O iogurte é um alimento saudável, nutritivo e que deve fazer parte do dia a dia de quem quer ter uma alimentação saudável. Entretanto, os iogurtes industrializados podem ter muitos componentes que não fazem bem à saúde. Por isso, vale a pena investir em uma boa iogurteira, para que você possa preparar o seu próprio iogurte.
Além disso, ao fazer o seu iogurte em casa você também vai poder adicionar outros ingredientes a esse alimento, como frutas e cereais, durante o preparo, para que ele fique de acordo com o seu paladar.
O melhor modo de preparar o seu iogurte em casa é usando uma iogurteira, pois esse aparelho cria o ambiente ideal para que o leite e o fermento se transformem em iogurte. Esse equipamento também é muito prático, já que basta misturar rapidamente os ingredientes e colocá-los na iogurteira que ela faz todo o trabalho.
Há diferentes modelos de iogurteira disponíveis no mercado. Algumas são elétricas, outras manuais. Confira agora quais são as melhores iogurteiras de 2024.
Top Melhores Iogurteiras de 2024
- Máquina de Fazer Iogurte- Bar;
- Máquina de Iogurte- Gind;
- Iogurteira Elétrica- Izumi;
- Máquina de Fazer Iogurte- Readygogo;
- Iogurteira Vera- Ghidini Italy.
O iogurte é um alimento obtido por meio da fermentação do leite, por isso ele possui muitas bactérias boas que contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, esse alimento ainda é rico em nutrientes essenciais para o organismo, como cálcio, fósforo, zinco e selênio. Sendo assim, ele também ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico.
O iogurte também é muito versátil, visto que ele pode ser consumido puro, com frutas ou cereais, e ainda pode ser usado para preparar várias receitas, como bolos, tortas e molhos.
Além disso, o iogurte é um ótimo alimento para compor o cardápio de quem faz uma dieta low carb, na qual ingredientes ricos em carboidratos como pães, massas, biscoitos e bolos devem ser evitados.
Contudo, para aproveitar da melhor forma todos os benefícios que o iogurte pode oferecer, é melhor preparar esse alimento em casa, já que a versão caseira é livre de substâncias químicas e você ainda pode selecionar ingredientes de alta qualidade para fazer o seu iogurte, aumentando assim ainda mais o valor nutricional desse alimento.
Confira a seguir as resenhas completas das melhores iogurteiras de 2024 para que você possa escolher o equipamento ideal para você.
Review das 5 Melhores Iogurteiras de 2024
As iogurteiras são equipamentos muito práticos e fáceis de usar. Basta misturar o leite e o fermento e colocar nos potes que vem com o equipamento e deixar dentro dele por algumas horas.
Algumas máquinas desligam automaticamente quando o iogurte está pronto, o que impede que ele passe do ponto.
Outro ponto positivo dessas máquinas é que elas possuem um controle de temperatura preciso, o que possibilita que o iogurte fique com uma boa consistência e ajuda a manter os lactobacillus (bactérias boas naturalmente presentes nesse alimento) ativos.
Algumas iogurteiras produzem além do iogurte tradicional, o iogurte grego e queijos, o que faz com que elas sejam produtos versáteis e multifuncionais.
Confira agora as principais vantagens de desvantagens das cinco melhores iogurteiras de 2024 e escolha o melhor modelo para você.
Máquina de Fazer Iogurte- Bar
Essa iogurteira vem com quatro copos de cerâmica e com duas pequenas jarras de vidro. Ela mantém o aquecimento constante durante o preparo do iogurte, o que faz com que as bactérias boas se mantenham ativas.
A Máquina de Fazer Iogurte da Bar não tem BPA, que é um componente do plástico que pode fazer mal à saúde. Sua parte interna é revestida de aço inoxidável, o que ajuda a aumentar a durabilidade do produto.
Além disso, esse equipamento também faz queijos e vinho fermentado. Ele ainda possui um painel touch com luz LED que facilita os ajustes necessários para preparar os alimentos.
- Faz iogurte normal, iogurte grego, queijo e vinho fermentado;
- Seu interior é revestido com aço inoxidável;
- É livre de BPA;
- Tem uma boa capacidade;
- Possui desligamento automático;
- É eletrônica.
- É um produto importado;
- Não há garantia de que o fabricante disponibiliza o manual em português.
Máquina de Iogurte- Gind
Esse produto tem uma tampa transparente, o que permite que o usuário acompanhe o processo de fermentação do iogurte.
A máquina de Iogurte da Gind possui o material PTC, o que garante que essa iogurteira tenha uma boa performance e não consuma muita energia elétrica.
Além disso, a parte dessa máquina que fica em contato com o iogurte é feita de aço inoxidável, o que faz com que o alimento não tenha contato com o BPA, que pode fazer mal à saúde.
- Consegue fazer uma grande quantidade de iogurte;
- Consome pouca energia elétrica;
- A parte que fica em contato com o alimento é livre de BPA;
- Tem uma tampa transparente, pela qual é possível ver o processo de fermentação;
- É fácil de limpar;
- É compacta.
- Não é vendido diretamente no Brasil (mas a compra pode ser feita pela Amazon normalmente e o pagamento é em real).
Iogurteira Elétrica- Izumi
Esse produto consegue produzir uma boa quantidade de iogurte de uma vez, o que é ótimo para quem está preparando esse alimento para servir para várias pessoas, ou quer consumir o iogurte durante alguns dias.
A Iogurteira Elétrica da Izumi é muito fácil de usar e de limpar. Ela também possui controle preciso de temperatura, o que contribui para manter os lactobacillus ativos e não deixar o iogurte passar do ponto.
Além disso, esse produto é livre de BPA e é feito com um material livre de odores e atóxico, o que garante a qualidade e a pureza do seu iogurte.
- Possui uma boa capacidade;
- É bivolt;
- É livre de BPA;
- Consome pouca energia elétrica;
- Tem controle preciso da temperatura;
- É feito com materiais livres de odores e atóxicos;
- Faz iogurte normal e iogurte grego.
- Não tem tampa transparente.
Máquina de Fazer Iogurte- Readygogo
Essa iogurteira é muito fácil de usar e de limpar, sendo assim ideal para quem procura um equipamento prático e eficaz.
A Máquina de Fazer Iogurte da Readygogo é livre de BPA, o que garante que o seu iogurte não seja contaminado com nenhum componente que pode fazer mal à saúde.
Além disso, esse equipamento permite que o usuário controle a doçura, o teor de gordura e a espessura do iogurte.
- É eletrônica;
- Não tem BPA;
- Possibilita que o usuário controle a doçura e o teor de gordura do seu iogurte.
- Não tem capacidade para produzir muito iogurte;
- Não é vendido diretamente no Brasil (mas a compra pode ser feita pela Amazon normalmente e o pagamento é em real).
Iogurteira Vera- Ghidini Italy
Esse produto não é elétrico, dessa forma, ela funciona como uma espécie de câmara térmica, criando o ambiente ideal para que o leite e o fermento virem iogurte.
No entanto, ela não possui um sistema de desligamento automático, obviamente, o que faz com que o usuário precise ficar atento ao tempo de preparo para não deixar que o iogurte passe do ponto.
Além disso, a Iogurteira Vera da Ghidini Italy é compacta e tem um design minimalista, o que faz dela uma boa opção para quem quer deixar esse tipo de aparelho exposto na cozinha.
- Produz até 1 litro de iogurte;
- Também faz kefir;
- É compacta;
- Pode ser lavada na máquina de lavar louças.
- É manual;
- É feita somente de plástico.
Critérios de escolha: Iogurteira
Para escolher as melhores iogurteiras de 2024 levamos em consideração alguns fatores como:
- Se aparelho é eletrônico ou manual;
- Possui controle de temperatura;
- Se tem mecanismo de desligamento automático;
- Se é livre de BPA;
- Qual é a capacidade de produção do aparelho;
- Se é capaz de produzir mais de um tipo de iogurte.
Além dos fatores citados acima, também é importante comprar um produto que possua mesma voltagem elétrica que a sua casa.
Eletrônica ou Manual
Há máquinas de fazer iogurte eletrônicas e manuais. As eletrônicas apresentam algumas vantagens, pois possuem desligamento automático e controle de temperatura preciso. Além disso, elas não consomem muita energia elétrica.
Já as manuais só disponibilizam um ambiente com a temperatura adequada para que o leite e o fermento possam se transformar em iogurte. Dessa forma, o usuário precisa ficar atento ao tempo de preparo, pois se o iogurte ficar muito tempo na máquina depois de pronto, ele pode perder a consistência desejada e até começar a estragar.
Por isso, se possível, invista em uma iogurteira eletrônica, já que ela é mais prática e fácil de usar.
Controle de temperatura
Para que o iogurte atinja a consistência desejada e não estrague, é preciso que a iogurteira possua um sistema de controle de temperatura eficaz.
Caso não haja controle de temperatura, os lactobacillus, que são as bactérias boas presentes naturalmente nesse tipo de alimento, não vão sobreviver e o iogurte não ficará espesso, nem saboroso.
Desligamento automático
As iogurteiras que apresentam essa função desligam automaticamente quando o produto está pronto. Isso torna esse equipamento muito mais prático, já que o usuário não precisa ficar preocupado em desligar o aparelho na hora certa para que o iogurte não estrague.
Livre de BPA
O BPA, também conhecido como Bisfenol A, é uma substância química presente nos plásticos. Ele está presente na composição de computadores, utensílios domésticos e em vários tipos de eletrodomésticos.
No entanto, esse componente pode fazer mal à saúde. Aliás, é proibido usá-lo na fabricação de mamadeiras.
Mas não é só para os bebês que o BPA pode fazer mal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), essa substância pode desregular alguns hormônios, como os da tireoide, e favorecer o aumento das células de gordura.
Por isso, se possível, opte por produtos que não apresentem o Bisfenol A, ou BPA, na sua composição.
Capacidade
A maioria das iogurteiras consegue produzir de 500 ml a 1 litro de iogurte por vez. No entanto, caso você queira, também é possível fazer menos iogurte do que a capacidade máxima do aparelho.
Aliás, algumas máquinas de fazer iogurte vem com potes individuais, que são perfeitos para quem quer fazer pouco iogurte ou para aqueles que desejam armazenar o alimento para comer ao longo de alguns dias.
Quem deseja fazer iogurte para várias pessoas, precisa investir em um modelo com capacidade de pelo menos 1 litro, já que esse alimento demora para ficar pronto.
Tipos de Iogurte
A maioria das iogurteiras apresentadas neste artigo conseguem fazer o iogurte tradicional e o grego. Esses modelos são melhores, pois com eles é possível variar mais as versões do iogurte que você prepara em casa.
Qual a melhor Iogurteira?
Para escolher a melhor iogurteira de 2024 levamos em consideração as especificações técnicas dos modelos e os diferenciais que eles apresentam. A partir dessa análise, foi possível eleger a Máquina de Fazer Iogurte da Bar como a melhor iogurteira de 2024.
Esse produto é livre de BPA, seu interior é revestido de aço inoxidável, o que ajuda a aumentar a vida útil do produto. Além disso, essa iogurteira tem capacidade de preparar até 860 ml de iogurte de uma vez.
A Máquina de Fazer Iogurte da Bar também vem com quatro copos de cerâmica e com duas jarras pequenas, possibilitando que você prepare iogurtes de diferentes sabores de uma só vez.
Além disso, esse produto também faz queijo e vinho fermentado, o que o torna ainda mais versátil.
Melhor iogurteira Custo Benefício
Para escolher a melhor iogurteira de 2024 em relação ao custo benefício, levamos em consideração as especificações técnicas de cada aparelho e os preços. Após essa análise, foi possível eleger a Iogurteira Elétrica da Izumi como a iogurteira com melhor custo benefício de 2024.
Esse produto é muito fácil de usar e de limpar. Ele consegue preparar até 1 litro de iogurte por vez, tem controle preciso de temperatura, o que permite que as bactérias boas continuem ativas.
Além disso, ele não possui BPA na sua composição e é produzido com um material livre de odores e atóxico. A Iogurteira da Izumi é bivolt e consome pouca energia elétrica. Ela também é leve e compacta.
Carolina é redatora da Melhor Do Lar e especialista em análise de produtos. Antes de atuar na área de produção de textos, Carolina trabalhou nos departamentos de Customer Experience de grandes empresas, onde aprendeu a avaliar as preferências dos consumidores.
Baseada em São Paulo, Carolina já trabalhou como redatora para muitos sites e blogs, por isso, ela conhece bem as indústrias de eletrodomésticos, eletrônicos e alimentos.