em tempo real das suas filmagens.
Ele oferece um tempo de voo de até 30 minutos, possui um alcance de 1,2 km e voa a uma velocidade de 25 km/h.
Esse modelo conta com uma tecnologia inteligente que faz com que retorne automaticamente ao seu local de decolagem caso a carga da bateria esteja baixa, se a conexão WI-FI estiver fraca ou se perder o sinal do controle remoto, sendo muito seguro.
Nele há ainda a função Siga-me, no qual o produto segue o piloto para gravar seus movimentos, o usuário pode escolher entre 3 ajustes de velocidade e seu controle é feito a partir de controle removo com alcance de 1.200 metros.
- Câmera 4K de alta resolução
- Autonomia de 30 minutos
- Alcance de 1,2 km
- Retorna automaticamente ao local de decolagem
- Função Siga-me
- Não tem uma estabilidade tão boa
Drone Staright S68 RC
O drone Staright S68 RC é produzido com uma câmera 4K, que consegue tirar fotos e gravar vídeos com alta resolução, e possui um exclusivo filtro de beleza, que melhora a aparência das imagens realizando ajustes de luz e sombra automaticamente.
Ele é muito fácil de controlar e oferece o recurso de gestos, no qual basta o controlador olhar para o aparelho e realizar gestos de comandos, que a aeronave irá reproduzi-los de maneira inteligente.
Essa opção é equipada com uma bateria com autonomia de 15 minutos e apresenta também a função Altitude retida, que faz com que o produto paire de maneira estável para evitar tremores na câmera.
Outro diferencial é que através de um aplicativo é possível definir o alvo de captura de imagens e rastrear o voo conforme o caminho pré-definido, evitando perdê-lo durante o uso.
- Câmera 4K
- Filtro que ajusta luz e sombra
- Permite controle por gestos
- Função altitude retida
- Permite ser rastreado pelo usuário
- Autonomia de apenas 15 minutos
Critérios de Escolha: Drones
Os drones são equipamentos muito avançados, que conseguem realizar a captura de imagens diferenciadas e à distância.
Por conta disso, eles são hoje equipamentos muito utilizados por fotógrafos e videomakers de todo o mundo, apresentando uma série de recursos, que tornam a sua utilização ainda melhor.
Contudo, nem todos os modelos disponíveis são realmente bons e cada consumidor tem uma necessidade quando falar nesse produto.
Dessa forma, para te ajudar a fazer uma compra acertada, abaixo vamos te explicar tudo o que deve ser analisado para escolher o melhor drone.
Tempo de autonomia de voo
A autonomia é um dos maiores desafios das pessoas que utilizam drones, visto que nem sempre ela está alta.
Essa característica diz respeito ao tempo em que esse produto consegue se manter em funcionamento e costuma variar entre 10 e cerca de 30 minutos.
Por mais que esse período pareça pequeno, dependendo das imagens que se deseja capturar cerca de 10 minutos de voo são mais do que suficientes.
No entanto, isso irá variar conforme o tipo de uso. Se a ideia é fazer imagens aéreas de diferentes momentos em um mesmo dia, então o ideal é adquirir um modelo que tenha uma autonomia mais elevada.
Porém, de um modo geral, baterias que duram por aproximadamente 20 minutos conseguem suprir bem as necessidades da maioria dos usuários.
Altitude
A altitude diz respeito à altura em que o drone consegue voar e, diferente do que se imagina, nem todos os modelos oferecem um alcance elevado.
Os modelos mais baixos apresentam um limite de altitude que varia entre 50 e 100 metros e são indicados mais para uso amador, visto que não são muito avançados.
Por outro lado, existem opções intermediárias, que possuem um alcance de 4 até cerca de 10 km. Essas são a melhor escolha para captar paisagens, servem até para o mapeamento de locais, garantem imagens mais amplas e geram uma vista panorâmica dos ambientes.
Longitude
A longitude ou alcance de um drone é um fator que está relacionado a distância com que ele pode ficar do seu controlador.
Essa é uma característica muito importante principalmente para quem pretende utilizar esse produto para entrega de objetos e buscas de desaparecidos ou monitoramento de tropas.
Já para um uso mais básicos ela não precisa ser muito ampla, visto que dificilmente uma pessoa irá voar longas distâncias com esse item.
Deste modo, normalmente uma longitude de cerca de 1 km costuma ser viável para a maioria dos usuários, mas muitos drones atingem bem mais do que isso.
Velocidade
A velocidade com que o drone voa é outro fator bastante variável e da mesma maneira que existem modelos que chegam a quase 70 km/h outros apenas voam a 10 km/h.
Pensando em captura de imagens para vídeos e fotos o ideal é que esse aparelho não voe a uma velocidade muito alta, visto que poderá deixar as capturas muito rápidas.
Entretanto, para realizar serviços de monitoração e segurança é válido ter um modelo que atinja uma velocidade mais alta e consiga checar aos locais prontamente.
Resolução da câmera
Para conseguir captar as melhores imagens é essencial que o drone seja equipado com uma câmera de qualidade.
Dessa forma, deve-se sempre conferir a resolução desse componente, visto que quanto mais alta ela for, melhor será a qualidade das fotos e vídeos criados.
No geral, os drones com câmeras a partir de 12 MP são uma ótima escolha, pois conseguem gravar com resolução HP e tiram fotos muito boas. Porém, pensando em uso profissional, existem aparelhos que são produzidos com câmeras de até 50 MP e que atingem uma qualidade 4K. O único ponto negativo é que esses custam mais caro.
Peso
O peso do drone não interfere apenas na sua portabilidade, mas também nas licenças que são necessárias para utilizar esse produto.
Sendo assim, se a ideia é leva-lo em viagens e para diferentes locais não vale muito a pena investir em uma opção grande e pesada, visto que ela poderá se tornar um fardo na hora de carregar.
Para isso existem os modelos compactos, existindo alguns que pesam cerca de 250 gramas. Esses são fáceis de guardar e carregar, são ótimos para uso amador e ainda dispensam a o registro legal na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), pois estão dentro do limite permitido aqui no Brasil.
Recursos Extras
Além de realizar a captura de imagens de forma muito diferenciada, os drones podem oferecer aos seus usuários recursos extras, que tornam a sua utilização ainda melhor.
Essas funcionalidades adicionais servem para garantir resultados profissionais e criam efeitos bastante interessantes, sendo que as mais comuns são:
- Giroscópio: Atua na estabilidade do drone e corrige a sua inclinação enquanto está em movimento tornando o voo mais agradável e linear.
- Return to Home: Faz com que o aparelho retorne para o local da decolagem automaticamente. Essa função pode ser acionada quando a carga da bateria está baixa, quando o usuário perde o controle visual do produto e até mesmo quando há perda de sinal com o controlador.
- Hold Altitude: Consegue manter a altura do drone de forma automática e sem precisar de comandos do usuário.
- FPV (First Person View): Esse é um recurso que permite visualizar em tempo real o que a câmera do drone está capturando e possibilita ao usuário realizar ajustes conforme a necessidade.
Qual o melhor Drone?
Hoje em dia existem muitos drones de qualidade e que podem facilmente ser usados por profissionais para captar imagens de alta resolução. Dentre eles, o que ganha o título de melhor é o DJI Mavic Air 2.
Esse modelo chama a atenção principal pela sua câmera de 48 MP, que tira fotos de alta resolução, grava vídeos em 4K e ainda produz hyperlapses em 8K.
Ele é produzido com sensores em três direções, apresenta sistema de desvio de obstáculos APAS 3.0 e tem uma luz auxiliar, que aumenta a sua visibilidade e ainda ajuda a detectar objetos no meio da rota.
O aparelho oferece 4 modos de captação, chamados de Livre, Órbita, Rota Fixa e Trajetória, vem com uma bateria com autonomia de 34 minutos e atinge uma velocidade máxima de 68 km/h.
Essa opção ainda possui um tamanho compacto, seu alcance de sinal é de até 10 km e nela encontra-se apresenta o modo Panorâmica, que tem um maior alcance dinâmico e gera cores vibrantes, nítidas e precisas.
Qual o melhor Drone Custo benefício?
É sabido que os drones podem custar caro, o que acaba sendo inviável para algumas pessoas adquiri-los. Contudo, existem modelos que são vendidos a valores mais acessíveis e possuem uma ótima qualidade, como é o caso do DJI Mini SE.
Essa opção conta com uma câmera de 12 MP, que grava vídeos em HD com qualidade de 2,7K e tira fotos de alta resolução, e chama atenção pelo seu tamanho compacto, pesando menos de 249 gramas.
Ela possui uma bateria com autonomia de até 30 minutos, é equipada com um gimbal motorizado de 3 eixos, que garante uma excelente estabilidade e proporciona filmagens nítidas e ultra-suaves e vem com um controle remoto com alcance de 4 km.
O produto funciona conectado ao aplicativo DJI Fly, que permite ao usuário acompanhar todo o voo, oferece os modos de captura QuickShot, que são divididos em Dronie, Circle, Helix e Rocket e conta com um protetor de hélices em 360º, que as protege e melhora a segurança durante o voo.
Sendo assim, o melhor drone em custo benefício é o DJI Mini SE.
Qual a melhor marca de Drone?
Existem diversas fabricantes, que são responsáveis por produzir drones de muita qualidade e que garantem ótimas capturas de imagens. No entanto, entre elas, a que é considerada a melhor atualmente é a DJI.
Criada na China em 2006 por Frank Wang essa empresa é hoje considerada líder no desenvolvimento de drones civis e comerciais, que são vendidos em mais de 100 países.
Seus produtos começaram a ser vendidos no Brasil em 2013 e se destacam por apresentarem câmeras de alta resolução e contarem com recursos e tecnologias muito avançadas.
Outro ponto positive é que a marca possui modelos que são vendidos a preços muito variáveis, que se adaptam a diferentes tipos de consumidores.
Inclusive, os drones que elencamos como o melhor de 2023 e o melhor em custo benefício são da DVI, o que comprova que vale a pena adquirir as opções fabricadas por ela.
Por que ter um Drone?
Existem muitos motivos que levam as pessoas a adquirem os drones e não é à toa que esse produto se tornou tão cobiçado.
A sua versatilidade é um dos grandes diferenciais, visto que ele pode ser usados para tirar fotos, gravar vídeos, realizar o monitoramento dos locais e muito mais.
Falando em captura de imagens, não há discussões que os takes gravados com esses aparelhos são muito interessantes e fazem toda a diferença no trabalho de fotógrafos e filmakers.
Vale a pena destacar também que é possível usar os drones de maneira amadora, principalmente para registrar momentos em família e durante as viagens.
Dica extra: O que você precisa saber antes de comprar seu drone!
Agora que você já está por dentro de todo o universo dos drones, chegou o momento de te darmos algumas dicas valiosas com relação ao uso desse produto.
Essas dicas não somente irão tornar a captação das imagens melhor, como também garantem a segurança do aparelho, confira:
- Não recomenda-se utilizar os drones em locais com muito vento ou em dias chuvosos, visto que pode acontecer do produto ser derrubado ou danificado durante o voo.
- Drones que possuem peso acima de 250 gramas devem ser registrados na ANAC (Agência Nacional de Aviação).
- O decreto do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) determina algumas regras de uso desse produto. De acordo com a normativa é proibido exceder a altura máxima de 130 metros durante o voo, não pode-se voar com documentação irregular e não é permitido voar próximo a prédios sem uma autorização prévia.
Por hoje é isso, esperamos que tenha gostado e que você consiga fazer a compra do drone ideal seguindo todas as nossas dicas e explicações!
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.