Praticar exercícios físicos regularmente é a forma mais eficiente de manter a saúde em dia. Para isso, diversos equipamentos podem ser utilizados e as bicicletas ergométricas estão entre os mais comuns. Contudo, quais são as melhores bicicletas ergométricas atualmente?
Esse aparelho, muito presente nas academias, é um dos mais fáceis de usar e confere uma série de benefícios para o corpo. Por conta disso, ele existe em diversos modelos, mas nem todos são de qualidade e duráveis.
Logo, se você está procurando por um desses, saiba que nossos experts reuniram aqui uma seleção com as melhores bicicletas ergométricas de 2024. Além disso, também vamos te explicar tudo o que deve ser observado para adquirir a opção ideal. Então, continue lendo para saber mais!
Melhores Bicicletas Ergométricas de 2024
Não é à toa que as bicicletas ergométricas fazem parte do treino de muitas pessoas. Isso se deve ao fato de que elas são ótimas para a saúde e melhoram a função cardiorrespiratória, fortalecem os membros inferiores, geram um alto gasto calórico e assim por diante.
Outro ponto positivo é que esse aparelho não somente pode ser usado nas academias, como também em domicílios. Inclusive, existem muitas pessoas que tem um desses para poder se exercitar sem precisar sair de casa.
Sendo assim, hoje encontram-se para comprar opções verticais, horizontais, dobráveis e para uso doméstico ou profissional. Dentre elas, as que mais se destacam são:
- Bicicleta Ergométrica Kikos Kv3.1i
- Bicicleta Ergométrica Polimet POLI-163
- Bicicleta Ergométrica Dream Fitness EX 450
- Bicicleta Ergométrica Dream Fitness EX 500
- Bicicleta Ergométrica Dream Fitness Vertical MAX V
- Bicicleta Ergométrica Horizontal DREAM MAX H
- Bicicleta Ergométrica Dobrável com Monitor Odin Fit
- Bicicleta Ergométrica Spinning Pro E17 Acte Sports
Review das Melhores Bicicletas Ergométricas de 2024
O simples ato de pedalar em uma bicicleta ergométrica pode trazer uma série de benefícios para o corpo. No entanto, para conseguir alcançá-los é preciso não somente se exercitar corretamente, como também ter um bom aparelho disponível.
Dessa forma, analisar as características técnicas, tamanho e demais funcionalidades desse produto é um fator primordial para garantir uma escolha certa e sem arrependimentos.
Por isso, nosso time de experts testou as opções disponíveis para compra e criou um ranking com as 8 melhores bicicletas ergométrica de 2024. Confira:
Bicicleta Ergométrica Kikos Kv3.1i
Suportando um peso máximo de 100 kg, esse modelo de bicicleta ergométrica da Kikos conta com oito níveis de resistência e é equipado com um display, que monitora tempo, distância, velocidade e calorias gastas.
Ele é confeccionado em aço carbono com pintura eletrostática, sendo muito resistente, pesa apenas 15 kg e consegue acompanhar os batimentos cardíacos a partir do sensor cardíaco Hand Grip.
Nessa opção encontra-se um assento ajustável, que permite a regulagem conforme a altura do usuário, e há pedais com cintas para maior segurança e guidão ergonômico emborrachado, que promove um bom conforto durante o uso.
Todavia, a estrutura do produto é mais baixa, o que pode ser ruim para pessoas altas. Além disso, seu preço é elevado.
Outra alternativa de bicicleta ergométrica da Kikos é a Kv6.3I. Essa possui praticamente as mesmas especificações técnicas da Kv3.1i, mas se difere por suportar até 120 kg.
- Oito níveis de resistência
- Monitor com quatro funções
- Equipada com sensor cardíaco Hand Grip
- Guidão ergonômico e emborrachado
- Pedais com cintas
- Estrutura mais baixa
- Valor alto
Bicicleta Ergométrica Polimet POLI-163
Produzida em aço carbono, essa bicicleta ergométrica vertical ocupa pouco espaço no ambiente e suporta um peso de até 100 kg.
Ela é confeccionada com um sistema de tração mecânica e vem com um monitor que demonstra 5 funções: velocidade, distância, tempo, calorias e scan.
Essa opção oferece aos usuários uma variação de carga leve a moderada, tem um funcionamento silencioso e é fácil de montar.
A desvantagem é que o selim do produto se torna desconfortável após um período contínuo de uso e seu monitor é bastante simples.
A Polimet cota com um outro modelo de bicicleta ergométrica chamado de BP-770. As características de ambos são muito parecidas, porém a BP-770 custa mais barato e não vem com monitor.
- Valor mais acessível
- Fácil de montar
- Estrutura em aço carbono
- Funcionamento silencioso
- Ocupa pouco espaço
- Monitor simples
- Selim pouco confortável
Bicicleta Ergométrica Dream Fitness EX 450
A bicicleta ergométrica EX 450, da Dream Fitness, é um modelo de entrada da marca e é ideal para aumentar a resistência física e promover o ganho de massa muscular.
Ela é feita em aço carbono com pintura eletrostática em pó, que lhe garante uma maior durabilidade, tem capacidade para 100 kg e é indicada para uso doméstico.
O aparelho conta com regulagem de intensidade através de uma alavanca, podendo ser adequado conforme a necessidade do usuário, e seu selim possui três níveis de altura.
O ponto negativo é que essa opção não acompanha monitor e seu pedal trava um pouco dependendo da carga.
Logo abaixo falaremos de outra bicicleta da Dream Fitness, a EX 500. As duas possuem especificações similares e o que as diferencia é que a EX 500 tem um monitor com cinco funções.
- Produzida em aço carbono com pintura eletrostática
- Ideal para uso doméstico
- Permite regular a sua intensidade
- Banco com três níveis de altura
- Capacidade para até 100 kg
- Não vem com monitor
- Pedal que trava com cargas mais altas
Bicicleta Ergométrica Dream Fitness EX 500
Já citamos essa bicicleta ergométrica vertical acima e agora vamos falar dela com todos os detalhes. Sendo assim, esse modelo suporta até 100 kg e possui um display digital, que consegue monitorar velocidade, distância, tempo, calorias e scan.
Ele tem uma estrutura compacta feita em aço carbono e pintada com tinta eletrostática em pó, que lhe assegura uma maior durabilidade, e é desenvolvido especialmente para uso doméstico.
A bicicleta é equipada com um selim anatômico com regulagem de altura em três níveis e permite ajustar a sua intensidade conforme a necessidade.
No entanto, essa opção apresenta algumas instabilidades e ruídos durante a utilização.
- Display digital com cinco funções
- Estrutura em aço carbono
- Selim com três ajustes de altura
- Diferentes níveis de intensidade
- Estrutura em aço carbono
- Durante o uso notam-se algumas instabilidades
- Não é silenciosa
Bicicleta Ergométrica Dream Fitness Vertical MAX V
A bicicleta ergométrica Max V é indicada para uso doméstico e é produzida em aço carbono com pintura eletrostática em pó, sendo resistente e durável.
Ela é fácil de montar, suporta um peso máximo de 110 kg e conta com um monitor com cinco funções, que demonstram tempo, velocidade, distância, calorias e scan.
Nesse modelo há regulagem de intensidade através de cinta magnética e é possível também ajustar o seu selim de acordo com a altura do usuário.
A desvantagem é que com cargas elevadas o aparelho emite um ruído alto e sua garantia é de apenas 6 meses.
E se compararmos essa bicicleta ergométrica com a EX 500 detalhada anteriormente é possível ver que ambas são bastante parecidas. Entretanto, a EX 500 tem uma estrutura mais simples e suporta um peso menor.
- Fácil de montar
- Monitor com cinco funções
- Suporta até 110 kg
- Regulagem de intensidade por fita magnética
- Selim com ajuste de altura
- Garantia de 6 meses
- Ruído alto com cargas pesadas
Bicicleta Ergométrica Horizontal DREAM MAX H
Essa bicicleta ergométrica tem como principal ponto de destaque ser horizontal, o que garante uma dinâmica de movimentos diferenciada e gera ótimos resultados na região das pernas.
Ela é segura, suporta um peso máximo de 110 kg, conta com um assento com regulagem, que se adapta a diferentes usuários, e permite ajustar a sua intensidade através de uma cinta magnética.
O produto é criado em aço carbono e com pintura eletrostática, tendo uma alta resistência e durabilidade, e possui um display, que consegue monitorar velocidade, distância, tempo, calorias e scan.
Contudo, no caso de pessoas muito baixas esse modelo pode não se ajustar adequadamente e seu acabamento poderia ser melhor.
A Dream Fitness possui uma outra bicicleta ergométrica horizontal na sua linha de aparelhos chamada de MAG 5000H. A MAG 500H pode ser considerada uma versão superior a DREAM MAX H, pois suporta até 120 kg e seu monitor apresenta 6 funções. Mas, seu preço é maior.
- Assento confortável com regulagens
- Permite ajustar a sua intensidade
- Design horizontal
- Display que monitora cinco funções
- Boa para idosos e para treinos de perna
- Não se adapta bem a pessoas muito baixas
- Acabamento de qualidade mediana
Bicicleta Ergométrica Dobrável com Monitor Odin Fit
Muito inovadora, essa bicicleta ergométrica se destaca por ser dobrável, o que permite guardá-la facilmente em diferentes lugares, e é ideal para uso doméstico.
Nela é possível realizar exercícios aeróbicos facilmente e se consegue executar a simulação de pedaladas com regulagem de intensidade conforme as necessidades do usuário.
Esse modelo pesa apenas 2 kg e conta com um monitor, que demonstra as rotações concluídas, tempo de atividade, estimativa das calorias queimadas e quantidade de rotações por minuto. O ponto negativo é que ele não apresenta muita estabilidade e aderência ao piso.
E não é fácil de encontrar para comprar bicicletas ergométricas iguais a essa. No mercado nacional até existe um ou outro produto similar, mas que não possuem marca ou procedência conhecidas.
- Design pequeno, dobrável e fácil de guardar e carregar
- Pesa apenas 2 kg
- Monitor com quatro funções
- Indicada para uso doméstico
- Utilização simples
- Estabilidade mediana
- Baixa aderência ao piso
Bicicleta Ergométrica Spinning Pro E17 Acte Sports
A bicicleta ergométrica spinning Pro E17 é recomendada para uso residencial e apresenta uma tecnologia que consegue simular perfeitamente diferentes situações de treino.
Ela suporta até 150 kg, conta com regulagens de assento e guidão para que possa se adaptar a variados usuários e, por falar em assento, o seu é confortável e anatômico.
Esse modelo é produzido com um display, que monitora tempo, velocidade, distância atual, distância total e calorias gastas, possui um sistema de transmissão por correia e tem uma roda livre de 13 kg.
Nele há rodízios, que facilitam o seu deslocamento, e encontram-se estabilizadores nos quatros pés de apoio e um sistema de frenagem segura através de freios mecânicos.
Entretanto, o produto é vendido a um preço mais elevado e seu funcionamento não é silencioso.
Inclusive, nessa mesma faixa de valor existe a bicicleta ergométrica spinning f5i, da Kikos. No entanto, a da Kikos suporta apenas 120 kg e sua roda é de 10 kg.
- Consegue simular diferentes situações de treino
- Capacidade para até 150 kg
- Diversas regulagens em assento e guidão
- Estabilizadores e rodas na sua base
- Sistema de frenagem com freios mecânicos
- Não é silenciosa
- Custa mais caro
Critérios de Escolha: Bicicleta Ergométrica
Como você pôde ver, as bicicletas ergométricas possuem diversas especificações técnicas, que se alteram de acordo com o modelo do produto. Essas características fazem toda a diferença na sua performance e na experiência dos usuários com o aparelho.
Devido a isso, é preciso entender o que cada uma dessas características significa para determinar qual é a opção mais indicada de acordo com as suas necessidades. Portanto, descubra abaixo o que considerar para escolher a melhor bicicleta ergométrica.
Tipo
As bicicletas ergométricas são divididas em quatro tipos, que alteram a sua estrutura e também o tipo de exercício e resultados que poderão ser alcançados.
A seguir te explicamos mais a respeito dessas quatro versões:
- Mini bicicleta ergométrica: Ideais para quem não tem muito espaço, esses modelos são pequenos, portáteis e indicados para treinos mais leves. Para usá-los basta posicionar o aparelho no chão, sentar em algum assento e começar a atividade física.
- Bicicleta Ergométrica Vertical: Essa é a mais comum de todas e existe em uma ampla variedade de opções. Ela é bastante similar as bicicletas comuns, por isso é fácil de usar, e oferece diferentes ajustes para que se adapte perfeitamente ao usuário.
- Bicicleta Ergométrica Horizontal: A bicicleta ergométrica horizontal é, sem dúvidas, a mais confortável e ergonômica e é muito indicada para idosos ou pessoas com limitações físicas.
- Bicicleta Ergométrica Spinning: As opções spinning são parecidas com as verticais, mas possuem como finalidade a execução de treinos mais intensos. Nelas há uma série de recursos e tecnologias interessantes, que conseguem simular diferentes níveis de atividades físicas.
Resistência
O funcionamento das bicicletas ergométricas é bastante simples e conforme os seus pedais são movimentados é feita a simulação do giro das rodas. Essa movimentação pode acontecer a partir de dois sistemas de resistência: mecânico e magnético.
As resistências mecânicas contam com cintas, que ligam o painel à roda. Por ser mais simples, os modelos com esse sistema são os mais baratos, porém apresentam um maior ruído de funcionamento e requerem manutenções mais frequentemente.
Já as bicicletas com resistência magnética são modernas e silenciosas. Elas realizam uma transição entre as intensidades mais suave. No entanto, custam mais caro.
Painel de Controle
Muitas bicicletas ergométricas atuais são equipadas com displays ou painéis de controle, que conseguem realizar o monitoramento de diversos parâmetros durante a sua utilização.
Esse é um recurso muito interessante, pois através dele é possível acompanhar a velocidade, quantidade de calorias gastas, distância percorrida, tempo de treino e muito mais.
Alguns modelos mais avançados contam ainda com sensores, que demonstram os batimentos cardíacos, o que também pode ser positivo.
Logo, se você gosta de realizar esse tipo de acompanhamento durante as suas atividades físicas, busque por opções que vêm com display.
Ergonomia
Pensando no conforto durante o uso, a ergonomia de uma bicicleta ergométrica é fundamental. Dessa forma, para evitar problemas, é essencial que o produto ofereça diferentes ajustes, sendo que o principal deles está no selim e no guidão.
Com relação ao selim, o ideal é posicioná-lo de forma que os pés fiquem bem posicionados nos pedais sem gerar sobrecarga nos joelhos. Também é interessante que ele seja confortável e macio.
Já o guidão deve ser ajustado de maneira que fique adequado à altura do usuário e não cause problemas de postura.
Capacidade
Por falar em altura, muitas pessoas não sabem, mas as bicicletas ergométricas possuem limites com relação ao peso suportado e altura do usuário.
Nelas a capacidade máxima em peso costuma variar entre 100 e 150 kg, já a altura muda bastante, mas normalmente começa em 1,50 m e chega a 2,00 m.
Sendo assim, antes de adquirir um modelo deve-se checar se os seus limites são adequados a estatura e peso das pessoas que irão utilizá-lo.
Tamanho
Principalmente quem pretende usar a bicicleta ergométrica em casa deve conferir se o seu tamanho é compatível ao espaço disponível.
Essa é outra característica que varia entre as opções que estão à venda, existindo aparelhos mais compactos e outros maiores.
Deste modo, vale a pena tirar as medidas do ambiente no qual o produto será utilizado e comparar com as dimensões dos modelos que está pensando em adquirir.
Além disso, um fato interessante é que hoje existem bicicletas ergométricas dobráveis, que podem ser uma ótima escolha para áreas mais limitadas.
Peso e Montagem
Na maioria das vezes quando se compra uma bicicleta ergométrica, principalmente online, a montagem fica por conta do comprador. Por isso, é essencial investir em uma opção que apresente uma montagem facilitada.
Os modelos pré-montados são os mais indicados nesse sentido, visto que para montá-los basta encaixar peças simples, como pedais e guidão.
O peso do produto, por sua vez, irá interferir diretamente na sua locomoção. De um modo geral, ele não excede 25 kg, mas para algumas pessoas isso pode ser muito.
Com isso, se você for precisar movimentar a bicicleta com frequência busque pelas opções mais leves e, se possível, que tenham rodízios.
Como preservar a Bicicleta Ergométrica
Para garantir o bom funcionamento da bicicleta ergométrica e uma longa durabilidade é necessário tomar alguns cuidados com o produto no dia a dia.
Sendo assim, abaixo te mostramos quais são as melhores formas de preservar o aparelho para usá-lo por anos sem intercorrências:
- Sempre após o uso é indicado realizar a higienização da bicicleta ergométrica. Para isso pode-se utilizar um pano limpo com desinfetante.
- Quem tem o hábito de usar a bicicleta ergométrica várias vezes por semana, deve lubrificar e desengordurar as suas ferragens periodicamente e apertar os seus parafusos, pois eles podem afrouxar com o tempo.
- Mantenha esse aparelho armazenado em local seguro, limpo, sem umidade e longe da exposição solar direta.
Qual a melhor bicicleta ergométrica de 2024?
Após todos os testes e análises realizados pelo nosso time de experts, a bicicleta ergométrica que recebeu o título de melhor foi a Kikos Kv3.1i.
Essa opção é uma das mais completas do mercado e conta com um sensor cardíaco Hand Grip, que monitora os batimentos cardíacos, e um display, que demonstra o tempo, distância, velocidade percorrida e calorias gastas durante o treino.
Ela é produzida em aço carbono com pintura eletrostática para maior durabilidade, suporta um peso máximo de 100 kg e oferece aos usuários oito níveis de resistência.
O aparelho é equipado com pedais com cinta, que garantem uma maior segurança, e tem assento ajustável e guidão ergonômico com acabamento emborrachado, que confere um maior conforto durante o uso.
Dessa forma, a melhor bicicleta ergométrica é a Kikos Kv3.1i. No vídeo a seguir você pode ver mais detalhes a respeito dela:
Qual a melhor bicicleta ergométrica custo benefício?
Quer adquirir uma bicicleta ergométrica de qualidade, mas sem gastar muito? Então, invista na Polimet POLI-163, que foi eleita a melhor em custo benefício.
Esse modelo se destaca por contar com um sistema de tração mecânica e é produzido em aço carbono com uma estrutura mais compacta, que ocupa pouco espaço.
Ele permite ao usuário escolher entre uma variação de carga leve a moderada e vem com um display com cinco funções, que consegue monitorar velocidade, distância, tempo, calorias e scan.
Mais um diferencial é que o produto é fácil de montar, apresenta um funcionamento muito silencioso e suporta um peso de até 100 kg.
Por tudo isso, a melhor bicicleta ergométrica em custo benefício é a Polimet POLI-163.
Inclusive, se você está em dúvidas entre adquirir uma bicicleta ergométrica ou uma esteira, confira aqui um artigo que compara esses dois aparelhos!
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.