Hoje em dia a internet é usada para muitas finalidades e ficar sem acesso não é uma opção. Porém, nem sempre o roteador apresenta um alcance satisfatório e é para resolver esse problema que surgiram os repetidores de sinal wifi.
Esses aparelhos têm como função amplificar o sinal da internet sem fio, fazendo com que ele atinja uma área maior. Dessa forma, mesmo quem está longe do roteador consegue se manter conectado sem problemas. Por conta disso, esse produto é encontrado em casas, empresas e muitos outros locais.
Sendo assim, para te mostrar quais são os melhores repetidores de sinal wifi nossos especialistas testaram diversos modelos disponíveis para compra e criaram um ranking com ótimas opções. Quer saber quais são os selecionados? Então continue lendo!
Melhores Repetidores de Sinal Wifi de 2024
- Repetidor de Sinal WI-FI TP-Link Mesh AC750 RE200
- Repetidor de Sinal WI-FI TP-Link TL-WA850RE
- Repetidor de Sinal WI-FI TP-Link AC1750 RE450
- Repetidor de Sinal WI-FI Xiaomi Mi Range Extender Pro
- Repetidor de Sinal WI-FI TP-LINK RE305
- Repetidor de Sinal WI-FI MW300RE Mercusys
Muito útil no dia a dia, o repetidor de sinal wifi é capaz de captar o sinal de internet enviado pelo roteador e replicá-lo para que apresente um alcance maior.
Graças a isso, com ele é possível usar a internet até em locais mais distantes sem sofrer com instabilidades. No entanto, é importante destacar que esse aparelho não interfere na velocidade da internet. Logo, o que será ampliado é exatamente a velocidade contratada.
E por ser um item bastante procurado, diversas marcas investem na sua fabricação, disponibilizando aos consumidores uma ampla gama de opções. Para saber quais são as que mais valem o investimento, nossos experts em tecnologia fizeram diversos testes e elegeram os melhores repetidores de sinal wifi de 2024.
Review dos Melhores Repetidores de Sinal Wifi de 2024
Não tem nada pior do que tentar acessar a internet e encontrar instabilidades no sinal ou falha na conexão. Infelizmente isso é algo que acontece com frequência, principalmente em locais maiores, no qual a conectividade sem fio não alcança longas distâncias.
A boa notícia é que existem produtos que ampliam o sinal da internet, são produzidos em variados modelos e são vendidos por valores acessíveis, se adaptando a diferentes necessidades.
Portanto, se é isso que você está procurando, confira abaixo quais são os melhores repetidores de sinal wifi de acordo com os nossos especialistas:
Repetidor de Sinal WI-FI TP-Link Mesh AC750 RE200
Esse repetidor de sinal wifi é compatível com duas bandas de internet, totalizando uma taxa de transmissão de até 750 Mbps, e consegue aumentar a cobertura do roteador em áreas máximas de 185 m².
Ele é criado com um design compacto de encaixe na parede, tem uma porta ethernet, que permite usá-lo como adaptador para conectar dispositivos com fio, e apresenta luzes, que indicam a intensidade do sinal.
Nessa opção há a tecnologia Mesh da TP-Link, que possibilita configurar uma rede Mesh com um único nome para uma cobertura residencial unificada, e sua instalação e configuração são bastante simples.
O ponto negativo é que em alguns pontos cegos esse modelo nem sempre entrega um bom sinal.
E o produto é parecido com o repetidor que vamos citar abaixo, que também é produzido pela TP-LINK. A diferença é que esse apresenta uma taxa de transmissão mais elevada e conta com três antenas.
- Suporta duas bandas de internet
- Tecnologia Mesh
- Também funciona como adaptador para rede com fio
- Design compacto
- Fácil de instalar e configurar
- Não oferece uma performance tão boa em pontos cegos
Repetidor de Sinal WI-FI TP-Link TL-WA850RE
Conforme dissemos acima, esse repetidor de sinal wifi é similar ao RE200 AC750. No entanto, apresenta características específicas que valem a pena serem conhecidas.
Dessa forma, o aparelho é criado com um design leve, compacto, moderno e ideal para instalação na parede, é fácil de configurar e conta com cinco luzes indicadoras, que mostram a intensidade do sinal.
Ele apresenta uma taxa de transmissão de 300 Mbps, é equipado com duas antenas internas e vem com uma porta ethernet, que permite usá-lo como um adaptador wireless para conexão com dispositivos cabeados.
O produto funciona em sincronia com o app Tether, que pode ser utilizado para gerenciar todas as suas funcionalidades, e possui o Modo Noturno, que inativa os seus LEDs para não atrapalharem durante os momentos de descanso.
A desvantagem é que esse modelo conta com uma taxa de transmissão mais baixa.
- Design compacto e moderno
- Fácil de instalar
- LEDs indicadores de intensidade de sinal
- Modo Noturno
- Pode ser usado como adaptador wireless
- Taxa de transmissão mais baixa
Repetidor de Sinal WI-FI TP-Link AC1750 RE450
O repetidor de sinal wifi RE450 se destaca por contar com a tecnologia de conectividade 802.11 ac, que é 3x mais rápida do que o padrão de velocidade WI-FI.
Ele é equipado com três antenas externas ajustáveis e é compatível com internet dual band, conseguindo transmitir simultaneamente taxas de 450 Mbps em 2.4 GHz e 1300 Mbps em 5 GHz.
O aparelho possui uma porta ethernet, que o transforma em um adaptador wireless, e apresenta luzes indicadoras inteligentes, que ajudam o usuário a encontrar a melhor posição de acordo com a força do sinal.
Essa opção oferece ainda o Modo AP, que cria um ponto de acesso wireless melhorado, e pode ser gerenciada através do aplicativo TP-Link Tether.
Todavia, é importante ressaltar que a instalação desse repetidor é um pouco mais complicada.
Inclusive, a TP-LINK tem um outro aparelho chamado de RE605X, que é similar a esse. O RE605X também é dual band, atinge velocidades de 1201 Mbps + 574 Mbps e conta com a tecnologia Wi-Fi 6. Entretanto, custa mais caro.
- Tecnologia de conectividade 3x mais rápida
- Taxa de transmissão de até 1750 Mbps
- Modo AP
- Três antenas externas ajustáveis
- Luzes indicadoras inteligentes
- Configuração relativamento complicada
Repetidor de Sinal WI-FI Xiaomi Mi Range Extender Pro
A gigante Xiaomi é uma referência em tecnologia e é a marca responsável pelo repetidor de sinal wifi Range Extender Pro, que oferece uma taxa de transmissão de 300 Mbps e é vendido por menos de R$100.
Ele funciona com uma frequência de sinal de 2.4 Ghz, apresenta o padrão wifi 802.11 b/g/n e é produzido com um design minimalista e compacto, que cabe na palma da mão.
Esse modelo conta com duas antenas externas, que possuem uma tecnologia de conexão avançada, e tem dois LEDs, que acendem nas cores laranja, branca e azul para sinalizar o status das conexões com outros dispositivos.
O produto cobre uma área de 80 a 150 m², pode ser conectado a até 24 dispositivos ao mesmo tempo, é bivolt e toda a sua configuração é realizada a partir de um aplicativo.
A desvantagem é que esse é um repetidor importado, que nem sempre vem com a tomada na versão brasileira.
E abaixo vamos falar do repetidor de sinal MW300RE, da Mercusys, que possui a mesma taxa de transmissão que esse da Xiaomi. Ambos apresentam um ótimo funcionamento, no entanto o da Mercusys tem três antenas e é maior e mais caro.
- Tamanho que cabe na palma da mão
- Custa menos de R$100
- Pode ser conectado a até 24 dispositivos
- Cobre áreas 150 m²
- Leds que sinalizam o status da conexão
- É importado e muitas vezes vem com a tomada no padrão americano
Repetidor de Sinal WI-FI TP-LINK RE305
O repetidor de sinal wifi TP-LINK RE305 funciona com duas redes de internet, oferecendo uma taxa de transmissão de 300 Mbps + 867 Mbps, e consegue eliminar as zonas de sombra efetivamente.
Ele possui a tecnologia TP-Link Mesh, que permite criar uma rede Mesh facilmente, e tem uma porta ethernet que o transforma em um access point para conexões com fio.
Essa opção pode ser configurada e gerenciada a partir do aplicativo Tether da TP-Link e conta com uma luz indicadora, que exibe a força do sinal e ajuda a encontrar a melhor posição para que seja instalada.
O ponto negativo é que o produto possui um alcance mais curto, não sendo o mais indicado para áreas grandes.
E o repetidor de sinal TP-Link AC1750 RE450 pode ser considerado similar ao RE305, que estamos detalhando. Porém, o RE450 apresenta uma taxa de transmissão um pouco mais alta e tem um valor mais elevado.
- Compatível com rede dual band
- Tecnologia TP-LINK Mesh
- Pode ser usado como access point
- Luz indicadora do nível de sinal
- Consegue eliminar as zonas de sombra de maneira eficiente
- Alcance mais baixo
Repetidor de Sinal WI-FI MW300RE Mercusys
Essa opção de repetidor de sinal wifi foi falada anteriormente por ter configurações parecidas com o da Xiaomi, mas tem alguns diferenciais. Dessa forma, ela possui três antenas externas criadas com a tecnologia MIMO, que ajuda a melhorar a qualidade da rede e aumenta a sua velocidade.
O aparelho é desenvolvido com um tamanho compacto, consegue eliminar as zonas de sombra, oferece uma taxa de transmissão de 300 Mbps e é compatível com a maioria dos pontos de acesso e roteadores da atualidade.
Nele há uma fácil instalação e configuração e encontra-se um LED multicolorido, que ajuda o usuário a definir qual é o local mais adequado para posicioná-lo conforme a intensidade do sinal.
Contudo, esse repetidor não é compatível com redes dual band, tendo um uso mais limitado.
- Antenas externas com tecnologia MIMO
- Tamanho compacto
- Compatível com praticamente todos os roteadores e pontos de acesso
- Instalação simplificada
- LED que demonstra a intensidade do sinal
- Não suporta redes dual band
Critérios de Escolha: Repetidor Wifi
O repetidor de sinal wifi é um produto ainda pouco conhecido pelos consumidores no geral. Devido a isso, quem não é da área da tecnologia costuma encontrar dificuldades em decifrar as suas especificações técnicas.
O problema é que caso não se conheça bem esse aparelho, as chances de comprar um modelo que não supra 100% às suas necessidades é maior.
Logo, com o objetivo de facilitar a sua escolha, a seguir explicamos tudo o que deve ser observado para adquirir o melhor repetidor de sinal wifi para a sua casa.
Taxa de Transmissão
A taxa de transmissão ou velocidade diz respeito a quantidade de dados que o produto consegue transmitir por segundo. Ela é diferente da velocidade da internet e basicamente consiste no tempo em que o repetidor levará para receber os dados do roteador.
De um modo geral, os modelos que apresentam uma taxa de 300 Mbps já costumam ser muito eficientes e se adaptam a variadas necessidades.
No entanto, existem opções que passam dos 1.000 Mbps e quanto maior for a sua velocidade, mais garantido é que o sinal será distribuído sem alterações no ambiente.
Antenas
Todo repetidor de sinal wifi é equipado com antenas, que podem ser internas ou externas, interferem na sua abrangência de sinal e são responsáveis por propagar a internet pelo ambiente.
Por mais que essas antenas sejam omnidirecionais, ou seja, distribuam o sinal em todas as direções, é importante posicioná-las corretamente.
Deste modo, muitos aparelhos possuem LEDs que mostram a intensidade do sinal e deve-se buscar a posição no qual ele se encontra mais intenso.
Além disso, vale a pena também checar a quantidade de antenas presentes nesse item. Por exemplo, nos modelos com duas antenas, uma tem a função de receber o sinal do wifi e a outra de transmitir.
Por outro lado, os que contam com apenas uma são considerados menos eficientes, pois essa única antena irá desempenhar ambas as funções.
Frequência
Outra forma de garantir que o repetidor funcionará de maneira satisfatória é checando se a sua frequência é compatível com a do roteador.
Para se ter uma noção, os roteadores possuem uma frequência padrão que pode ser de 2,4 ou 5 GHz. Com isso, caso se adquira um repetidor com frequência de 2,4 GHz e o roteador tenha 5 GHz poderão haver perdas na qualidade do sinal de internet.
Logo, para roteadores de 2,4 GHz os repetidores de 2,4 ou 5 GHz são indicados, enquanto que para os de 5 GHz o ideal é adquirir um repetidor também de 5 GHz.
Além disso, existem repetidores de sinal wifi que são chamados de dual band. Esses suportam frequências de 2,4 e 5 GHz ao mesmo tempo e são ótimos para roteadores que funcionam com banda dupla, sendo capazes de criar uma rede de internet mais estável e consistente.
Alcance
O alcance é outra característica técnica que varia entre os repetidores wifi e deve ser compatível com a área que se deseja cobrir.
Sendo assim, antes de adquirir um desses confira se o modelo que está pensando em comprar irá englobar a metragem de todo o local no qual deve propagar a internet.
Felizmente hoje há opções com alcances que começam em cerca de 80 metros e outras que passam dos 300 metros.
Economia de Consumo
Se você está em busca de um repetidor de sinal wifi, muito provavelmente manterá esse produto ligado o tempo todo.
Por conta disso, é interessante checar qual é o seu consumo energético, que irá determinar quanto de energia o aparelho consome para se manter em funcionamento.
Atualmente existem modelos que consomem a partir de 3 watts e são os mais indicados para quem procura economizar e não ter sustos com a conta de luz.
Diferenças entre repetidor, antena e powerline
Quando se fala em ampliar e potencializar o sinal de internet, há alguns produtos que são indicados para essa finalidade e os mais comuns são o repetidor de sinal wifi, a antena e o powerline.
Por mais que todos tenham como função melhorar o sinal do WI-FI, a realidade é que cada um deles funciona de uma maneira específica e tem uma indicação de uso conforme te explicaremos abaixo:
- Repetidor: Os repetidores são capazes de captar e, como o próprio nome diz, replicar o sinal de internet. Eles são vendidos a preços mais acessíveis, são considerados extensores de sinal e não costumam criar uma rede de conexão própria.
- Antena: A antena é bastante simples e tem como objetivo potencializar o sinal do roteador. Esse produto é indicado para ambientes integrados e que não possuem muitas interferências físicas, como portas e paredes.
- Powerline: O powerline possui o funcionamento mais diferente dos outros dois aparelhos. Isso porque ele realiza a transmissão do sinal de internet através da rede elétrica local e permite conectar os dispositivos a partir de cabos que estão instalados na tomada.
Qual o Melhor Repetidor de Sinal Wifi?
Em nossa seleção encontram-se diversos repetidores de sinal wifi da mais alta qualidade. No entanto, de acordo com os nossos especialistas, o que merece o título de melhor é o TP-Link Mesh AC750 RE200.
Esse modelo atinge uma taxa de transmissão de até 750 Mbps, é compatível com duas bandas de internet e possui um design compacto com encaixe em parede.
Ele é capaz de aumentar a cobertura do roteador em áreas máximas de 185 m² e conta com uma porta Ethernet, que permite usá-lo como adaptador para conectar dispositivos com fio.
O aparelho é equipado com luzes que indicam a intensidade do sinal, tem três antenas e apresenta um consumo energético de apenas 6,5 watts.
Outro diferencial é que nele encontra-se a tecnologia Mesh da TP-Link, que permite configurar uma rede Mesh para uma cobertura residencial unificada.
Por tudo isso, o melhor repetidor de sinal wifi é o TP-Link Mesh AC750 RE200!
Melhor Repetidor de Sinal Wifi Custo Benefício
Quem busca por um repetidor de sinal wifi eficiente, mas não quer gastar muito, pode adquirir o TP-Link TL-WA850RE, que foi eleito o melhor em custo benefício pelos nossos experts.
Essa opção é produzida com um design leve, compacto e moderno, possui uma taxa de transmissão de 300 Mbps e é indicada para instalação na parede.
Ela é muito fácil de configurar, vem com cinco luzes indicadoras, que mostram a intensidade do sinal da internet, conta com duas antenas internas e apresenta o Modo Noturno, que inativa os seus LEDs para que não atrapalhem durante o sono.
Esse modelo tem uma porta ethernet, que permite usá-lo como um adaptador wireless para conexão com dispositivos cabeados, e funciona em conjunto com o aplicativo Tether, que permite ao usuário gerenciar todas as suas funcionalidades.
Portanto, o melhor repetidor de sinal wifi em custo benefício é o TP-Link TL-WA850RE.
Qual a Melhor Marca de Repetidor Wifi?
Existem diversas fabricantes que desenvolvem ótimos repetidores de sinal wifi. Entretanto, a TP-LINK é a mais conhecida e se destaca por ser considerada a melhor nesse segmento.
Ela disponibiliza aos consumidores uma série de modelos, que buscam atender a todas as necessidades e apresentam diferentes alcances, taxas de transmissão, frequências e valores.
Inclusive, em nosso ranking é possível encontrar algumas opções dessa empresa, sendo que as que foram classificadas como melhor de 2024 e melhor em custo benefício são da TP-LINK.
Então, sem dúvidas, a melhor marca de repetidor wifi é a TP-LINK.
Dicas de uso para potencializar a eficiência do seu repetidor
Além de seguir todas as nossas dicas no momento de escolher um repetidor de sinal wifi para comprar, existem outras formas de acertar e fazer com que esses aparelhos funcionem perfeitamente. São elas:
- Antes da compra cheque qual é o pacote de internet contratado, pois não adianta gastar com um modelo de repetidor que ofereça uma taxa de transmissão de 1200 MB e sua internet ser de apenas 500 MB.
- Evite posicionar o repetidor nas extremidades do ambiente, visto que nesses locais o sinal poderá ir para ambientes não qual não deseja, como para os vizinhos, por exemplo.
- Jamais instale o aparelho próximo a dispositivos que causam interferências, como micro-ondas e telefones sem fio, e, de preferência, o coloque em uma área alta e central na casa.
- Reinicie o produto periodicamente para evitar falhas.
- Não utilize vários repetidores wifi ao mesmo tempo, pois isso pode aumentar a latência e causar erros.
Mitos sobre o Repetidor de Wifi
Se você começou a fazer algumas pesquisas sobre os repetidores de sinal wifi, com certeza se deparou com diversos mitos a respeito desse produto.
Sendo assim, agora chegou o momento de desmistifica-los. Logo, confira a seguir quais são os principais mitos sobre os repetidores wifi.
- Repetidor de wifi diminui a velocidade da internet: A função principal do repetidor é a de amplificar o sinal da internet. Dessa forma, a grande maioria dos aparelhos não altera a velocidade da internet.
- É necessário que o repetidor seja da mesma marca do roteador: Não é preciso que repetidor e roteador sejam da mesma fabricante e a única facilidade que isso pode trazer é no momento da instalação, visto que produtos da mesma marca costumam seguir um padrão de configuração similar.
- Não é preciso configurar: Por mais que a configuração dos repetidores seja simples, a realidade é que todos precisam passar por esse processo para que funcionem corretamente no local.
Augusto é aficionado por tecnologia desde cedo, onde se especializou e se formou em Tecnologia da Informação pela FATEC e agora ajuda pessoas na internet com diversas dicas e reviews de produtos. Já publicou artigos no TecMundo e Gizmodo.