Também conhecida como processador gráfico, a placa de vídeo é um componente fundamental em qualquer computador desktop ou notebook. Isso porque através dela é possível ver todas as imagens que aparecem no monitor e nesse artigo vamos falar sobre as melhores placas de vídeo.
Basicamente essa peça é responsável por processar os dados enviados pelo computador e transformá-los em imagem e quanto mais avançada ela for, melhores serão as reproduções gráficas.
Disponível em inúmeras versões, existem modelos desse tipo de hardware que se adaptam a todas as necessidades. Com isso, há as que somente servem para executar tarefas mais simples, enquanto que outras são muito avançadas e ideais para jogos e atividades complexas.
Dessa forma, saiba que a seguir te mostraremos quais são as melhores placas de vídeo e logo em seguida vamos te ensinar a escolher a ideal para equipar o seu computador. Leia até o final para saber mais.
Top Melhores Placas de Vídeo de 2024
- Placa de Vídeo VGA Asus NVIDIA GeForce GTX 1050
- Placa de Vídeo Zotac Nvidia GT730
- Placa de Vídeo Powercolor Radeon RX 550
- Placa de Vídeo GPU GTX1060
- Placa de Vídeo Gpu Amd Rx 580
- Placa de Vídeo GeForce GT 1030
- Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650
- Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660
A placa de vídeo é um componente indispensável e que faz toda a diferença na performance de um notebook ou computador.
Porém, existem diversos fatores que são responsáveis por determinar se ela é boa ou não. Um dos principais é a capacidade, mas essa não é a única característica que garante o bom desempenho desse produto.
Então, se você quer saber tudo sobre ele e ainda conhecer as melhores placas de vídeo, basta continuar com a leitura.
Review das 8 Melhores Placas de Vídeo de 2024
Por mais que todo desktop ou notebook venha equipado com uma placa de vídeo, existem momentos em que esse componente precisa ser substituído.
Nessa hora é importante fazer uma boa escolha pois, caso contrário, o computador pode se tornar mais lento, travar e as imagens exibidas não serão de boa qualidade.
Portanto, para não errar na compra, agora chegou o momento de te mostrarmos quais são as melhores placas de vídeo de 2024. Essas são as que mais se destacam em performance e qualidade, de acordo com os próprios consumidores.
Placa de Vídeo VGA Asus NVIDIA GeForce GTX 1050
Esse modelo de placa de vídeo foi projetado com uma placa traseira feita em metal de alta resistência, que consegue proteger os componentes sensíveis e fornecer um reforço a mais para a placa do circuito. Graças a isso, apresenta alta confiabilidade e durabilidade.
Ela é feita também com a tecnologia Auto-Extreme, no qual o seu processo de produção é 100% automatizado, e seus componentes superiores são do tipo Super Alloy Power II e conseguem aumentar a eficiência, reduzir a perda de energia e ainda diminuem o zumbido.
Essa opção apresenta 4 GB de capacidade e permite ao usuário aproveitar os jogos mais recentes, gravar vídeos, realizar capturas de tela e fazer transmissões ao vivo.
Vale a pena destacar ainda que nesse produto há duas ventoinhas, que proporcionam um maior fluxo de ar, e certificação IP5X, que garante a sua resistência a poeira.
- Possui uma parte traseira de metal reforçado para proteger os componentes sensíveis
- Tem duas ventoinhas para maior fluxo de ar
- Pode apresentar incompatibilidade com alguns jogos
Placa de Vídeo Zotac Nvidia GT730
Essa placa de vídeo produzida pela marca Zotac possui capacidade de 4 GB e funciona através de uma interface de 64 bits.
Ela tem um clock de memória de 1.600 Mhz e um clock de núcleo de 90 Mhz. Por conta disso, consegue funcionar de maneira rápida e bastante eficiente.
Esse modelo é fabricado com uma porta DVI, uma porta HDMI e uma porta VGA, o que lhe permite múltiplas conexões, e apresenta uma fácil instalação.
O sistema de ventilação dessa placa de vídeo é do tipo passivo, ou seja, nela não há ventilador, o que faz com que seja menor e mais compacta, ocupando pouco espaço no computador ou notebook.
- Tem boa conectividade
- É menor e mais compacta
- Não vem com ventoinhas para melhorar o seu sistema de refrigeração
Placa de Vídeo Powercolor Radeon RX 550
Essa placa de vídeo é capaz de transformar computadores em máquinas poderosas, que conseguem rodar até mesmo os jogos mais pesados com uma alta resolução.
Para isso ela conta com uma capacidade de 4 GB, tem interface de 128 bits e vem com três portas, sendo uma DL DVI-D, uma HDMI e uma DisplayPort.
Outro ponto positivo é que esse modelo foi projetado para oferecer uma capacidade premium de VR e realiza um suporte contínuo para monitores de jogos e streaming ou até mesmo para gravação de games sem CPU.
Essa placa de vídeo vem ainda com um ventilador potente e oferece uma performance veloz, que permite aumentar as configurações de jogo, conquistar maior fidelidade visual e tempos de resposta muito rápidos.
- Possui interface de 128 bits
- Garante uma performance veloz e tempos de resposta bastante rápidos
- Não consegue rodar conteúdos em resoluções muito altas
Placa de Vídeo GPU GTX1060
Esse modelo de placa de vídeo foi criado com tecnologias de jogos muito inovadoras e é capaz de rodar até os games com a mais alta definição sem travar ou apresentar erros.
Nele encontra-se 3 GB de capacidade, interface de 64 bits e seu funcionamento é a partir de um clock de memória de 1.800 MHz.
Nessa opção há três portas, sendo uma HDMI, uma VGA e uma DVI-D, e ela oferece suporte para os sistemas operacionais Windows 10, Windows 8 e 8.1, Windows 7, Windows Vista e Windows XP.
Mais um ponto de destaque é que essa placa pode ser conectada a até três monitores, consegue executar todas as suas funções nos padrões mais recentes da API OpenGL e vem com uma potente ventoinha, que a mantém na temperatura adequada.
- Apresenta suporte para diversos sistemas operacionais
- Pode ser utilizada com até três monitores
- Sua interface é de 64 bits
Placa de Vídeo Gpu Amd Rx 580
Essa placa de vídeo é produzida com uma capacidade de 8 GB e apresenta interface de 256 bits, sendo ideal para jogos em resolução full HD.
Ela conta com um chip com arquitetura AMD Polaris, que é baseado em 14 nanometros FinFET e fornece mais desempenho e menos consumo de energia, e possui a tecnologia AMD XConnect, que permite conectá-la e desconectá-la de maneira muito simples.
Esse modelo tem um clock de memória de 2.000 MHz, vem com uma porta DVI, uma porta HDMI e uma DisplayPort e para funcionar da maneira correta deve ser conectado em uma fonte de 500 watts.
- Tem interface para 256 bits
- Apresenta capacidade de 8 GB
- Possui valor mais elevado
Placa de Vídeo GeForce GT 1030
Essa opção de placa de vídeo oferece um alto desempenho para executar inúmeras funções, sendo uma boa escolha para rodar jogos e trabalhar com aplicativos pesados.
Ela é equipada com uma capacidade de 2 GB do tipo GDDR5, tem interface de 64 bits e oferece componentes de alta durabilidade, que a mantém em pleno funcionamento por muito tempo.
Esse modelo apresenta um clock de memória de 6.008 MHz e possui uma saída DVI-D e uma HDMI 2.0b. Já com relação aos gráficos, essa placa executa uma resolução digital de 4096 x 2160.
- Executa gráficos em alta resolução
- Tem componentes que duram por muito tempo
- Sua capacidade não é muito elevada
Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650
Essa placa de vídeo garante 1.4 x mais de eficiência de energia em relação às suas concorrentes e oferece uma experiência de jogo mais rápida, silenciosa e com recursos gráficos muito avançados.
Esse modelo funciona com uma velocidade de memória de 1.2000 MHz e tem 896 núcleos, o que faz com que os cálculos para processamento gráfico sejam realizados de maneira simultânea. Graças a isso, há uma performance muito avançada e ágil.
O produto apresenta uma capacidade de 4 GB, possui interface de 128 bits e conta com quatro portas, sendo uma HDMI, uma USB-C, uma DVI-D e um Display Port.
Mais um ponto a ser destacado é que ele vem com duas ventoinhas, que asseguram a sua refrigeração.
- Tem 896 núcleos
- Funciona com máxima velocidade e maior economia de energia
- É mais cara
Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660
Essa placa de vídeo oferece uma performance diferenciada graças aos seus 6 GB de capacidade e a sua interface de 192 bits.
Ela conta com uma série de tecnologias que garantem o seu rápido e eficiente funcionamento e possui uma garantia de três anos, o que mostra o comprometimento da fabricante com a sua qualidade e durabilidade.
Esse modelo apresenta um design com dual fan, ou seja, tem duas ventoinhas que permitem a sua refrigeração e evitam superaquecimento e oferece ainda suporte para os sistemas operacionais Windows 10, Windows 7 e Linux.
- Possui três anos de garantia
- Tem duas ventoinhas que evitam superaquecimento
- É um pouco mais robusta
Critérios de Escolha: Placa de Vídeo
A placa de vídeo é uma peça de fundamental importância em qualquer computador e tem como função principal gerar as imagens que são vistas diretamente no monitor.
Deste modo, para que o notebook ou desktop consiga reproduzir gráficos com agilidade e boa resolução é necessário que se utilize uma versão de qualidade desse componente.
Portanto, para escolher a melhor placa de vídeo é preciso prestar atenção em alguns detalhes sobre esse hardware e abaixo te mostramos quais são eles.
Memória
Uma das características mais importantes a respeito da placa de vídeo é a capacidade da sua memória, que é responsável por determinar a quantidade de dados que ela consegue receber, processar e enviar para o monitor.
De um modo geral, existem opções que apresentam entre 2 e 8 GB de memória e qual escolher depende muito das suas necessidades.
As placas de vídeo com 2 GB de memória são as mais simples de todas e servem apenas para executar programas e comandos mais básicos, não sendo uma boa escolha para softwares e jogos pesados.
Os modelos com 4 GB de memória são os mais comuns e se adaptam bem a maioria dos usuários. Eles conseguem rodar games e programas intermediários e reproduzem imagens com uma qualidade até o full HD.
Já as placas de 6 ou 8 GB são as mais avançadas e potentes. Essas são ideais para quem precisa que esse componente apresente uma alta performance e executam jogos e programas mais pesados sem travar.
Agilidade do clock
Toda placa de vídeo funciona com um clock, que diz respeito a sua frequência de trabalho e está relacionado ao número de atividades que ela consegue executar por segundo.
Dessa forma, esse é um critério que determina a agilidade com que esse componente consegue transformar comandos em imagens, sendo que quanto mais alto ele for, mais rapidamente o resultado aparecerá no monitor.
Portanto, saiba que existem opções com os mais variados tempos de clock, mas as melhores placas de vídeo devem ter um clock de pelo menos 1.300 Mhz, pois essas são consideradas ágeis e eficientes.
Demanda de energia
Para a placa de vídeo funcionar ela utiliza a energia proveniente da CPU do computador e cada modelo desse componente apresenta uma demanda energética.
Com isso, deve-se sempre avaliar se essa demanda é compatível com a que vem da fonte, pois caso contrário essa peça poderá apresentar problemas durante o uso.
Logo, saiba que a demanda energética é determinada em watts e existem versões que precisam de 300 watts, outras 500 watts e assim por diante.
Portas
Para que a placa de vídeo seja conectada no computador ou notebook ela precisa ter portas que são compatíveis com o monitor.
Os monitores mais modernos costumam utilizar uma conexão HDMI para exibir as imagens com boa qualidade. Por isso, é necessário que a placa de vídeo escolhida conte com essa porta para que a conexão entre ambos ocorra de maneira perfeita.
Quando não há uma porta 100% compatível nesse componente pode-se utilizar adaptadores para realizar a conexão. No entanto, esses conectores diminuem a resolução das imagens e assim não será possível aproveitar toda a performance da placa de vídeo.
Barramento
Por fim, para que seja possível fazer a correta instalação da placa de vídeo é necessário checar se o barramento presente nela é compatível com o do computador onde será instalada.
Esse barramento é composto pelos conectores que fazem a ligação entre a placa de vídeo e a placa mãe.
Praticamente todas as placas de vídeo modernas são produzidas com um padrão de barramento que pode ser o PCI-E 3.0 ou 4.0 e se encaixam corretamente nos desktops e notebooks mais novos.
Porém, quando ocorre do computador ser mais antigo é possível que esse padrão não seja compatível. Por isso, é importante sempre checar nas especificações técnicas desse produto qual é o seu barramento para fazer uma boa compra.
Qual a Melhor Placa de Vídeo?
Escolher a placa de vídeo ideal não é uma tarefa fácil, mas um modelo que se destaca e ganha o título de melhor é o VGA Asus NVIDIA GeForce GTX 1050.
Essa opção tem como maior diferencial vir com uma placa traseira feita em metal de alta resistência, que serve para proteger os componentes mais sensíveis e funcionar como um reforço a mais para a placa do circuito.
Nela encontra-se 4 GB de capacidade e uma interface para 128 bits, que permitem jogar os jogos mais recentes, gravar e compartilhar vídeos, realizar capturas de tela e ainda fazer transmissões ao vivo.
Mais um ponto positivo é que esse produto vem com duas ventoinhas, que criam um eficiente sistema de refrigeração.
Nesse modelo há ainda certificação IP5X de resistência a poeira e seus componentes são do tipo Super Alloy Power II. Graças a isso, conseguem aumentar a eficiência, reduzir a perda de energia e têm baixa emissão de ruído.
Por conta de tudo isso, a melhor placa de vídeo é a VGA Asus NVIDIA GeForce GTX 1050.
Melhor Placa de Vídeo em Custo Benefício
Algumas placas de vídeo possuem um valor elevado, mas existem opções que apresentam um ótimo custo benefício como é o caso da Zotac Nvidia GT730.
Essa placa de vídeo tem uma capacidade de 4 GB, funciona através de uma interface de 64 bits e oferece um clock de memória de 1.600 Mhz e um clock de núcleo de 90 Mhz.
Esse modelo é fabricado com uma porta DVI, uma porta HDMI e uma porta VGA, o que lhe permite múltiplas conexões, e apresenta uma fácil instalação.
Portanto, a melhor placa de vídeo em custo benefício é a Zotac Nvidia GT730.
Danielle é jornalista e uma das redatoras da Melhor do Lar. Apaixonada por pesquisar e conhecer novos produtos, ela é expert em encontrar promoções e boas oportunidades de compra.
Vivendo em uma cidade no interior de São Paulo, já trabalha como produtora de conteúdo há mais de 8 anos e tem um grande conhecimento nas áreas de tecnologia, casa e decoração.
Nos últimos anos, Danielle escreveu centenas de avaliações sobre produtos dos mais diversos segmentos e atualmente é considerada uma especialista em reviews.