Quem atua na área elétrica sabe que existem equipamentos que são fundamentais na rotina de trabalho. Os melhores multímetros são um exemplo disso e é sobre eles que vamos falar hoje.
Esse produto tem como função principal medir grandezas elétricas, sendo um dos principais medidores utilizados atualmente.
Além disso, esse é um aparelho fácil de usar, que é vendido a um ótimo preço e existe em versões analógicas ou digitais.
Então, no decorrer desse artigo você irá conhecer os melhores multímetros de 2024 e ainda te ensinaremos a escolher o modelo mais adequado conforme às suas necessidades. Continue lendo para saber mais!
Top Melhores Multímetros de 2024
- Multímetro Digital ET1507B
- Multímetro Analógico Le-944 Lelong
- Multímetro Digital DT-830B
- Multímetro Digital MD-200L
- Multímetro Digital ET1400
- Multímetro Digital HM 2090 Hikari
- Multímetro Digital Inteligente Miv060 Vonder
- Multímetro Digital HM-1001
Companheiro fiel dos eletricistas, o multímetro é um equipamento que pode ser utilizado para medir fatores como corrente elétrica, tensão, resistência e temperatura dos componentes elétricos e da rede de eletricidade.
Bastante útil, ele vem equipado com pontas de prova, que são um acessório fundamental para o seu funcionamento, e pode ser alimentado através de pilhas ou bateria.
Review dos 8 Melhores Multímetros de 2024
O multímetro é um produto que tem a capacidade realizar as mais variadas medições e faz parte do dia a dia de eletricistas e estudantes dessa área.
Com isso, existem diversas opções disponíveis para compra, que apresentam as mais variadas características.
Para te ajudar a escolher uma delas, abaixo mostramos quais são os 8 melhores multímetros de 2024, confira:
Multímetro Digital ET1507B
Bastante versátil, esse multímetro pode ser utilizado para medir sinais de tensão DC/ AC, corrente DC/AC, resistência, capacitância, frequência de rede, duty cycle e muito mais.
Ele é do tipo digital, conta com um display de LCD de 5/6 dígitos, consegue realizar até 6.000 contagens e apresenta uma taxa de amostragem de aproximadamente 3 vezes por segundo.
Esse modelo realiza a indicação de polaridade automaticamente, tem alerta de bateria fraca e possui mudança de faixa automática ou manual.
Outro diferencial é que o equipamento desliga automaticamente após 15 minutos sem uso, é alimentado através de 2 pilhas AAA e pesa 205 gramas, sendo bastante fácil de levar para todos os lugares.
- Consegue realizar diversas medições diferentes
- Possui uma taxa de amostragem de aproximadamente 3x por segundo
- A iluminação do seu display não é tão eficiente
Multímetro Analógico Le-944 Lelong
Esse multímetro analógico pode ser utilizado por profissionais da área eletrônica e elétrica, mas também é uma boa opção para uso doméstico ou estudantil.
Ele consegue medir e avaliar variadas grandezas elétricas e é composto por um mostrador analógico de ponteiro, que exibe os resultados de maneira eficaz e rápida,
O aparelho é fácil de usar, conta com um alerta sonoro e é bastante portátil, sendo possível levá-lo para todos os lugares.
Além disso, essa opção se enquadra na categoria CAT II, suporta até 1.000V e tem uma precisão básica de 0,5% a 2,5%.
- Tem um valor mais acessível
- Realiza medições rápidas e precisas
- Não é muito moderno e avançado
Multímetro Digital DT-830B
Realizando medições rápidas e eficientes, esse multímetro pode ser usado para aferir tensão DC e AC, corrente DC, resistência e hFE de transistor, diodo e continuidade.
Esse é um modelo digital, que conta com um display LCD de 3 ½ dígitos e apresenta fusível de proteção, oferecendo uma alta durabilidade e segurança para os usuários.
Ele tem uma taxa de amostragem de 3 vezes por segundo, apresenta indicação de sobre-faixa e de bateria fraca e possui mudança de faixa manual.
O equipamento funciona a partir de bateria, suporta uma temperatura de operação de 0°C a 50°C, pesa apenas 150 gramas e conta com um tamanho pequeno e portátil.
- Tamanho bastante portátil
- Possui fusível de proteção
- Funções mais limitadas
Multímetro Digital MD-200L
Esse modelo de multímetro digital é indicado para a realização de medições de tensão DC e AC, resistência, corrente DC e AC, temperatura, testes de linha viva e hFE de transistor, diodo e continuidade.
Nele encontra-se um visor de LCD de 3 ½ dígitos, sua alimentação é feita a partir de uma bateria e há sistema de desligamento automático após um período sem uso.
Essa opção conta com uma taxa de amostragem de aproximadamente 3 vezes por segundo, tem indicação de sobre-faixa, mostrando o dígito mais significativo, e ainda apresenta indicação de bateria fraca.
Vale a pena destacar também que esse multímetro é de categoria II e possui recursos de segurança, como dupla isolação, para casos de sobretensão.
- Sistema de desligamento automático
- Dupla isolação para maior segurança
- É mais pesado
Multímetro Digital ET1400
Ideal para medir sinais de tensão e corrente em circuitos monofásicos de baixa potência, essa opção de multímetro é indicada para uso doméstico e para estudantes.
Com ela é possível realizar testes em diodos, avaliar a continuidade de cabos e fios, medir a resistência de componentes e, através da função de temperatura, consegue-se verificar a temperatura de peças e ambientes.
Esse modelo possui um display LCD de 3 ½ dígitos com iluminação ao fundo, o que é ideal para ambientes pouco iluminados, sua taxa de amostragem é de 2 a 3 vezes por segundo e há indicação de polaridade automática.
Outro ponto positivo é que o multímetro pesa apenas 156 gramas, é alimentado através de uma bateria e mostra quando a sua carga está abaixo da tensão de operação.
- Pesa apenas 156 gramas
- Tem a diferenciada função de temperatura
- Não é o mais indicado para uso profissional
Multímetro Digital HM 2090 Hikari
Esse multímetro digital tem como principal diferencial vir equipado com um display LCD de 3 ¾ dígitos com iluminação, que permite o seu uso sem dificuldades mesmo em ambientes escuros.
Ele pertence a categoria IV, tendo uma faixa de segurança de 600V, vem com um holster protetor e apresenta as funções de congelamento de leitura e desligamento automático para poupar a bateria.
O produto realiza a mudança de faixa automática, pode ser usado para aferir tensão DC e AC, corrente DC e AC, resistência, capacitância, frequência, duty cycle e temperatura e também serve para executar testes de diodo e continuidade.
- É equipado com um display LCD iluminado
- Possui a função de congelamento de leitura
- Sua chave de seleção é mais dura
Multímetro Digital Inteligente Miv060 Vonder
Esse modelo de multímetro foi desenvolvido para ser utilizado em trabalhos de baixa tensão e atende todas as exigências da Norma IEC61010-1.
Ele oferece as funções de voltímetro, amperímetro, ohmímetro e teste de continuidade e consegue realizar as medições de tensão AC e DC, corrente DC, resistência e teste de diodo.
O aparelho funciona a partir de 2 pilhas AAA, pertence a categoria CAT ll, tem uma capacidade de tensão de 600V e é digital, sendo equipado por uma tela de LCD.
- Pode ser utilizado para realizar diversas medições diferentes
- Funções de voltímetro, amperímetro e ohmímetro
- Não é muito compacto
Multímetro Digital HM-1001
Bastante completo, esse multímetro se destaca por conseguir realizar medições de tensão DC/AC, corrente DC e resistência e por executar testes de diodo e continuidade.
Ele tem como funções principais o gerador de onda quadrada e o teste de hFE e vem com um indicador de bateria fraca, que avisa sempre que a carga da bateria estiver abaixo do esperado.
Esse é um multímetro digital, que possui uma tela de LCD de 3 1⁄2 dígitos e 2.000 contagens, e oferece uma precisão básica de 0,5%.
- Permite a execução de teste de hFE
- É digital
- Estrutura mais simples e não muito resistente
Critérios de Escolha: Multímetro
Para executar trabalhos voltados para rede elétrica, os multímetros são o produto ideal e conseguem realizar medições rápidas e precisas.
Contudo, por mais que todos os modelos pareçam iguais, existem variações nas opções disponíveis para compra e é preciso prestar atenção nelas para fazer uma boa aquisição.
Dessa forma, nos tópicos a seguir explicamos tudo o que deve ser analisado para escolher o melhor multímetro.
Classificação
Uma especificação técnica que poucas pessoas conhecem a respeito do multímetro é a sua categoria ou classificação.
Esse critério diz respeito ao nível de proteção do equipamento e ao tipo de trabalho para o qual ele pode ser utilizado.
Com isso, as classificações existentes são as seguintes:
- Classificação I: Os multímetros que pertencem a essa classificação são os mais simples e voltados para trabalhos de baixa tensão. Eles possuem a menor proteção contra exposição do usuário e são indicados para trabalhos com computadores, televisores e circuitos eletrônicos protegidos.
- Classificação II: Um pouco mais avançados, esses modelos são ideais para uso residencial e permitem a sua utilização com eletrodomésticos e tomadas.
- Classificação III: Os aparelhos com classificação III oferecem mais formas de utilização e podem ser usados em ambientes residenciais, comerciais e até mesmo em circuitos de distribuição. Esses não possuem um valor muito alto e suportam medições mais intensas.
- Classificação IV: Sendo considerado o melhor para uso profissional, os multímetros de classificação IV contam com o maior nível de proteção. Graças a isso, são voltados para painéis de distribuição, redes elétricas externas e muito mais.
Modelo
Os melhores multímetros existem em versões analógicas e digitais e para optar entre um deles é preciso analisar qual será a forma de uso.
Deste modo, os multímetros analógicos são ideais para realizar medições em correntes que possuem variação, pois seu ponteiro mostra instantaneamente qualquer alteração.
Já os modelos digitais estão disponíveis nas opções chamadas de RMS e True RMS. Os RMS possuem um ótimo preço e são voltados para trabalhos mais simples, como os residenciais e com circuitos eletrônicos.
Por outro lado, os True RMS são os mais precisos e apresentam um valor mais elevado. Eles são indicados para uso profissional e contam com uma alta eficiência.
Tensão máxima suportada
Cada um dos melhores multímetros é projetado para suportar uma tensão máxima, que não deve ser excedida para evitar acidentes.
Com isso, a maioria das opções suporta entre 600 e 1.000V. Porém, as de uso profissional mais avançadas costumam exceder esse limite, principalmente as que são recomendadas para redes de alta voltagem.
Medições
De um modo geral, os melhores multímetros contam com diferentes parâmetros de medição, mas alguns modelos são mais completos do que outros.
Assim, é fundamental ter em mente quais são as medições que se deseja realizar com esse produto para no momento da compra verificar se ele será realmente útil no seu dia a dia.
Qual é o melhor Multímetro?
O multímetro é um dos produtos mais utilizados por eletricistas, por isso é fundamental que se tenha um modelo de qualidade em mãos. Nesse quesito, o melhor é o Multímetro Digital ET1507B.
Essa opção é muito versátil e pode ser usada para aferir sinais de tensão DC/ AC, corrente DC/AC, resistência, capacitância, frequência de rede, duty cycle e muito mais.
Ela tem um funcionamento digital, sendo composta por um display de LCD de 5/6 dígitos, e é alimentada através de 2 pilhas AAA.
O equipamento tem capacidade de realizar até 6.000 contagens, apresenta uma taxa de amostragem de aproximadamente 3 vezes por segundo e vem com indicação do nível de bateria.
Além disso, esse modelo realiza a indicação de polaridade automaticamente, possui mudança de faixa automática ou manual, desliga automaticamente após 15 minutos sem uso e é bastante portátil.
Dessa forma, o melhor multímetro é o Multímetro Digital ET1507B.
Melhor Multímetro em custo benefício
Se a ideia é adquirir um multímetro eficiente, mas sem gastar muito, então uma boa escolha é o Multímetro Analógico Le-944 Lelong, que é o melhor em custo benefício.
Esse modelo é do tipo analógico e pode ser utilizado por profissionais da área eletrônica e elétrica, mas também é indicado para uso doméstico ou estudantil.
Ele é fácil de usar, portátil, consegue medir e avaliar variadas grandezas elétricas e suporta até 1.000V.
Essa opção tem um mostrador analógico de ponteiro, que exibe os resultados de maneira eficaz e rápida, conta com um alerta sonoro, se enquadra na categoria CAT II possui uma precisão básica de 0,5% a 2,5%.
Portanto, o melhor multímetro em custo benefício é o Multímetro Analógico Le-944 Lelong.
Danielle é jornalista e uma das redatoras da Melhor do Lar. Apaixonada por pesquisar e conhecer novos produtos, ela é expert em encontrar promoções e boas oportunidades de compra.
Vivendo em uma cidade no interior de São Paulo, já trabalha como produtora de conteúdo há mais de 8 anos e tem um grande conhecimento nas áreas de tecnologia, casa e decoração.
Nos últimos anos, Danielle escreveu centenas de avaliações sobre produtos dos mais diversos segmentos e atualmente é considerada uma especialista em reviews.